ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Área da 5ª DP recebe Depac e espera diminuir índices de criminalidade

Marcio Rodrigues Breda | 17/12/2010 12:06

Piratininga

Depac funcionará junto ao prédio da 5ª DP. Foto: João Garrigó
Depac funcionará junto ao prédio da 5ª DP. Foto: João Garrigó

Já está em funcionamento a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Piratininga (Depac), que funcionará junto a 5ª Delegacia de Polícia da Capital. A inauguração ocorreu na manhã desta sexta-feira (17).

A criação da nova delegacia e conseqüente ampliação do plantão – que atenderá uma população de cerca de 250 mil habitantes 24 horas por dia – visa também diminuir a criminalidade em uma das regiões que apresentam maiores índices de ocorrências.

De acordo com o delegado Fernando Lopes Nogueira, a média de ocorrências no ano da 5ª delegacia é de 7 mil, enquanto que nas demais delegacias da cidade gira em torno de 5 mil.

“A delegacia investigou mais de 160 homicídios este ano e atua em uma das áreas mais povoadas de Campo Grande, com grande índice de ocorrências. O plantão vai ajudar no trabalho da Polícia Civil e inibir a criminalidade nos bairros”, explica o delegado.

Além de ter a missão de garantir ação mais efetiva da Polícia Civil na região Sul, a nova Depac também foi criada para garantir fácil acesso aos moradores. Antes eles tinham de percorrer uma distância longa para fazer a ocorrência, atrasando as investigações.

“Aqui funcionará o sistema de Resposta Rápida ao Crime, fazendo com que as investigações comecem assim que o boletim estiver pronto”, comemora o delegado Fernando Lopes Nogueira.

Com o novo plantão a Polícia Militar terá uma delegacia mais próxima para encaminhar as ocorrências e flagrantes, melhorando o tempo de atendimento e a atuação da Depac do Centro.

Efetivo – Com a criação da Depac no Piratininga a delegacia contará com 97 policiais civis, aumento de 50% no efetivo. Serão 15 policiais a cada plantão, 24 horas por dia.

A Depac do Centro, que fica na Rua Padre João Cripa, 1.581, permanecerá funcionando, mas ficará responsável pelas áreas de atuação da 1ª, 2ª, 3ª e 7ª delegacias de Polícia. Já a Depac/Piratininga atenderá as áreas de responsabilidade da 4ª, 5ª e 6ª Delegacias de Polícia da Capital durante os plantões.

De acordo com o delegado Fernando Lopes Nogueira, a média de ocorrências no ano da 5ª delegacia é de 7 mil. Foto: João Garrigó
De acordo com o delegado Fernando Lopes Nogueira, a média de ocorrências no ano da 5ª delegacia é de 7 mil. Foto: João Garrigó
Delegacia começa a funcionar hoje. Foto: João Garrigó
Delegacia começa a funcionar hoje. Foto: João Garrigó
Nos siga no Google Notícias