A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

28/03/2015 12:50

Campanha no Facebook pede ajuda para haitiano com leucemia voltar para casa

Adriano Fernandes
Moise Joseph vive a 10 meses na capital e esta em tratamento contra leucemia.(Foto:Facebook)Moise Joseph vive a 10 meses na capital e esta em tratamento contra leucemia.(Foto:Facebook)

Campanha do movimento “Roupa Para Todos” criado esta semana pelo Facebook, pretende arrecadar dinheiro para comprar uma passagem e ajudar um haitiano que reside em Campo Grande a voltar para sua cidade natal. Desempregado e em tratamento contra leucemia, o único desejo do ex-carpinteiro de 34 anos é retornar para casa e ficar ao lado da mãe e esposa, que estão na cidade de Cap-Haïtien (Cabo Haitiano).

Moise Joseph vive a 10 meses em Campo Grande junto dos dois irmãos, cunhada, e sobrinha, em uma residência no bairro Rita Vieira. A vinda para o Brasil foi em busca de melhores condições de trabalho, mas ficou comprometida pela descoberta da doença, há 7 meses, e o desenvolvimento de uma depressão profunda desde então.

A história do rapaz chegou até o conhecimento do advogado e psicólogo Leandro de Moura Ribeiro, de 32 anos, por meio de uma amiga. Sensibilizado, ele que também é idealizador do movimento “Roupa Para Todos”, foi até o encontro do haitiano. “Entrei em contato com um amigo que poderia me ajudar a traduzir o que Moise falasse. Ele fala francês, crioulo, que é a língua tipica do local de onde veio, e um pouco de espanhol”, comentou o psicólogo.

De acordo com Leandro, Moise trabalhava em uma empresa do ramo da Construção Civil que indicou ao rapaz procurar a previdência social, após ter sido reprovado no exame demissional. O haitiano chegou a ser avaliado pelos médicos que no entanto, alegaram que Moise estava em plenas condições para o trabalho.

“Ele disse que ama o Brasil mas abre mão do dinheiro a que tem direito pois a tristeza é maior. Mas doente, sem a mãe e a esposa por perto ele não aguenta. A impressão que tive é que o maior medo dele, é morrer longe da família”, completou Leandro.

O valor estimado da passagem do Brasil até a cidade de origem de Moise é de R$ 4 mil. Quem estiver disposto a fazer doações pode entrar em contato via Facebook pelo link da campanha Passagem para Moise Joseph voltar ao Haiti, ou pelo Facebook do idealizador Leandro de Moura. Estão disponiveis também os telefones 8194-3633 e 9621-8031.

O interessados devem entrar em contato se identificando e informando o valor da doação. Após atingido a meta de R$ 4 mil, será feito contato com os doadores para o recolhimento dos valores.

Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...
Acordo entre poupadores e bancos vai beneficiar 30% dos que entraram na Justiça
Das 10 milhões de pessoas que entraram na Justiça por perdas no rendimento de cadernetas de poupança, apenas cerca de 3 milhões serão beneficiadas, s...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions