A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Julho de 2017

19/05/2017 14:33

Bandidos usam empresa de informática para aplicar golpe do falso boleto

Boletos em nome da empresa Belaitech Automação Comercial estão sendo enviados a clientes, porém são falsos

Luana Rodrigues
Email encaminhado a cliente da empresa. (Foto: Direto das Ruas)Email encaminhado a cliente da empresa. (Foto: Direto das Ruas)

Criminosos estão usando o nome da empresa Belaitech Automação Comercial para emitir boletos falsos e tirar dinheiro de clientes em Campo Grande e no interior do Estado. Os boletos variam de R$ 500 a R$ 4 mil.

A empresa já registrou denúncia junto a Polícia Civil sobre o golpe, mas os boletos continuam chegando no e-mail dos clientes.

De acordo com a empresária Lívia Peres Ferencz, 32 anos, proprietária da Belaitech, os golpes começaram no fim do ano passado, quando um cliente que já havia pago uma dívida reclamou por ter recebido a cobrança novamente em seu e-mail.

“A partir daí, nós começamos a receber muitas reclamações dos clientes. Acreditamos que nosso servidor tenha sido invadido, e que eles tenham pego o cadastro dos clientes para enviar os boletos”, disse.

Conforme a empresária, após registrar a denúncia, a empresa acreditou que os golpes cessariam. No entanto, este ano, outros clientes reclamaram do recebimento dos boletos.

“Já fizemos uma reformulação do servidor para deixá-lo mais seguro, mas as reclamações continuam, por isso gostaríamos de alertar os clientes para que não paguem boletos suspeitos sem antes nos comunicar”, explicou Ferencz.

Boletos enviados a clientes da empresa. (Foto: Direto das Ruas)Boletos enviados a clientes da empresa. (Foto: Direto das Ruas)

Recentemente, além da cobrança indevida, os criminosos passaram a enviar uma mensagem dizendo que irão "protestar o título", caso os clientes não paguem a dívida.

A empresa tem mais de 10 mil clientes cadastrados e, somente nesta semana, já recebeu reclamações de 20 pessoas, relatando o golpe. A orientação da Polícia Civil é que todos registrem o crime, investigado como estelionato.

Como funciona o golpe - ​O golpe dos falsos boletos ocorre quando o código de barras de um boleto é adulterado para que o valor pago vá para uma conta indevida. O boleto adulterado pode chegar na casa do cliente ou ser adulterado na emissão pela internet.​​

Boletos sem prestação de serviço podem ser enviados para a população indiscriminadamente. O nome da empresa que aparece nos boletos e os valores cobrados confundem as vítimas que acreditam se tratar de uma cobrança obrigatória.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions