ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Barragem na Via Parque deve levar 50 dias para ser concluída

Paula Vitorino | 29/05/2012 18:25
Barragem destruída pela chuva. (Fotos: João Garrigó)
Barragem destruída pela chuva. (Fotos: João Garrigó)
Barragem nova que está sendo concluída como última parte da obra.
Barragem nova que está sendo concluída como última parte da obra.

Já faz quatro meses que a Via Parque virou um rio após forte chuva romper uma das barragens que tinha sido recém-construída justamente para conter as enchentes. O prazo previsto para o conserto da barragem destruída e para a conclusão de uma nova terminou na segunda-feira, mas o trabalho ainda deve levar em torno de 50 dias.

O engenheiro responsável, da empresa Pactual Construções, Osvaldo Maruyama, esclarece que as chuvas são o motivo para o atraso da conclusão. Ele informou que cerca de 40% das duas obras estão prontos.

Ele acredita que sejam necessários, pelo menos, mais 50 dias para concluir a nova barragem e 30 dias para o conserto da danificada pela chuva.

O tempo, informou, pode ser novamente um empecilho para cumprir o prazo. Apesar da estação das chuvas já ter passado, o engenheiro diz que as chuvas excepcionais do outono podem atrasar a entrega. O mês de maio foi um dos mais chuvosos dos últimos anos.

Segundo o Plano de Drenagem de Campo Grande, elaborado em 2008, cinco barragens estavam previstas para serem construídas no Sóter, das quais três estão prontas e uma em obras.

As barragens da Via Parque são parte essencial no projeto da Prefeitura de contenção de enchentes, em razão da análise de boa parte dos problemas que a cidade tem enfrentado com alagamentos são atribuídos à crescente e rápida impermeabilização da região ao redor do Córrego Sóter.

Com menos absorção de água pelo solo, a água para no leito e vai desembocar no córrego Prosa e no rio Anhanduí.

Quando as estruturas estiverem concluídas, a expectativa é que segurem a água da chuva por 15 minutos, para dar tempo de escoamento.

Uma das três barragens concluídas.
Uma das três barragens concluídas.
Nos siga no Google Notícias