A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

14/08/2013 08:15

Capital terá veículo leve sobre trilhos e corredores exclusivos para ônibus

Evelyn Souza e Jéssica Benitez

A região da Orla Morena de Campo Grande vai contar com um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O projeto, segundo a presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Kátia Maria Moraes de Castilho, terá investimento de R$ 380 milhões.

Segundo Kátia, o veículo leve será instalado em 13 quilômetros da Orla Morena, mas o trecho exato ainda não foi definido.

O projeto já está no Ministério das Cidades e irá integrar o transporte público de Campo Grande.

A presidente da Agetran disse ainda que a Capital recebeu R$ 612 milhões durante visita a Brasília na semana passada e que o dinheiro será investido em um centro de controle integrado, um terminal central e dois ou três corredores exclusivos para ônibus.

“O projeto faz parte do PAC da Mobilidade Urbana e pelo cenário político deve sair em breve, antes da eleição para presidência”, explicou.

Inicialmente, o município previa um VLT entre a região das Moreninhas e o Centro da Capital. No entanto, a proposta acabou sendo substituída por BRT (Bus Rapid Transit). Este projeto também acabou sendo engavetado. 

Sem Copa, Campo Grande troca VLT por corredor de ônibus
Após não ser escolhida para ser uma das 12 sub sedes da Copa do Mundo no Brasil, Campo Grande desistiu do projeto de VLT (Veículo Leves sobre Trilhos...
Prefeito busca recursos para 3ª fase da Via Morena e VLT
O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), vai a Brasília em busca de recursos para os 11 projetos de mobilidade urbana, que somam R$ 697,9 mi...
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...


PORQUE NÃO ASFALTA BAIRROS QUE AINDA NÃO TEM PAVIMENTAÇÃO E ARRUMA A AVENIDA NORTE SUL Q ESTÁ CAINDO DENTRO DO CÓRREGO ? É MUITO DINDIN PRA POUCA MUDANÇA NA VIDA DA POPULAÇÃO !!
 
evandra ifran em 14/08/2013 21:34:28
Qual a dificuldade em entender que esse dinheiro é destinado exclusivamente à Mobilidade Urbana? E quem acha que não é necessário nisso deve estar trancado em casa pra não ver o caos que está essa cidade. Falo isso pois perco 4h30 do meu dia no caminho Casa-Faculdade-Trabalho-Casa e sei que um VLT seria uma alternativa ótima para começar a resolver o problema, mas como já foi dito, colocá-lo nesse trecho da Orla Morena é um desperdício de dinheiro e espaço físico, enquanto outros trechos como Moreninhas-Centro e Aero Rancho-Centro viram um verdadeiro caos nos horários de maior movimento.
 
Martin Martinelli em 14/08/2013 17:05:56
Eu aprovo o vlt.Tem que ser observado o benefício a curto e longo prazo.Campo Grande precisa urgentemente modernizar o transporte público, a cidade é extensa e em breve seremos mais de 1 milhão.Se não houver meio de transporte eficiente mais carros estarão nas ruas e daqui dez anos será um caos sair de casa.
 
Marcia França em 14/08/2013 15:29:04
As autoridades públicas não entendem a realidade e as prioridades da população. Investir R$ 380 milhões em 13 km da Orla Morena para instalação de um transporte coletivo... Ainda se fosse na região das Moreninhas, Aero Rancho e Coophavila II, sem falar que é muito dinheiro público sendo gasto para pouco ou nenhum retorno à população. Um bom exemplo é o do empresário Antônio Moraes que investiu 12 milhões de reais para construir uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos. Com estes R$ 380 milhões poderiam ser construídas outras 31 unidades e ainda sobraria dinheiro. Vejam como estão os nossos hospitais: Santa casa, Hospital Universitário. Asfaltos de baixa qualidade, verdadeiras colchas de retalhos de tanto remendo, e os nossos bairros sem asfalto, rede de esgoto e água pluvial, etc
 
Luiz Antonio Acosta da Silva em 14/08/2013 14:44:29
6 meses nada ,julia peralta , sao 8 meses de trapalhadas .
 
luiz antonio arruda em 14/08/2013 13:16:11
Vamos ser pratico iniciando pelo um problema antigo que e a ROTATORIA da coca cola que ja espera soluçao por muito tempo do antigo prefeito ao atual, depois pensar em VLT.
 
Martiniano Echeverria em 14/08/2013 13:15:37
Como tem gente que comenta aqui sem nem saber do que esta falando. Aos que dizem que esse dinheiro tem que ser gasto com saúde, saibam que ele é destinado pelo governo federal exclusivamente para MOBILIDADE URBANA, ou seja, pode ser usado apenas em investimentos em transporte público, construções de novas vias, etc. Aos que dizem que deve-se investir mais em ônibus, não devem ter lido que o total recebido pela capital foi de 612 milhões e que terá investimentos tambem em corredores exclusivos para ônibus. Mas estão certo em dizer que é no mínimo burrice instalar o VLT na Orla Morena! Campo Grande precisa sim desse meio de transporte, já pensando no futuro, mas com certeza não neste local!
 
Diego de Oliveira Areco em 14/08/2013 12:39:58
ate que emfim os adninistradores desta cidade estao se adecuando ao desemvolvimento,pensando como cidade grande,
 
assuero domicio de sa em 14/08/2013 12:15:05
Esse projeto tem passar por audiência publica, pois eu acho que, assim como eu existe muitos campograndenses que são contra VLT na Orla.
 
Lucidio Souza em 14/08/2013 12:11:59
Na Orla Morena? Piraram. Assim como um metro, um veiculo sobre trilhos só faz sentido onde (1) tem espaço, (2) tem grande demanda de passageiros e (3) a distância entre paradas pode ser tal que realmente dá para aproveitar a velocidade do veiculo.
Faz muito mais sentido instalar este trem na Av. Gunter Hans - Manoel da Costa Lima - Costa e Silva (coneção na terminal Morenão) - Costa e Silva - Calogeras, com fim na Afonso Pena. Obviamente, neste caso vai ter que ter uma reordenação do transito do Calogeras, que é o unico trecho que não tem gramado central. No futuro podendo continuar o trajeto via Afonso Pena - Duque de Caxias - Aeroporto (isso sim faz sentido) - Indubrasil. Isso sim é um trajeto integrado onde um veiculo rapido de capacidade grande vai fazer sentido.
 
Marcos da Silva em 14/08/2013 12:00:43
Agora cheguei a conclusão de que a equipe de gestão da PMCG está totalmente distante da realidade da capital e da população. Primeiro investir em transporte de massa e de qualidade é importante. Porém de que adianta um investimento de 380m em transporte quando a saúde que é vital para cidadão continuar vivo está péssima, (promessa principal da campanha do atual prefeito). De que vale um investimento assim se a educação que o pilar principal para qualquer cidadão ter um futuro mais digno não há melhorias. E pra terminar VLT na Orla? Pra que? Será que a população daquela região irá trocar seus carros/motos para ir de trem? trata-se atualmente de uma região de média para alto padrão. Já passou da hora da PMCG repensar em tudo que vem fazendo ou deixando de fazer.
 
JOCIANDRO A CRUZ em 14/08/2013 11:59:31
realmente colocar trilho onde foi tirado. para com isso a avenida é linda, com área de caminhada e exercício é pra acabar mesmo. não apoio isso.
 
FABIO GOMES em 14/08/2013 11:53:54
FALAR É FÁCIL!!...ESCUTO ISSO DESDE A ÉPOCA DO LÚDIO.
 
Paulenir de Barros em 14/08/2013 11:38:16
QUEM VIVER VERÁ!!
 
Paulenir de Barros em 14/08/2013 11:37:17
Trecho não definido e sem projeto e r$ 380 milhões disponível, conta outra! Nem o sistema de ônibus está resolvido, imagina o gerenciamento de vlt/metrô! Este dinheiro está com forma e jeito para veículos de seis pneus (ônibus) e sem cobrador!!!
 
josé airton recalde em 14/08/2013 11:34:07
Quando o André era prefeito, destruiu toda a malha ferroviária urbana existente na época, contrariando diversas opiniões de que a mesma deveria ser utilizada para um metrô de superfície.Agora vem essa novidade, reconstruir tudo o que foi destruído.Esta é a diferença entre ESTADISTAS e GOVERNANTES.
 
Júlio Cesar Gomes de Oliveira em 14/08/2013 11:30:20
Parece até piada, destruir a orla para colocar novamente trilhos em uma obra que sairá cara demais e que não servirá para nada, talvez vire aqueles trenzinhos tipo de criança sabe que tem uns palhacinhos animando e tals....e se cobre alguma coisa por isso, ridículo, nos vamos ter que impedir essa obra se tentarem realmente tira-la do papel. Absurdo a orla ja é ponto turístico e não precisa de bondinho a caminhada lá ja serve. embasbacado sem acreditar no que estou lendo
 
Anderson santos em 14/08/2013 11:30:08
Metrô em Campo Grande, ainda não, já que a Capital tem uma expansão demográfica lenta, tanto é que não chegamos nem a um milhão de habitantes. Basicamente é comércio e funcionalismo público, e nos períodos escolares os alunos que utilizam sistematicamente transporte coletivo. A demanda maior são nos picos. Nesses horários há a necessidade de mais ônibus e rápidos, o que exigiria das empresas de transportes investimentos na frota e menores lucros. Convoca uma audiência pública, traça um plano coletivamente que atenda a demanda, e o coloca em execução. É difícil para o município atender com satisfação um cidadão que mora na região das Moreninhas e trabalha no Detran/MS saída para Rochedo. Vocês acham que em Nova York, Curitiba e São Paulo o transporte atende perfeitamente o cidadão?
 
Alexandre Moraes em 14/08/2013 11:30:07
BRT também engavetado? É o fim da picada!!!

Integrar o transporte como??? Carros "giricos" entre os terminais...

Campo Grande só tá regredindo em matéria de transporte coletivo. Com essa máfia chamada Consórcio Guaicurus, a coisa não anda!!!
 
GILSON DE OLIVEIRA CANO em 14/08/2013 11:22:36
Meu Deus do céu quanta incoerencia!!!!!! Foram necessários mais de 30 anos de luta para a retirada dos trilhos do centro da cidade. Quantos cidadãos morreram nas travessias mal sinalizadas!!!!! Agora aparece dinheiro(380 milhões!!) para instalação de uma nova "máquina de matar " sob a denominação de VTL e a administração municipal se vangloria da conquista!!????? É, temos que ir para a rua mesmo! Só assim conseguiremos impedir tal descalabro!!!
Perdi a minha esposa em 1978 numa destas passagens malditas e não posso esquecer o quanto isso me fez sofrer!!!!!!
 
Edno Moraes Ferreira em 14/08/2013 11:16:34
Parabéns a Prefeitura pelo projeto do VLT, enquanto tivermos uma população com este pensamento retrógrado, jamais seremos uma cidade de primeiro mundo, saúde e educação é tão importante quanto o transporte!
 
Michael Nunes em 14/08/2013 11:14:33
passa muito ônibus ali rssssssss,tem que fazer corredor na 070,073,080,081,087,086, tem fazer corredor onde passa ônibus,
 
giovana werner em 14/08/2013 11:10:05
Essa senhora deve ser louca ou está muito ,mas muito mal assessorada,isso é palhaçada,reveja o trajeto desta gerigonça,outro que realmente sirva a população.
 
nilson franco de oliveira em 14/08/2013 10:57:01
É a prova cabal da forma equivocada de gerenciamento do que realmente é prioridade em nossa Capital.
 
Carlos Irineu Gonzales em 14/08/2013 10:46:33
Visto Q o orçamento do VLT de Cúiaba -MT passa de 800m, ao menos o orçamento está dentro de um custo real, e vejo Q este governo faz parte da historia como o Q + fez por C.Grande e pelo estado do MS.
 
João Cesar em 14/08/2013 10:35:59
Rose, meu doce....... As eleições ano que vem serão para Governador, Deputado Estadual, Federal, Senador e Presidente da República. Como infelizmente a população votou errado, ano passado, a solução é GARDENAL para o Prefeito e sua equipe.
 
Anderson Souza em 14/08/2013 10:29:27
Recolocar Trilhos onde os trilhos foram retirados. Deve ser brincadeira.

A Orla Morena foi construída no local de trilhos que foram retirados. Acorda Campo Grande
 
RICARDO PATAY SOTOMAYOR em 14/08/2013 10:13:11
Essa é a maior piada do ano. Enquanto os trabalhadores sofrem com a demora de ônibus para leva-los ao seu destino o nosso caríssimo prefeito coloca um veiculo rápido na orla morena? E o que farão os trabalhadores que moram em bairros distantes??? continuarão levando 40 min. a 1 hora pra irem trabalhar? E nossa saúde e os Ceinfs nada...é ano que vem tá ai...espero que consigamos fazer algo nas urnas.
 
Rose Farfan em 14/08/2013 10:12:31
vai servir de enfeite pra orla morena, esse povo não sabe gastar dinheiro, isso só pode ser piada.
 
claudenir a a angelo em 14/08/2013 10:09:46
O Povo é povo; o que tem de corrigir é a região que necessita desse tipo de transporte como: Moreninhas ao centro, Pênfigo ao centro e saída de Aquidauana. Mas é fundamental esse tipo de transporte e uma economia e controle de tudo.
 
luiz alves em 14/08/2013 10:04:46
QUE FALTA DE CRIATIVIDADE.

A POPULAÇÃO CLAMA POR : posto de saúde, segurança, escola, creche, asfalto em frente a sua casa, esgoto, transporte publico e bla, bla, bla, bla

Gastar 380 Milhões em 13 quilômetros de via INUTIL

Lembra do TREM DO PANTANAL cade ele??????

NEI SALVIANO
 
nei salviano em 14/08/2013 09:53:10
29 milhões/km ? Isto é custo de metrô!!! Como é engraçado ver a capacidade que os políticos tem de jogar nosso dinheiro fora. "Orçaram" a obra em 380 milhões sem nem ter o trajeto definido !!!???!!! Polícia!! Polícia !!
 
Leandro Moura em 14/08/2013 09:45:34
É CADA UMA QUE ME APARECE...UM VLT PARA LIGAR O NADA A COISA NENHUMA, MAS TA CERTO NÉ...UMA CAPITAL "SEM PROBLEMAS" TEM MAIS É QUE GASTAR DINHEIRO COM COISAS "UTEIS" PRINCIPALMENTE QUANDO SOBRE DINHEIRO PUBLICO, PARABÉNS PREFEITO VC ESTA CONSEGUINDO SER PIOR QUE TUDO DE PIOR QUE JÁ EXISTIU EM TERMOS DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA DESTA CIDADE. DAQUI UNS DIAS VAI ESTAR NO FANTÁSTICO. "COMO MOSTRAR SUA INUTILIDADES EM 6 MESES".
 
JULIA PERALTA em 14/08/2013 09:43:17
Dinheiro gasto desnecessariamente, podia ser gasto com escolas, creches e melhoria nos postos de saúde pública.
Depois ainda dizem que não fazem isso por falta de verba.
 
Luiz Augusto em 14/08/2013 09:38:18
Minha nossa a Katia é louca, fala pra ela gastar o dinheiro dela e não o do povo, não sei o que é pior, investir uma fortuna destas em um transporte que vai andar 13km ou no trecho que também é ridículo que liga nada a lugar nenhum, quer fazer alguma coisa bem feita? Faça o trajeto das Moreninhas ao centro que é muito mais necessário e atingiria um trecho de ponta a ponta, numa região que realmente precisa de ser ligada ao centro de forma rápid
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 14/08/2013 09:33:46
VLT na orla morena ???? ao invés de longos trechos como as saídas da cidade onde o movimento é muito maior e seria melhor aproveitado imaginem só moradores das saídas para SP, saídas para Cuiabá, saídas para Sidrolândia, saídas para Corumbá ai sim o investimento seria muito melhor com um retorno mais eficaz sem lembrar que nossa querida orla já tinha os antigos trilho que cortavam nossa capital onde foram gastos muitos recursos para sua retirada e construção das avenidas de hoje agora querem recoloca-los... mais uma vez desperdício de recursos para obras sem consulta popular ...
 
Carlos Strato em 14/08/2013 09:20:00
investir R$ 380 milhões em um veiculo que percorrera um trajeto de 13km? melhor seria investir esse enorme valor em uma coisa mais útil, como escola, hospital.... o que será que esses governantes tem na cabeça....
 
João da Silva em 14/08/2013 09:05:52
vcs tinham que investir esse dinheiro na saúde.
O que adianta investir em corredores de ônibus? Eu acho que não adianta nada ,pq se a tarifa ta um absurdo pra quem ganha um salario minimo, já são menos R$165,00 todo MÊS...de desconto só de transporte,quem vive com R$500,00 se tem fazer compra,pagar água e luz, e ainda pagar aluguel. Eu acho que ninguém vive com esse salario néh.
#Só reflita nisso.
 
Douglas Augustto em 14/08/2013 09:04:35
Essa é boa... Só acredito vendo!!!
 
Pedro Gomes em 14/08/2013 09:03:42
Veja bem: são mais de 29 milhões por quilômetro!!!!!!
 
Denise Barzotto em 14/08/2013 09:03:31
R$ 380 milhões em uma coisa totalmente desnecessaria!
existem outras prioridades. fala serio viu!
 
fran Bordon em 14/08/2013 08:49:21
Agora sim, gostei de ver....Campo Grande já está passando da hora de investir em transporte público de qualidade.,agilidade e rapidez...o transito está ficando pesado e se deixarmos a cidade crescer demais, acontecera como em SP, que hoje para investir em metros, gasta-se milhões e as obras são morosas ...causando grandes transtornos aos moradores, milhões são gastos em desapropriação de imoveis e acidentes acontecem sempre

Parabéns aos nossos gestores pela inciativa!!

Célia
 
Célia Ferreira de Araújo em 14/08/2013 08:43:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions