A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

28/07/2015 14:51

Aumento de oferta de procedimentos contribuí para redução da demanda reprimida

Michel Faustino
Aumento de oferta contribui para a redução das longas esperas por exames. (Foto: Divulgação/PMCG)Aumento de oferta contribui para a redução das longas esperas por exames. (Foto: Divulgação/PMCG)

Entre março de 2014 e janeiro deste ano houve aumento de quase 400% no número de ofertas por exames e procedimentos realizados na rede pública de saúde de Campo Grande. Os números considerados extremamente positivos refletem significativamente na espera por um exame ou procedimento pelo SUS.

Segundo a diretora de Assistência à Saúde, Ana Paula Rezende, exames como a mamografia bilateral, que em 2014 estava com fila de quase 900 mulheres esperando, foi zerada ainda no primeiro semestre do mesmo ano.

“Isso foi possível pois a Prefeitura implantou novos aparelhos, remanejou e readequou os antigos que necessitavam de manutenção, ampliando de 700 para 2,7 mil ofertas pelo exame”, explicou a diretora.

De 3.698 procedimentos ofertados aumentou para 14.440 em janeiro de 2015. Esse aumento reflete na redução da demanda reprimida que, em 2014, representava quase 14 mil pessoas à espera por um exame ou procedimento pelo SUS de Campo Grande.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, além da ampliação de vagas, novas ofertas foram inseridas na rede pública de saúde, a exemplo do audiometria adulto; ecocardiograma fetal, pediátrico e adulto; eletrocardiograma e eletroencefalograma e ainda holter 24 horas, entre outros.

As ofertas também foram ampliadas nas consultas especializadas de 32 mil para 36 mil. Já exames de raio-x pela rede representa aumento de sete mil para 11.186 vagas ofertadas. Os números nas unidades especializadas de reabilitação e diagnóstico também são representativos, com aumento de 863 para 2.235 atendimentos.

No Cedip (Centro de Doenças Infecto-Parasitárias) o número de atendimentos de março a dezembro de 2014 foi de 6.612, quase 2,5 mil a mais do que foi realizado nos anos anteriores.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions