ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Câmara pede reabertura de leitos fechados pela vigilância no HU e Santa Casa

Lidiane Kober | 05/08/2013 15:52
Vereadores foram hoje à Santa Casa e HU (Foto: Cleber Gellio)
Vereadores foram hoje à Santa Casa e HU (Foto: Cleber Gellio)

Vereadores saíram, nesta segunda-feira (5), do HU (Hospital Universitário) e da Santa Casa decididos a convencer o secretário estadual de Saúde, Antônio Lastoria, a agir pela reabertura de dois leitos de terapia intensiva infantil e de pronto-atendimento, fechados pela vigilância sanitária.

Dos oito leitos, a fiscalização fechou dois na Santa Casa e também o pronto-atendimento do HU. Na semana passada, duas pessoas morreram em Campo Grande em postos de saúde diante da falta de vagas em hospitais. A sobrecarga ocorreu após a Capital perder a opção de levar pacientes ao Hospital Universitário.

A promessa da direção do HU, segundo o vereador Paulo Siufi (PMDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, é reabrir o pronto-atendimento no próximo dia 20, após conclusão de remanejamento para comportar o serviço em outro espaço até a reforma ser concluída. O fechamento ocorreu por comprometimentos estruturais no prédio e problemas de superlotação de pacientes.

Na Santa Casa, preocupa a Câmara Municipal a redução na demanda de atendimento de terapia intensiva infantil. “As unidades fechadas já salvaram muita gente nas condições que estavam, por isso, precisam ser mantidas até a construção de 10 novos leitos”, defendeu Siufi.

Segundo o vereador, a vigilância sanitária fechou os dois leitos por ocuparem espaços irregulares. “A Santa Casa deu um jeitinho para caber mais leitos e a fiscalização barrou”, explicou. “Nossa esperança é sensibilizar o secretário estadual de Saúde a reativar o serviço até novas ofertas serem abertas”, acrescentou.

Nos siga no Google Notícias