A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

18/04/2011 12:21

Campanha orienta uso de faróis durante o dia, mas motoristas dizem ter dúvidas

Paula Vitorino e Ítalo Milhomem

Iniciativa foi lançada pela PRF no sábado

Faixa da campanha colocada no bairro Pioneiros, na Capital. (Foto: João Garrigó)Faixa da campanha colocada no bairro Pioneiros, na Capital. (Foto: João Garrigó)

Desde o último sábado (16), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Mato Grosso do Sul está empenhada na divulgação da campanha “Dê uma Luz para a vida”, que acontece em todo o país até o próximo dia 24. Faixas com os dizeres da divulgação foram distribuídas nas rodovias e também em ruas de bairros de Campo Grande, mas muitos motoristas afirmam ainda ter dúvidas sobre de que se trata a campanha.

A iniciativa da PRF quer orientar os motoristas a acender os faróis de seus carros durante as viagens no feriado da Semana da Santa, pelas rodovias do país. A campanha recomenda que os faróis sejam acesos mesmo durante o dia, com a luz do sol.

“Vi as faixas no meu bairro – Pioneiros – mas fiquei na dúvida se a campanha era para acender os faróis à noite ou durante o dia. A faixa não explica quase nada sobre a campanha. E o fato de espalharem as faixas dentro dos bairros também ajuda a confundir mais ainda se a campanha é só para as rodovias ou não”, reclama o taxista Aurio Fernandes, de 50 anos.

Sobre os questionamentos da falta de clareza na divulgação, a PRF informou por meio da assessoria que as faixas da campanha foram distribuídas nos bairros pelas diversas igrejas cristãs que são parceiras da campanha na Capital. Panfletos educativos, com informações sobre a iniciativa, também estão sendo distribuídos nos locais.

As faixas contam com a frase slogan da campanha “Dê uma Luz para a vida”, escrita em uma pista. Ao lado dos dizeres estão os símbolos da PRF e do Detran, o que segundo a polícia rodoviária, são suficientes para esclarecer o objetivo e local de aplicação da campanha.

Alguns motoristas, como o taxista Aurio, ainda questionam os resultados da campanha. “Essa campanha só vai funcionar se tiver multa. Só com a colocação de faixas educativas, sem o acompanhamento da multa, não vai surtir efeito. Também não vejo a necessidade de utilizar o farol aceso durante o dia”, diz.

No entanto, o motorista Isabelino Pedroso, de 57 anos, que trabalha na área de serviços gerais, acredita que a iniciativa deve fortalecer a legislação que já existe.

“Acho que vai ter efeito a campanha. Muita gente anda com a luz apagada à noite e desrespeita a lei que já existe há muito tempo, que sabe com campanhas os motoristas se conscientizem mais”, diz.

Resultados - De acordo com a PRF, estudos comprovam que os faróis acesos durante o dia aumentam em 60% a visibilidade e podem ser vistos à três quilômetros de distância.

O órgão ressalta que a campanha tem caráter educativo e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a utilização dos faróis no período diurno não é obrigatória.

Durante a Operação Semana Santa 2011, que conta com a campanha “Dê uma Luz para a vida”, a PRF também recomenda os cuidados básicos durante o tráfego nas rodovias, como a utilização do cinto de segurança e a não ultrapassagem em locais proibidos.

Curso de instrutor de trânsito do Detran oferece 50 vagas na Capital
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso de Formação de Instrutor de Trânsito e...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio estimado sobe para R$ 43,5 milhões
Mais uma vez a Mega-Sena ficou sem vencedor na faixa principal e, com isso, a premiação acumulou e pode chegar a R$ 43,5 milhões no próximo concurso,...
Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...


Po pessoal o alternador só é usado para carregar a bateria todo sistema eletrico do carro é alimentado pela bateria
 
Marcio Ramos em 14/11/2012 12:10:57
vejo com cuidado a medida de acender faróis.
quanto a bateria, afeta a vida útil sim, porque existem varios carros que a luz é ligada a bateria e não ao alternador.
e quanto a visibilidade, as cores dos carros é mais importante que os faróis. carros brancos e amarelos são visíveis de longe mesmo sem os faróis.
e aumenta sensivelmente o consumo de combustivel, as lampadas tem 75w cada.
tenho certeza que uso de óculos, atenção ao volante, manter velocidade baixa, reduzem muito mais os acidentes do que os faróis.
 
luciana mendonça em 20/04/2011 08:17:16
Não vejo porquê este artifício não é obrigatório em rodovias. É notório o aumento da visibilidade do veículo quando este está com os faróis acesos. E, ao contrário do que diz um leitor que comentou a notícia, o uso dos faróis com o carro ligado em nada interfere na vida útil da bateria. Por mim, esta alteração deveria constar inclusive em nosso CTB, que por sinal é bem eficiente, e se não há uma redução no número dos acidentes, é porque os motoristas não o seguem a risca.
 
jorge moraes em 19/04/2011 09:54:10
DEVE SER OBRIGADO SIM, PQ QUE SO É OBRIGADO PRA MOTOQUEIROS? SE O POLICIAL TE SURPRIENDER COM FAROL APAGADO ELE TE MULTA?
 
francisco de assis dias em 19/04/2011 08:53:27
...em continuidade ao nosso comentário anterior, salientamos que a campanha está em vigor SOMENTE nas Rodovias Federais, e NÃO é obrigatório o acionamento dos faróis durante o dia , salvo o que regulamenta a matéria constante do artigo 40 do Código de Trânsito Brasileiro. Outras dúvidadas as cidadãs e os cidadãos podem nos contactar pelos contatos eletrônicos: nucom.ms@drprf.gov.br ou nucom.ms@ gmail.com
Obrigado e bom feriado a todos.
 
Inspetor Rogério Espíndola em 19/04/2011 08:53:18
Bom dia a todas e todos! Sou o assessor de imprensa da PRF, li os comentários levando em consideração a todos. Realmente houve um equívoco por parte da equipe de instalação das faixas que deveriam ser afixadas somente nas rodovias federais, mas já estamos providenciando a reverção do erro. Por outro lado, considero positiva a repercussão sobre o tema. Realmente os faróis no módulo"luz baixa" mesmo durante o dia aumenta em 60% a visibilidade, sendo possível avistar um veículo à 3 km de distância em média. Quanto ao marketing realmente nos limitamos ao aopoio da imprensa e materiais como as faixas e panfletos.
A campanha está em vigos
 
Inspetor Rogério Espíndola em 19/04/2011 08:46:55
meu deus como pode uma pessoa ser tao ignorante assim como esse eddie.em quanto nos estamos preocupado com algo tao precioso que sao nossas vidas,vem falar em vendas de baterias,essa pessoa antes de faser qualquer comentario sobre farois aceso,deviria viajar um pouco, ai sim voce vai ver o quanto e arriscado as carretas de frente pra voce com farois apagado principalmente quando esta chovendo.parabens pela iniciativa.vamos acender uma luz para vida.
 
alcione candido ferreira em 19/04/2011 08:37:03
Gente, a luz do carro quando acesa e o veículo em funcionamento, não consome gasolina viu e nem bateria... Use sem moderação, é a sua segurança e a segurança de terceiros, pra que polêmicas...?
 
Juliano Vaka em 19/04/2011 08:35:12
Prá mim não é novidade porque nos meus 25 anos de estrada sempre usei os farois ligado durante o dia. parabéns pela iniciativa.porque no rodovia quanto mais se visto , melhor será para todos.
 
sales filho em 19/04/2011 08:13:25
Pura balela,parece mesmo que somos desinformados,pois no Rio G. do Sul foi adotadopor lei, alguns anos atras,o uso dos farois acesos durante o dia,e como não diminuiu os acidentes,a leifoi abolida.
 
Onofre Balin em 19/04/2011 08:11:13
Esse taxista..., existe muitos iguais a ele...acho que toda vez de renovar a carteira deveria ser feito teste prático e teórico também. Irria tirar de circulação muitos causadores de acidentes com certeza.
 
valmir Nogueira em 19/04/2011 07:48:53
Parabéns PRF! Excelente iniciativa! É preferível pensar em vidas do que em bateria de carro. Acender o farol não cai o dedo. Já uso o farol ligado até às 7h, vou mantê-lo aceso o dia todo. "Luz para a vida."
 
Márcio Patrocinio em 19/04/2011 07:07:13
É uma pena que nossos motoristas ainda não entenderam que o simples fato de se acender os faróis do carro durante o dia é para prevenir e diminuir a possibilidade de ocorrências de acidentes...não vai evitar que ocorram, mas vai possibilitar uma segurança maior. Em muitas ocasiões queremos ser notados..., por que também não nas estradas???? Ainda não atentamos devidamente para o grande VALOR da vida, nossa e dos outros. Sempre que saímos para realizar uma viagem, deixamos alguém que estará aguardando nosso retorno com segurança. Devemos investir sim em prevenção!!! PRESERVAR A VIDA É OBRIGAÇÃO DE TODOS QUE AMAM A VIDA!!!!!
 
Marcio de Oliveira em 19/04/2011 06:30:37
Everton da costa teixeira... quase morri de rir da sua ignorancia. Otimo negocio para empresas de Bateria???? meu amigo, pensa antes de escrever. Saiba vc que um "simples" farol em uma estrada faz muita diferenca sim. Na sua proxima viagem, se é q vc faz isso, experimente, e veja a diferenca.
 
claudio henrique em 18/04/2011 09:06:49
Dirigir com os faróis acesos durante o dia é excelente! As rodovias, principalmente as de MS, são perigosas por não serem de mãos divididas, como a Castelo Branco em SP. Então os motoristas devem dirigir sempre usando direção defensiva e os faróis acesos durante o dia são uma ótima forma de defesa.

Mas os faróis devem ser meia-luz. Não há vista que aguente faróis altos ou os péssimos "faróis xenon" que machucam demais a vista do motorista que vem na mão contrária. Nestes casos é mais fácil causar um acidente do que se proteger de um.
 
Márcio Rigues em 18/04/2011 08:35:03
(Eddie Alessandro) Quando o carro esta ligado não e a bateria que mantem o farol acezo mas é o alternador.Então amigo não tem nada a ver andar com o farol acezo. Não vai acontecer nada com a bateria!
 
Marcio Araujo em 18/04/2011 08:22:26
Ótima iniciativa, porém, somente o símbolo da PRF e do Detran na faixa não querem dizer nada sobre onde é, realmente! Até porque a PRF só atua nas estradas, mas o Detran atua nos municípios também!

Além disso, tem que avisar os motoristas por aí, que DURANTE O DIA SE USA LUZ BAIXA (OU MEIA LUZ), não luz alta como vejo alguns usando, porque mesmo durante o dia a luz alta atrapalha!

Iniciativa boa, marketing fraco!

E quanto ao taxista, Everton, ele não questiona se deve acender os faróis de noite, só diz que a faixa não explica! Ele diz que não ve necessidade de acender os faróis durante o dia, mas em relação a isso, concordo com o Clóvis, os faróis acesos durante o dia ajudam e muito, principalmente nas estradas!
 
Lana Carolina Lübe em 18/04/2011 06:08:16
Show de bola a campanha, tomara que isso ajude os motoristas em suas viagens.
 
Lucas Gonçalves em 18/04/2011 06:06:45
Santa ignorância. Nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, é comum andar com os faróis acesos.Várias empresas de transportes usam tal procedimento como regra. Parabéns á PRF e ao DETRAN/MS pela iniciativa.
 
Hermes Luiz Rezende em 18/04/2011 05:59:30
É realmente ...andar de farol acesso de dia e de noite é um otimo negócio para as empresas de baterias que vão faturar o dobro com isso, enquanto o nivel de atropelamentos e acidentes vão continuar a mesma coisa...é o lobby da ignorância isso, se a pessoa não vê um carro, acha que um simples farol acesso vai impedir alguma coisa, só vai é confundi a distância entre o pedestre e o veículo, e de noite ajuda a cegar mais ainda a vista, já que muitos tem faróis super brancos, melhor seria proibir a fabricação de veículos da cor preta, isso sim ajudaria o transito.
 
Eddie Alessandro em 18/04/2011 05:48:41
Quase morri de rir quando li o que o digníssimo cidadão me diz na entrevista. E ainda dia que é taxista. O DETRAN deveria caçar a Carteira de Habilitação dele só de ler o que ele escreveu. É por isso que o trânsito de Campo Grande é o que mais mata no país. Os motoristas não tem a mínima noção de nada. Um profissional do trânsito, que questiona se deve acender os farois nas rodovias à noite!!! É, no mínimo um absurdo - deveria ser proibido de dirigir para o resto da vida. Todo mundo reclama quando eram o nome do Estado ou qual a sua capital, mas com uma população que não sabe o básico. É capaz do cidadão afirmar que aqui é Cuiabá.
 
Everton da Costa Teixeira em 18/04/2011 05:06:03
ufa...... até que enfim estão acordando que andar com os faróis aceso durante o dia é altamente positivo........ principalmente nas ultrapassagens que vê de longe se vem veículos na frente......
qtos acidentes vão avitar se essa campanha for aceita pelos motoristas..

nélio
 
Nélio Diório em 18/04/2011 04:37:47
Viajo muito, pois meu trabalho é atender cidades do interior do Estado, já acostumei a acender os farois durante o dia e vejo como uma arma de segurança para minha proteção e de outros, pois sou percebido de muito longe com os farois aceso, e ainda quem tem carro de cor prata semelhante a cor do esfalto as vezes passa por despercebido pelo carro contrario. Em outros estados é muito utilizado este recurso, é uma pena que aqui ainda não seja obrigatorio.
 
clovis francisco de carvalho em 18/04/2011 04:13:54
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions