ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Candidato que perdeu Enem no sábado pode fazer a prova de hoje

Liana Feitosa | 09/11/2014 11:00
Ontem, trânsito ficou lento em frente à Uniderp. (Foto: Fernando Ricardo Ientzsch)
Ontem, trânsito ficou lento em frente à Uniderp. (Foto: Fernando Ricardo Ientzsch)

Quem perdeu a prova de ontem do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul, e chegar até às 12h de hoje (9) no local da prova, 13h do horário de Brasília, poderá fazer a prova de hoje normalmente. Em Mato Grosso do Sul, 162.876 pessoas se inscreveram para o exame de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O número representa um aumento de 8,18% em relação a 2013.

Apesar da possibilidade, o MEC (Ministério da Educação) alerta que as notas de apenas um dia de prova não é suficiente para obter pontuação que coloque o candidato em programas como Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos). Na prática, o candidato é eliminado, mas pode fazer a prova a título de treinamento para o próximo ano.

Em Campo Grande, muitos candidatos perderam a prova por problemas com o trânsito. O fluxo lento e a grande quantidade de carros podem interferir na pontualidade do candidato. Ontem, Katerine Corrêa, 23 anos, contou que saiu com antecedência de casa, mas o congestionamento atrasou o ônibus em que estava. “Eu nunca tinha chegado atrasado. É triste, mas ano que vem tento de novo. Quero fazer algum curso na área de humanas”, revelou ela.

Tempo de prova - No entanto, aqueles que não fizeram a prova ontem, terão que dividir o tempo da prova de sábado com a prova de hoje. Para isso, terão 5h30 para responder às questões. Os portões abrem às 11h e fecham pontualmente às 12h, no horário de Mato Grosso do Sul. O MEC recomenda que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência.

Prova - Hoje, os participantes fazem provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Ontem, as provas aplicadas eram de ciências humanas e ciências da natureza. No Brasil, são mais de 8,7 milhões de inscritos.

Exigências - Documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente estão entre as exigências para os candidatos que farão o exame. Continua proibido uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas, inclusive o autorretrato (selfie). Ontem, 65 inscritos foram eliminados por uso indevido de telefones celulares, segundo o MEC.

Portanto, candidatos identificados portando os objetos, ou postando imagens e textos nas redes sociais, serão eliminados. Somente após duas horas do início do exame é que será permitida a saída do local de prova. No entanto, para levar o caderno de questões para casa, o aluno precisará esperar 5 horas após o início do exame.

Ainda de acordo com o MEC, o gabarito da prova será divulgado até quarta-feira (12) e o resultado individual estará disponível em janeiro.

Informações específicas sobre o exame em cada estado brasileiro serão concedidas pelo ministro da educação, Henrique Paim, em coletiva de imprensa, às 20h30, horário de Brasília. O Portal EBC e as rádios EBC transmitem um programa ao vivo sobre o Enem 2014.

Nos siga no Google Notícias