ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Caixas de tubos de coleta são abandonadas próximo da UPA Leblon

Pacotes estavam lacrados, sem uso e vencidos desde 2019; prefeitura informou que produto não pertenceu à unidade de saúde

Silvia Frias | 26/06/2020 11:06
Caixas de tubos de coleta são abandonadas próximo da UPA Leblon
Caixas foram recolhidas pela Guarda Municipal (Foto/Divulgação)

Duas caixas de tubos de coleta usado em unidades hospitalares ou clínicas foram descartados na calçada da Rua Benjamim Adese, a uma quadra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon. O flagrante foi enviado ao canal Direto das Ruas.

O profissional de serviços gerais Rafael da Silva, 29 anos, voltava de consulta da UPA, por volta das 6h, quando viu as duas caixas de papelão. Dentro, pelo menos 32 pacotes de tubos de coleta. Ele questionou o descarte na rua, mesmo sendo material lacrado e sem uso. “Aqui não é lixo, não é lugar para jogar”.

As caixas contém tubos de soro Vacuette Greiner Bio-One Bioquímica, cada um contendo 50 unidades e com vencimento no dia 18 de setembro de 2019. Por terem sido descartados a uma quadra da UPA Leblon, Rafael questionou se não pertenceriam à unidade.

Caixas de tubos de coleta são abandonadas próximo da UPA Leblon
Caixas foram encontradas por volta das 6h por Rafael, quando voltada da UPA (Foto/Divulgação)

No site Transparência, não consta qualquer contrato firmado entre a empresa, com sede no estado de São Paulo e a prefeitura. Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que as caixas não pertencem ao posto, pois segue protocolo de descarte de resíduos e materiais infectantes, feita por empresa contratada pelo serviço.

O material foi encontrado pela Guarda Municipal e levado para Vigilância Sanitária e, além disso, diz que irá apurar o proprietário das caixas para responsabilizá-lo pelo descarte irregular.

A assessoria da Solurb informou que neste caso, mesmo sendo material que não foi utilizado, o descarte foi irregular, por se tratar de produto de uso hospitalar. A empresa responsável, seja unidade de saúde pública ou privada, deveria informar a concessionária ou aguardar a coleta regular para encaminhar o lixo de forma correta.

A reportagem também entrou em contato com a empresa fabricante para saber se fornece material para entidade pública e aguarda retorno.

Direto das ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias