A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

13/06/2015 08:23

Bolo de santo casamenteiro dobra de peso e ganha mais 500 alianças

Aline dos Santos e Filipe Prado
Na edição 2015, bolo de santo Antônio teve recheio de 800 alianças. (Foto: Marcelo Calazans)Na edição 2015, bolo de santo Antônio teve recheio de 800 alianças. (Foto: Marcelo Calazans)
Com 20 metros, bolo pesa 1,5 tonelada. (Foto: Marcelo Calazans)Com 20 metros, bolo pesa 1,5 tonelada. (Foto: Marcelo Calazans)

O peso dobrou, o número de alianças quase triplicou e a procura pelo bolo de Santo Antônio leva uma multidão à igreja Matriz de Campo Grande neste sábado, feriado em homenagem ao padroeiro da cidade. Para atender as aspirações matrimoniais, o pároco Odair Costa explica que o bolo foi redimensionado. No ano passado, foram 800 quilos e 300 alianças. Nesta edição ,a receita aumentou para 1,5 toneladas e 800 alianças. “A procura foi maior”, conta o sacerdote.

Segundo ele, as pessoas buscam a graça de Deus e nesse cenário se inclui o casamento. “Tem muita gente buscando, desde os mais jovem até o mais velho”, conta.

Primeira a conseguir uma das disputadas alianças, Sônia Maria Schiano, 54 anos, se separou há dois anos e pretende casar de novo. “Estou surpresa, não esperava”, conta a devota, que há muitos anos aproveita a data para comprar o bolo.

Já o primeiro pedaço ficou com Luzia Morenoto, 53 anos, que chegou à igreja às 5h30. “Sou muito devota de Santo Antônio e consigo tudo que peço”, diz. Casada há 32 anos, ela conta que fez peripécias para conseguir o amado. Sobrou para o santo, que ficou de cabeça para baixo e até teve o menino Jesus retirado dos braços.

Com cinco pedaços de bolo, Adelaide Vieira, 69 anos, quer “desencalhar” os sobrinhos solteiros, todos com média de 30 anos. “Sou tia e madrinha e me preocupo. E com certeza o bolo do santo dá certo, mesmo sem aliança”, diz.

Coordenador da equipe que montou os 20 metros de bolo, Christiano Luna, 27 anos, afirma que a produção de 1,5 tonelada de bolo, recheado com quatro tipos de recheio e 800 alianças, envolveu 25 voluntários. Devem ser comercializados dez mil pedaços. Cada fatia custa R$ 3. A igreja fica localizada na Travessa Lídia Baís, entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro.

A tradição de que santo Antônio é casamenteiro surgiu no século X ,em Lisboa. Segundo a história, ele fez o casamento de uma jovem pobre, sem dote, com um rapaz rico. Na época, um decreto exigia o pagamento de bens à família da noiva.

Em Campo Grande, o santo virou padroeiro porque em 1879, o fundador da cidade, o mineiro José Antônio Pereira, construiu uma capela de madeira para agradecer uma graça concedida.

De família de escritores, médico lança amanhã livro com poemas
O renomado psiquiatra Marcos Estevão lança nesta quinta-feira (14) em Campo Grande o livro de poesias "Pedaços de Mim", que é um compilado de poemas....
Renegociação de dívidas com a Águas Guariroba pode ser feita até o dia 29
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions