ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Campo Grande ganha mais 220 guardas municipais

Carlos Martins | 17/12/2010 11:36

Com os novos formandos, cerca de 1.300 guardas municipais tem a missão não só de garantir a segurança do patrimônio público, mas também a de zelar pela vida da população

O município de Campo Grande ganhou mais 220 guardas municipais que irão trabalhar para garantir a segurança não só do patrimônio público, mas também pela vida da população. A solenidade de formatura foi realizada na manhã desta sexta-feira na Praça do Rádio clube e contou com a presença do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e de autoridades militares. Os novos guardas passaram por um curso de capacitação na academia do Centro de Formação de Praças da Polícia Militar, que está atuando em parceria com a instituição.

Criada em agosto de 1990 pela Lei Municipal 2.749, a Guarda Municipal, com os novos integrantes, tem hoje um contingente de cerca de 1.300 componentes entre homens e mulheres. A meta agora é buscar recursos e equipamentos para melhorar a estrutura. “São homens treinados, com curso de capacitação e que vão trabalhar para garantir a segurança da população. A partir de agora vamos correr atrás de recursos em Brasília para melhorar a condição estrutural e financeira da guarda”, anunciou o prefeito Nelsinho Trad.

Na coordenação geral da Guarda Municipal desde junho deste ano, o tenente-coronel PM Paulo César Monteiro Aires destacou o entusiasmo e a vibração dos novos guardas municipais e que fazem parte de uma primeira turma formada com capacitação em parceria com a Polícia Militar. “Estes profissionais estão prontos para a qualquer momento atender à população. O guarda tem que ter uma visão de polícia comunitária. Temos agora que buscar melhorias, equipamentos, estrutura. A vibração deles supera questões como a do salário”, disse o comandante da Guarda Municipal.

A carreira da Guarda Municipal, conforme a lei 4.520 de setembro de 2007 foi estruturada em quatro classes: 3ª, 2ª, 1ª e classe de Guarda Municipal Inspetor. O salário bruto inicial fica em torno de R$ 800. Para melhorar os vencimentos, o tenente-coronel Aires quer inserir a guarda no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), criado pelo Ministério da Justiça para a qualificação profissional, para conseguir uma bolsa de R$ 500 para cada um dos profissionais. Outro objetivo é buscar também dentro do próprio quadro da guarda comandos para ficarem à frente da instituição. “Vamos formar também um grupo tático para dar resposta imediata, para fazer patrulhamento preventivo e ostensivo”, afirmou.

Responsáveis pela vigilância de cerca de 300 patrimônios, entre logradouros, praças, parques, postos de saúde, escolas e outros prédios municipais, os guardas têm também a missão de zelar pela segurança da população. “Nestes 20 anos basicamente a guarda trabalhou na proteção do patrimônio, quando na verdade a responsabilidade é pela proteção da vida das pessoas. E para isso, é necessário conhecimento e por isso é que eles passaram por um curso no centro de formação de praças”, disse o tenente-coronel Aires.

“Meu sonho sempre foi fazer parte da segurança pública. Este curso foi bem proveitoso, com instrutores oficiais muito capacitados”, destacou Renato Dias, 33 anos, que trabalhava como assistente administrativo e agora é dos novos guardas municipais. “Vamos agora voltar para mais um curso na academia, para termos um bom desempenho em nossa profissão”, acrescentou.

O curso iniciado em novembro terá em 2011 sequência na academia da PM com mais 470 horas de treinamento. Antes de saírem às ruas, os novos guardas passarão por um estágio. Os formandos fizeram concurso público em 2009. De 14 mil inscritos, 650 se classificaram. A primeira chamada foi em agosto do ano passado. A turma que se formou hoje faz parte da segunda chamada.

220 novos guardas municipais têm a missão de garantir a segurança do patrimônio público e zelar pela vida da população (Foto: João Garrigó)
220 novos guardas municipais têm a missão de garantir a segurança do patrimônio público e zelar pela vida da população (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias