ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Ação gratuita em Shopping terá exame para detectar glaucoma precoce

Ação chamada de “24h pelo Glaucoma” acontece das 10 às 22h, até o dia 25 de maio

Por Natália Olliver | 21/05/2024 11:25
Médico examina olhos de paciente, durante ação A ação "24h pelo Glaucoma” (Foto: Divulgação)
Médico examina olhos de paciente, durante ação A ação "24h pelo Glaucoma” (Foto: Divulgação)

Pessoas que desconfiam da existência de glaucoma ou que desejam saber se como está a saúde ocular terão até este sábado (25), para realizar exames gratuitos na Capital. A iniciativa é provida pela MS Visão, das 10 às 22h, no Shopping Campo Grande. A ação, chamada de “24h pelo Glaucoma”, tem como objetivo identificar a doença precocemente e conscientizar a população sobre a perda lenta da visão devido a enfermidade.

Ao todo, quatro médicos oftalmologistas e duas enfermeiras estarão no segundo piso do prédio, em frente à escada rolante da loja Riachuelo. Os exames serão conduzidos em uma sala na MS Saúde. O procedimento é rápido e conta com uso de um retinógrafo portátil. O aparelho fica acoplado a um celular com câmera de alta resolução. Ele permite a captura de imagens do fundo do olho.

Arthur Resende, diretor regional do Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Glaucoma e organizador do evento, ressalta que os sintomas iniciais do glaucoma são silenciosos e que a descoberta precoce pode poupar sofrimentos, além de permitir o início de um tratamento antes que ocorra perda significativa da visão.

“O glaucoma é a causa mais comum de cegueira irreversível no mundo e isso tem um impacto na vida de milhões de pessoas. Ações como essa têm o objetivo de alertar todas as pessoas dos riscos que o glaucoma pode causar na visão. O glaucoma não tem cura, mas tem prevenção e a informação é nossa melhor arma”.

Para aqueles já diagnosticados com glaucoma, a continuidade dos exames é essencial para acompanhar a progressão da doença e ajustar o tratamento conforme necessário.

O médico acrescenta que realizar exames oftalmológicos regularmente pode ajudar a  identificar outras condições oculares como a catarata, degeneração macular e retinopatia diabética, todas passíveis de comprometer a visão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias