A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019

09/11/2014 11:00

Candidato que perdeu Enem no sábado pode fazer a prova de hoje

Liana Feitosa
Ontem, trânsito ficou lento em frente à Uniderp. (Foto: Fernando Ricardo Ientzsch)Ontem, trânsito ficou lento em frente à Uniderp. (Foto: Fernando Ricardo Ientzsch)

Quem perdeu a prova de ontem do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul, e chegar até às 12h de hoje (9) no local da prova, 13h do horário de Brasília, poderá fazer a prova de hoje normalmente. Em Mato Grosso do Sul, 162.876 pessoas se inscreveram para o exame de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O número representa um aumento de 8,18% em relação a 2013.

Apesar da possibilidade, o MEC (Ministério da Educação) alerta que as notas de apenas um dia de prova não é suficiente para obter pontuação que coloque o candidato em programas como Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos). Na prática, o candidato é eliminado, mas pode fazer a prova a título de treinamento para o próximo ano.

Em Campo Grande, muitos candidatos perderam a prova por problemas com o trânsito. O fluxo lento e a grande quantidade de carros podem interferir na pontualidade do candidato. Ontem, Katerine Corrêa, 23 anos, contou que saiu com antecedência de casa, mas o congestionamento atrasou o ônibus em que estava. “Eu nunca tinha chegado atrasado. É triste, mas ano que vem tento de novo. Quero fazer algum curso na área de humanas”, revelou ela.

Tempo de prova - No entanto, aqueles que não fizeram a prova ontem, terão que dividir o tempo da prova de sábado com a prova de hoje. Para isso, terão 5h30 para responder às questões. Os portões abrem às 11h e fecham pontualmente às 12h, no horário de Mato Grosso do Sul. O MEC recomenda que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência.

Prova - Hoje, os participantes fazem provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Ontem, as provas aplicadas eram de ciências humanas e ciências da natureza. No Brasil, são mais de 8,7 milhões de inscritos. 

Exigências - Documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente estão entre as exigências para os candidatos que farão o exame. Continua proibido uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas, inclusive o autorretrato (selfie). Ontem, 65 inscritos foram eliminados por uso indevido de telefones celulares, segundo o MEC.

Portanto, candidatos identificados portando os objetos, ou postando imagens e textos nas redes sociais, serão eliminados. Somente após duas horas do início do exame é que será permitida a saída do local de prova. No entanto, para levar o caderno de questões para casa, o aluno precisará esperar 5 horas após o início do exame.

Ainda de acordo com o MEC, o gabarito da prova será divulgado até quarta-feira (12) e o resultado individual estará disponível em janeiro.

Informações específicas sobre o exame em cada estado brasileiro serão concedidas pelo ministro da educação, Henrique Paim, em coletiva de imprensa, às 20h30, horário de Brasília. O Portal EBC e as rádios EBC transmitem um programa ao vivo sobre o Enem 2014.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions