ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após reportagem, deputado cobra melhorias na entrada do Bioparque

Caravina pede estacionamento acessível e lembra falhas já apontadas na entrada do complexo

Por Gabi Cenciarelli | 20/08/2025 16:59
Após reportagem, deputado cobra melhorias na entrada do Bioparque
Em volta, piso quebrado e não há qualquer paisagismo à altura de um dos maiores cartões-postais da cidade (Foto: Paulo Francis)

Um dia depois da publicação de reportagem do Campo Grande News sobre a precariedade da entrada do Bioparque Pantanal, o deputado estadual Pedro Arlei Caravina (PSDB) apresentou indicação ao Governo do Estado e à Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) para a criação de um estacionamento estruturado no complexo, com vagas específicas para Pessoas com Deficiência.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Deputado cobra melhorias na estrutura do Bioparque Pantanal após reportagem denunciar precariedade. A indicação ao Governo do Estado e à Agesul visa a criação de um estacionamento estruturado, com vagas para PcD, atendendo à Lei Brasileira de Inclusão. O parlamentar reforça a importância da infraestrutura adequada para um dos principais cartões-postais do estado. Reportagem do Campo Grande News expôs a falta de paisagismo e a precariedade do acesso ao Bioparque. Trailers de lanche e vendedores ambulantes ocupam o entorno, enquanto o calçadão improvisado e a ausência de arborização contrastam com a grandiosidade da obra. Especialistas e visitantes criticaram a falta de integração com o Parque das Nações Indígenas, defendendo uma reurbanização que valorize o bioma pantaneiro.

Segundo o parlamentar, o pedido já havia sido encaminhado anteriormente, mas foi reiterado diante da publicação do jornal. “O Bioparque é um dos principais cartões-postais do nosso Estado e não pode carecer de infraestrutura básica como um estacionamento estruturado e acessível. É uma medida fundamental para garantir conforto, segurança e organização aos visitantes”, afirmou.

Caravina destacou ainda que a adequação atende às exigências da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), reforçando o compromisso com acessibilidade e inclusão. “Estamos falando de um patrimônio turístico, cultural e educacional de referência nacional. Garantir uma estrutura condizente com sua grandiosidade é também valorizar a imagem do Mato Grosso do Sul”, disse.

Após reportagem, deputado cobra melhorias na entrada do Bioparque
Pedro Arlei Caravina (PSDB) apresentou indicação ao Governo do Estado (Foto: Divulgação)

O que a reportagem revelou - Na terça-feira (19), o Campo Grande News mostrou que, apesar da imponência do prédio projetado por Ruy Ohtake, a entrada do Bioparque Pantanal não acompanha a grandiosidade da obra.

À direita e à esquerda de quem chega, trailers de lanche sem padronização e vendedores ambulantes ocupam o espaço. O acesso é feito por um calçadão improvisado de brita que leva até uma cerca simples, antes de chegar à rampa revestida de granito que conduz ao aquário.

Outro ponto destacado é a ausência de arborização e de um paisagismo que integrasse o complexo ao Parque das Nações Indígenas. O espaço é árido, sem sombra, e não oferece um ambiente acolhedor para o pedestre. A professora Eliane Guaraldo, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), avaliou que a entrada “fica de fora do conjunto” e não proporciona a imersão no bioma que o visitante encontra dentro do aquário.

Após reportagem, deputado cobra melhorias na entrada do Bioparque
Rústico e quase sem sombra: calçadão que dá acesso à plataforma de entrada do Bioparque Pantanal (Foto: Henrique Kawaminami)

O arquiteto Bosco Delvizio, responsável pelo plano diretor do Parque das Nações, conversou com a reportagem e criticou a escolha do local e defendeu uma reurbanização que conecte o Bioparque ao parque. Para ele, a atual disposição deixa o prédio “de costas” para a área verde.

As críticas também foram compartilhadas por visitantes. Famílias de Mato Grosso do Sul e de outros estados afirmaram que a chegada ao maior aquário de água doce do mundo poderia ser mais caprichada e aconchegante, com elementos que valorizassem o Pantanal antes mesmo do início da visita.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.