A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

28/10/2012 21:03

A cidade que Bernal vai administrar, em números

Nícholas Vasconcelos
É do Paço Municipal que o prefeito vai administrar a grandeza os desafios de Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)É do Paço Municipal que o prefeito vai administrar a grandeza os desafios de Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Centro geográfico e político de Mato Grosso do Sul, Campo Grande protagonizou as eleições municipais de 2012 no Estado com a disputa entre os candidatos Alcides Bernal (PP) e Edson Giroto (PMDB). Os 561.630 eleitores da cidade são os únicos entre os sul-mato-grossenses que puderam estender a disputa por mais 21 dias para melhor escolher que vai ocupar o Paço Municipal.

(Foto: Minamar Jr)(Foto: Minamar Jr)

População 

Com 805.397 habitantes a Cidade Morena é a 17ª maior Capital brasileira, segundo a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 11,6 bilhões, 15º entre as Capitais e concentra 36,4% do comércio e 33% das indústrias do Estado.

Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Minamar Jr)Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Minamar Jr)

Orçamento

Conforme a prospota entregue para a Câmara de Vereadores, o orçamento de Campo Grande para 2013 está previsto em R$ 2,7 dois bilhões. Na comparação com o orçamento 2012,o aumento é de 15,43%. O investimento maior será na área da saúde, com 29,13% do total, seguido pelo transporte e urbanismo com 28,22% e, em terceiro, a educação com 25,38%.

Bairro Aero Rancho (Foto: João Garrigó)Bairro Aero Rancho (Foto: João Garrigó)

Onde mora mais gente

A região mais populosa da cidade é o Anhanduizinho, que reúne bairros como Aero Rancho, Los Angeles, Pioneiros e que tem 185.558 moradores. Em segundo lugar, está e a região do Bandeira, onde estão as Moreninhas, Universitário, Tiradentes, e que concentra 113.118 pessoas.

Distrito de Inhanduí (Foto: Divulgação)Distrito de Inhanduí (Foto: Divulgação)

Dois distritos

O distrito de Anhanduí tem 4.267 moradores e reivindica emancipação. Há ainda o distrito de Rochedinho, com 1.093 pessoas.

Posto de Saúde do Coronel Antonino (Foto: Minamar Jr)Posto de Saúde do Coronel Antonino (Foto: Minamar Jr)

Saúde, um problema

Bastante discutida nessas eleições, a saúde é apontada como um dos desafios do novo administrador da cidade. Conforme estudo divulgado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), Campo Grande tem 570 mil usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) atendidos por 1.418 médicos, uma relação de 2,48 profissionais por mil habitantes. Essa proporção coloca a cidade como a 7ª  entre as Capitais nessa relação de desigualdade.

Acidente envolvendo carro e ônibus (Foto: Arquivo)Acidente envolvendo carro e ônibus (Foto: Arquivo)

Caros demais, acidentes também

O novo administrador também terá de solucionar o problema do trânsito, que segundo o Detran (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) reúne 40% de todos os veículos do Estado.  São mais de 218 mil carros, 123 mil motos e 37 mil caminhonetes e um índice de violência que só este ano matou mais de 100 pessoas.

Homem é agredido e sofre afundamento de crânio na Júlio de Castilho
Márcio Ferreira dos Santos, 31 anos, foi agredido e sofreu afundamento de crânio, na noite de ontem (13), na Avenida Júlio de Castilhos, em Campo Gra...
Ceinf recebe nesta quinta parque de pneus construído por detentos
Acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 8h no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Rafael Abraão - CAIC Aero Rancho, a entrega do parque constr...


Tem gente aí afirmando que o Bernal não vai ter pulso para administrar a cidada, mas eu pergunto: o Nelson Trad Filho teve? Ele que uma vez se queixou que os seus secretários não cumpriam suas ordens? Peemedebistas, uma advertência: antes de começar a malhar façam o favor de esperar a próxima administração começar.
 
Bruno Torquato Silva Ferreira em 30/10/2012 22:10:20
Infelizmente a saude é precaria nao só em campo grande, mas sim em todo o Brasil...e Campo Grande estava com uma otima administracao, como foi citado como vereador e como Deputado, Bernal nao soube fazer nada sera que ele vai mesmo ter pulso para fazer algo por campo grande que na minha opiniao é um exemplo de Cidade.
 
Carlos Brito em 29/10/2012 20:23:45
eu lamento profundamente a eleição de alcides bernal para campo grande porque tenho certeza que ele não tem competencia e nem pulso para fazer o que precisa,pois numa cidade desse tamanho surgem problemas e dificuldade todos os dias.
 
mary rosely o.n. de rezende em 29/10/2012 09:04:53
SERÁ QUE O PREFEITO ELEITO TERÁ COMPETENCIAS PRA ADMINISTRAR. POIS COMO VEREADOR NÃO FEZ NADA, COMO DEPUTADO TAMBÉM NÃO FEZ NADA KKKKKK!!!!!!
 
ELY MONTEIRO em 28/10/2012 22:11:03
Parabens, alcides, vc quebrou uma hegemonia de 19 anos, valeu por isso que faço parte deste partido, pq não tem medo de desafios, e o povo aprovou os seus projetos, agora e remanga as mangas da camisa e trabalha, não vai ser facil, mas o povo esta com vc.
 
waldeci pereira primo em 28/10/2012 21:37:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions