A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

19/11/2013 09:49

Bernal sanciona lei que autoriza criação de Crematório Público em Campo Grande

Luciana Brazil

O prefeito Alcides Bernal (PP) sancionou a lei municipal que autoriza a criação do Crematório Público em Campo Grande. A decisão foi publicada ontem (19) no Diogrande (Diário Oficial do Município).

O projeto de Lei nº 7.458/13, de autoria do vereador Eduardo Romero (PT do B), quase foi inviabilizado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, que o tinha considerado inconstitucional por três votos a dois, mas o plenário conseguiu reverter a decisão.

Para coordenador do Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul, Haroldo Borralho, a capital entra no ciclo das cidades que, construindo Crematórios Públicos, estão preservando o meio ambiente. Com isso, áreas que seriam ocupadas em grandes extensões de terra para construção de cemitérios, são destinadas a construção de escolas, creches, postos de saúde e áreas de lazer para a população.

O projeto foi sugerido por entidades da sociedade civil, como Associação dos Aposentados, Fórum do Meio Ambiente, Fórum da Cidadania, Cedampo e Abccon. No começo do mês, os vereadores Eduardo Romero, Elizeu Dionízio (PSL) e Grazielle Machado (PR) cobraram que fosse demonstrada a inconstitucionalidade, alegada por Edil Albuquerque e Paulo Pedra, ambos do PMDB. O plenário entendeu pela constitucionalidade.

 

Maioria prefere pagar taxa de lixo em fatura separada, aponta enquete
A maioria dos leitores participantes da enquete da semana diz que prefere pagar a taxa do lixo em um boleto separado da fatura de água ou luz. O valo...
Homem é baleado nas costas enquanto caminhava na 14 de Julho
Jovem de 23 anos foi baleado nas costas enquanto caminhava na Rua 14 de Julho, no Bairro Cabreúva, em Campo Grande. Hugo Vinícius Crisanto de Lima fo...


Poi zé...o custo que sem dúvida é alto, com certeza tem como ser reduzido, mas que sem dúvida é uma ótima opção, isto é sem dúvida, e o meio ambiente agradece.
 
arnaldo saracho em 19/11/2013 16:12:56
Ufa! Até que enfim um bom projeto. Agora precisamos de ações que visem estimular a doação de órgãos e tecidos, e ai sim, o que não puder ser aproveitado, seja cremado. Mas os hospitais precisam estar aptos para que doações não sejam perdidas por falta de meios, sejam estes humanos, materiais ou simplesmente burocráticos.
 
Fernando Silva em 19/11/2013 11:52:00
A Lei não obriga a construir (ainda bem), e precisa ser regulamentada (esperamos que não seja. Essa questão de Crematório é Luxo e deve ficar por conta da iniciativa privada. A cremação de um corpo não sai por menos de R$ 4.000,00 - É muito caro para o município bancar, fazer esse trabalho. Melhor é o município se preocupar com outras formas de sepultamento, como por exemplo, os túmulos verticais que são ambientalmente mais seguros, mais baratos e podem ser implantados gradativamente e resolve o problema de falta de espaço para sepultamento. O crematório não resolve os problemas de falta de espaço nos cemitérios públicos de Campo Grande, MS. Esperamos que o Prefeito promova um debate sobre o assunto, onde certamente optará por outra forma mais econômica e mais segura ambientalmente.
 
Antonio Carlos Silva Sampaio em 19/11/2013 11:47:34
Como bom cidadão é nescessário criticar quando precisa mas elogiar quando se merece. Por isto parabens prefeito Bernal, por não se deixar levar pela influencia dos papa defuntos. Campo Grande merece e precisa de um crematorio sim. Quanto aos que foram contra que procurem outra mina... fazer o que né ?
 
Jose Batista em 19/11/2013 10:57:44
Parabéns! até que em fim uma proposta descente de um vereador, sempre disse que MS necessitava de um crematorio, já havia passado da hora, o Cemitério Santo Antonio Enorme , não comporta mais, o Cruzeiro já esta lotado, o Santo Amaro agora enterra onde era rua de tão lotado que esta, o pq primaveras não conhece mas dizem que só enterra lá quem já comprou a muito tempo, um que fica la na saida de são Paulo , também esta cheio. Então a saida é: Crematorio descente e que seja em conta para os pobres também.
 
amélia alves em 19/11/2013 10:31:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions