ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Campo Grande recebeu 12 líderes de facções transferidos de Manaus

Transferência ocorreu na quarta-feira (11), mas quantidade de presos que vieram para MS, só foi divulgada nesta sexta

Luana Rodrigues | 14/01/2017 09:54
Desembarque de presos em Campo Grande. (Foto: Adriano Fernandes)
Desembarque de presos em Campo Grande. (Foto: Adriano Fernandes)

A penitenciária Federal de Campo Grande recebeu 12 detentos que teriam comandado o massacre com a morte de 61 detentos em presídios de Manaus, no Amazonas. A transferência ocorreu na última quarta-feira (11), mas a divulgação da quantidade de presos que vieram para a Capital sul-mato-grossense só foi divulgada nesta sexta-feira (13).

Conforme nota emitida pelo Ministério da Justiça, 32 presos do Amazonas e do Acre foram transferidos pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), para os presídios federais nesta semana. Desse total, 20 foram para a penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e 12 vieram para Campo Grande, que agora soma um total 139 encarcerados.

Ao ingressarem no Sistema Penitenciário Federal, os presos são submetidos a um período de inclusão de 20 dias, sem direito a visitas, mas com assistência jurídica ofertada pela Defensoria Pública ou advogados regularmente constituídos.

Nesse período, os familiares se habilitam no sistema federal para fazerem as visitas, que só são permitidas a parentes de 1º grau: mãe, pai, filhos, irmãos e esposa/companheira. Nesse último caso com exigência de comprovação de vinculo conjugal, por meio de declaração de união estável ou certidão de casamento.

Transferência - No total, 17 presos embarcaram em Manaus, com destino a presídios federais que, como já havia sido informado anteriormente, poderiam ser o de Campo Grande ou a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A operação começou por volta das 2h (4h em Brasília) e tem apoio da PM (Polícia Militar) do Amazonas e da Força Nacional. Os presidiários primeiro foram para o Batalhão de Choque da PM, que fica próximo à BR-174, em Manaus, onde passarão por triagem. 

Depois, por volta das 13h30, foram encaminhados para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde embarcariam para os presídios de destino.

Por volta das 17h20, os detentos chegaram ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, num avião da Polícia Federal, no im da tarde de quarta-feira (11).

Não houve acesso de jornalistas ao ponto de desembarque, por isso, a informação inicial era de que 14 presos haviam desembarcado na Capital.

Algemados e já uniformizados, cada preso estava acompanhado por um agente penitenciário federal. Cerca de 15 policiais federais acompanharam o desembarque, que terminou por volta das 17h50.

Os presos foram levados para a Penitenciária Federal de Campo Grande, na Avenida Henrique Bertin, Jardim Los Angelos.

Nos siga no Google Notícias