A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

25/04/2011 14:19

Cansados de ver acidentes, moradores pintam Pare em cruzamento do Tarumã

Paula Vitorino

Agetran diz que ato é ilegal

Morador pintou sinalização em via. (Foto: João Garrigó)Morador pintou sinalização em via. (Foto: João Garrigó)

Cansados de assistir a constantes acidentes, os moradores do bairro Tarumã, em Campo Grande, resolveram fazer por conta própria a sinalização horizontal no cruzamento das ruas Itaóca e Florão. Munidos de algumas sobras de tintas, eles reescreveram o "pare" e a faixa de pedestres da Rua Florão.

A iniciativa partiu do pintor Juanes Cândido Maia, de 39 anos, que mora próximo do cruzamento. “Eu e outros vizinhos conversando tivemos a ideia de fazer o Pare. Tinha um pouco de tinta branca e aí improvisamos a pintura. Se tivesse mais tinta, amarela de preferência, dava pra ter feito um serviço melhor”, conta.

O trabalho foi feito na sexta-feira (22) e, de acordo com os moradores, já surti efeito. “Nós aprovamos a iniciativa deles. Agora não tem mais desculpa para dizer que não viram a sinalização. Já notamos uma diferença, o pessoal está mais atento com o Pare”, afirma o técnico de manutenção Kleiton Monteiro da Silva, de 27 anos.

De acordo com os vizinhos, os acidentes no cruzamento eram constantes, sendo ao menos dois por mês. No local já existiam placas de Pare, mas a sinalização horizontal estava apagada há vários meses, e a placa no sentido centro-bairro ficava encoberta por galhos de árvores.

“Agora, alguns vizinhos também cortaram os galhos do pé de manga, que atrapalhavam a visão de quem passava. Os motoristas vinham com tudo pela Florão e nem viam Pare, passavam reto, mesmo, pela preferencial. O último acidente aconteceu há menos de duas semanas”, diz Juanes.

O outro morador, Kleiton, ainda ressalta para o fato do cruzamento ser formado por duas vias de grande movimento. “A Rua Itaóca é bem perigosa, passa muito carro por causa da escola. É um cruzamento que tem muito movimento”, diz.

Os moradores esperam que a sinalização “improvisada” também ajude a conscientizar os motoristas. Para Kleiton, muitos acidentes são causados por condutores imprudentes, mas outros só invadem a preferencial por não enxergar o sinal de Pare.

“Quem mora aqui no bairro já conhece, sabe que tem o Pare. Mas quem passa por aqui pela primeira vez, principalmente, à noite não enxerga, não vê a sinalização porque está escondida ou apagada”, frisa.

Regulamentação – Assim como no cruzamento das ruas Itaóca e Florão, não existe sinalização horizontal na maioria das outras vias do bairro Tarumã. No entanto, os cruzamentos estão sinalizados com placas de Pare.

O diretor de Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janini de Lima Bruno, explica que a sinalização vertical é o que regulamente os sinais no trânsito e que a sinalização horizontal serve como um complemento.

“A placa de Pare já é suficiente para o motorista ver a sinalização. Não tem desculpa para desrespeitar a preferencial, se houver um acidente vai ser imprudência e não falta de sinalização”, ressalta.

Ainda de acordo com a Agência, o ato de fazer sinalização em qualquer via por conta própria é ilegal. O morador que for flagrado pode ser autuado pelo órgão de trânsito.

“Imagina se cada pessoa resolver sair por aí fazendo sinalização por conta própria. Só que pode fazer isso são os órgãos de trânsito responsáveis. O cidadão não tem noção do tamanho da letra, do local certo para escrever e fazer as faixas, mesmo que passe a tinta por cima do sinal apagado”, alerta.

Janini ainda ressalta que cabe aos moradores "fazer a solicitação de sinalização aos órgãos de trânsito e aguardar as devidas providências". De acordo com a Agetran, não existe previsão para que sejam feitas sinalizações horizontais no bairro Tarumã.

Mega-Sena acumula de novo e prêmio estimado sobe para R$ 43,5 milhões
Mais uma vez a Mega-Sena ficou sem vencedor na faixa principal e, com isso, a premiação acumulou e pode chegar a R$ 43,5 milhões no próximo concurso,...
Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...


moro de frente do taruma, e posso dizer que nao é so os bairros que tem a sinal precaria....um ex é a av mal. Deodoro q as faixas de rolamentos nao existe a mais de 4 anos, nao existe demarcação na pista...fui agora pra sampa e vi a diferença...aki tbem poderia haver placas indicando a q bairro estamos circulando etc...essa é minha opiniao...
 
JOEL DE MATOS em 26/04/2011 11:44:59
Excelente a iniciativa dos moradores do Tarumã! É muito fácil ficar sentado esperando uma posição dos órgãos responsáveis para solucionar problemas como estes! Nossa cidade esta um caos... Se cada um fizesse sua parte não haveria tantos problemas... Parabéns aos moradores do Tarumã! São estas atitudes que melhoram o ambiente em que vivemos!
 
Mariellen dos Anjos em 26/04/2011 11:17:16
gostei de ver a atitude dos moradores esse povo ai só sabe multar as ruas são todas esburacadas gente não da mais para aguentar as avenidas bandeiras e bandeirantes sem falar na mal deodoro estão todas cheias de remendo estourando nossas motos e carros já que o poder público gosta e multar pelo menos recapeie estas ruas se é que podemos chamar de avenidas e ruas agetram por favor recapeie logo chega de querer gastar dinheiro com cameras arrume nossas ruas mas arrume de verdade.
 
josé roberto em 26/04/2011 09:47:02
O prefeito disse que em 120 dias tudo estará resolvido.
A imprensa tem divulgado amplamente essa ação sem nenhuma despesa para o herário público.
 
Áttila Gomes em 26/04/2011 09:03:48
Não foi uma boa iniciativa... pelo menos não pelos motivos apontados acima.
Foi boa, pois serve para chacoalhar a administração... e não para que seja um exemplo a ser seguido pela população. Essa responsabilidade é do orgão compentente, que é muito bem pago para fazer isso.
 
Gabriel Lescano em 26/04/2011 08:30:55
PARABENS! AOS MORADORES DO TARUMÃ, VCS NÃO ESTÃO ENTENDO AGETRAN E SÓ PARA MULTAR E NÃO P/ FISCALIZAR E TOMAR PROVIDENCIAS ELA CUIDA MUITO BEM DO PARKMETRO.
 
MARIA DO SOCORRO em 26/04/2011 07:42:52
Está com medo de perder seu emprego Sr Janini? O tom de sua fala é de quem tem medo mas não tem vergonha. Deveria ter vergonha de deixar a população fazer o seu trabalho. Eu tenho visto que o povo brasileiro está com o pavio curto e já têm dado sinais de querer tomar conta do que vocês políticos irresponsáveis não têm cuidado.
 
Bruno Nodes em 25/04/2011 11:14:11
Campo Grande precisa de gente profissional no controle, gente formada em ENGENHARIA DE TRÁFEGO, e não esses apadrinhados políticos que ai estão , que não tem competência técnica pra gerir o órgão de trânsito municipal, vamos tomar vergonha na cara minha gente e exigir mudanças! moro nesta cidade desde que nasci e nunca administração nenhuma deu importância a SINALIZAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL das ruas e avenidas daqui, gente que vem de fora fica perdidinha pra andar aqui, fora a quantidade de acidentes que poderiam ser evitados com uma SIMPLES PINTURA DE FAIXAS NAS RUAS. OBS.: será que pintar faixas de trânsito é mais caro que socorrer os acidentados??
 
Caio Cesar em 25/04/2011 08:25:39
ILEGAL, é entregarem a via sem sinalização!!! IMORAL é dizerem também que o que o campograndense tem que acostumar-se com engarrafamento!!! Estão assinando o atestado de incompetentes!!! Não conseguem resolver nada, administração de trânsito medíocre. PARABÉNS aos moradores do Tarumã, que outros bairros façam o mesmo!
 
Luis Alberto em 25/04/2011 06:23:38
Bom de acordo com o diretor da Agetran, "cabe ao cidadão fazer a solicitação e aguardar as providencias".
Aqui no Cabreúva ja pedimos e esperamos a pelo menos 10 anos a melhoria na sinalização da rua 14 de julho com a Eça de Queiroz, precisamos urgentemente de um semáforo, vemos diversos acidentes e a dificuldade de atravessar a rua nem se fala, e desde a época da Setrat aguardamos.
ôô competencia em!!!!
 
Oswaldo Benites em 25/04/2011 05:58:09
Aproveito essa reportagem para mostrar minha indignação com toda a sinalização de rua da cidade de Campo Grande. Vim de São Paulo pra cá e senti uma enorme diferença. Nem as faixas de rolamento nas ruas a AGETRAN pinta, é um descaso. No bairro que eu moro há vários cruzamentos sem sinalização também.
 
REGIS LEONARDO REGINATO em 25/04/2011 05:56:11
A matéria fala de pessoas que dizem ter comunicado a Agetran quanto à ausência de sinalização e que cansaram de esperar. Até ai, certo, Porém, o que eu enxerguei é que nenhuma provou haver número de protocolo de atendimento (Um chamado é gerado o serviço entra no cronograma, sabiam?). Vejo, também, que por mais que a "arte" tenha sido com a melhor das intenções, ato de vandalismo dos moradores, que de tão ingênuos se identificaram na reportagem. Enfim...

Não quero me aprofundar na crítica aos moradores, muito provavelmente eu teria pintado a rua se ficasse provado que o poder público foi inoperante, mas há a sinalização vertical. O problema principal e mais grave é que mesmo com a sinalização vertical, os condutores não respeitavam a sinalização e por isso induziram essas pessoas a cometerem estas irregularidades de pintar o chão. Todo motorista habilitado sabe que em ruas, mesmo as não sinalizadas, há forma de identificar que tem a preferência. Esta cidade está lotada de motoristas ruins!!

Eu realmente espero que a Agetran solucione logo esta situação e que os moradores não precisem cometer irregularidades novamente. Agora, o que eu realmente espero é que chegue o dia em que os condutores tomem juízo ou que a fiscalização e as provas do Detran se tornam mais rigorosas. É uma questão de sobrevivência!

Ass: Mãe de um filho que foi atingido por um inconsequente que não respeitou leis de trânsito.
 
Vânia Rodrigues Pereira em 25/04/2011 05:38:28
Ilegal é não agir em prol de quem paga seus impostos em dia e espera o minimo de respeito da Adminstração Pública.Mas enquanto a população fica fazendo isso,com meios próprios,o dinheiro vai para algum lugar,e não é para ás ruas e em pinturas não,uma vergonha esta Cidade esta largada,buracos em toda parte e de todos os tamnahos,crateras em bairros e falta de sinalização em qualquer rua e ou avenida,enquanto isso ja estão "articulando"campanhas de eleição para 2012,pena que o povo vai voltar e "voltar"nas mesmas pessoas.
 
ricardo terra em 25/04/2011 05:11:22
Parabéns aos moradores de tão nobre bairro da nossa capital, mas por outro lado me sinto cada dia mais indignado com estas pessoas que dizemos serem autoridades, isto é um absurdo acontecer em nossa cidade, nosso país, temos um dos impostos mais caro do mundo, é o cidadão de bem ter que para não ver acidente constante colocar a mão no bolso, sendo que quem deveria é o Estado, uma vergonha...
 
Pedro Paulo Diniz em 25/04/2011 04:53:37
Parabens ao moradores pela iniciativa, a agetran tinha que ter mais responsabilidade nas sinalizaçoes , se o local esta com placa e tem muitos acidentes algo esta errado e a agetran tinha que ver isso, a sinalização horizontal é muito mais facil de ser visto.
 
Fabio da silveira em 25/04/2011 04:46:15
Não importa se a sinalização vertical é mais ou menos importante, o foco principal é a tomada de decisão dos moradores, tomando a iniciativa de melhorar a sinalização, reduzindo acidentes, pintaram, cortaram galhos de árvores melhorando a sinalização no local, se tivessemos mais pessoas com essas atitudes cidadãs a cidade seria bem melhor, parabéns pela iniciativa.
 
Nery P. Ribeiro em 25/04/2011 03:32:00
EXCELENTE IDÉIA! CHEGA DE ESPERAR QUE AS AUTORIDADES TOMEM PROVIDÊNCIAS! PARABÉNS AOS MORADORES QUE TIVERAM A INICIATIVA!!! O DIRETOR DA AGETRAN DEVERIA É SENTIR VERGONHA, POR NÃO TER TIDO A INICIATIVA ANTES DA POPULAÇÃO! ORA, ORA... ENTÃO ERRADO É O MORADOR QUE TENTA SE PROTEGER A SEU MODO, CORTANDO OS GALHOS DAS ÁRVORES QUE DIFICULTAVAM A SINALIZAÇÃO E PINTANDO A RUA COM RECURSOS PRÓPRIOS! POUPEM-ME!!!
 
Ana Almeida em 25/04/2011 03:25:17
Boa iniciativa dos moradores de Tarumã. O órgão competente deveria ficar com vergonha e não lembrar da ilegalidade, coibindo a iniciativa. Muitas coisa ainda o povo deveria tomar a iniciativa no lugar do poder público, tais como EDUCAÇÃO E SAÚDE.
 
Luiz Carlos em 25/04/2011 02:31:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions