ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após pedido da Agepen, líderes de facções são transferidos de MS

Um mês depois de pedido formal, ao menos sete detentos da Máxima, na Capital, e Dourados foram movidos nesta manhã para unidades federais; MS ainda tem 11 indicados para remoção

Rafael Ribeiro | 20/02/2017 12:22
Avião com presos selecionados decola no Aeroporto de Campo Grande nesta manhã: destino sigiloso (Foto: Alcides Neto)
Avião com presos selecionados decola no Aeroporto de Campo Grande nesta manhã: destino sigiloso (Foto: Alcides Neto)

Quinze detentos apontados como lideranças das facções criminosas que agem em Mato Grosso do Sul foram transferidos para presídios federais de segurança máxima na manhã desta segunda-feira (20). Os presos serão encaminhados para o presídio federal de Porto Velho, no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

A remoção de nomes de destaque do PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho acontece mais de um mês depois do pedido formal feito pelo Governo do Estado. A transferência foi feita por agentes federais de execução penal, em um avião da Polícia Federal.

No dia 10 de janeiro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a transferência dos sete detentos, em uma lista formulada com 22 nomes ao todo. Quatro deles foram vetados pela Justiça na ocasião, enquanto outros 11 seguiriam em análise.


Ainda na ocasião, o então diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual da Administração Penitenciária), o ex-juiz Aílton Stropa Garcia, que deixou o cargo no início deste mês, ressaltou que as transferências de presos acontecem desde 2014. “Muitas vezes pedidos negados anteriormente, são refeitos e novamente encaminhados”, explicou.

É a segunda vez que a Depen (Departamento Penitenciário) 
realiza a transferência de detentos das instituições penais estaduais para unidades federais neste ano. A ação foi facilitada pelo então ministro Alexandre de Morais, postulante a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, como parte das medidas para inibir a guerra de facções nos presídios do Brasil que já deixou 130 mortos só em 2017. Mato Grosso do Sul teve quatro vítimas fatais em suas celas no período.

Questionadas sobre o assunto, a Agepen e a Sejusp (Secretaria Estadual da Justiça e Segurança Pública) não quiseram responder o Campo Grande News “por questões de segurança.” 

Mas, a reportagem apurou que os chefes do crime organizado que partiram no ‘bonde’ (apelido dado por presidiários para suas transferências) desta manhã saíram do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande e a Penitenciária Estadual de Dourados.

Dois deles são líderes de uma quadrilha do chamado “Novo Cangaço”, forma de crime em que um bando rouba e explode caixas eletrônicos, destruindo tudo na fuga, e seriam ligados ao PCC.
Pelo posto de liderança da facção no Estado, um deles seria o “disciplina do Partido” da Máxima. Condenado a 32 anos de prisão, era responsável por julgar e ordenar assassinatos de desafetos mesmo encarcerado.

-Matéria editada às 14h20, para correção de informações

Nos siga no Google Notícias