A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

28/12/2015 12:28

Casa do Artesão é interditada após chuva comprometer estrutura do teto

Michel Faustino
Entrada principal da Casa do Artesão foi interditada pelo Corpo de Bombeiros. (Foto: Marcos Ermínio)Entrada principal da Casa do Artesão foi interditada pelo Corpo de Bombeiros. (Foto: Marcos Ermínio)
Estrutura do teto ficou danificado em decorrência das chuvas da última sexta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)Estrutura do teto ficou danificado em decorrência das chuvas da última sexta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)

A Casa do Artesão foi parcialmente interditada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (28) em decorrência dos danos ocasionados pela chuva da última sexta-feira, dia 25, conforme divulgado pelo Campo Grande News. Além disso, o local não possui projeto de segurança contra incêndio e pânico.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Fábio Pereira de Lima, por conta dos riscos, a entrada principal do estabelecimento precisou ser interditada. Somente a entrada lateral, pela Avenida Afonso Pena, está liberada.

Conforme o capitão, os responsáveis pela Casa têm prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, para fazer as adequações necessárias. Neste período, será necessária atualização do projeto de segurança contra incêndio e pânico, que está vencido. Além da interdição, foi aplicada multa de 50 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), o equivalente a R$ 1.092.

A diretora-adjunta da Secretária Estadual de Cultura, Andrea Freire, disse que o problema já havia sido diagnosticado e existe um esforço por parte do governo para fazer a reforma do prédio. Mas que, no entanto, esbarra na falta de recursos.

Conforme Andrea, um projeto que previa a destinação de R$ 250 mil para a revitalização da Casa chegou a ser encaminhado para o Ministério da Cultura, em 2012, mas não “vingou”.

“O objetivo agora é fazer os reparos emergenciais, adequar tudo o que der e depois a gente retomar uma discussão com o Ministério (da Cultura) para fazer uma reforma mais ampla”, disse. A reforma anterior do prédio foi em 2007.

História - A Casa do Artesão de Campo Grande, localizada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Calógera, tem como objetivo principal desenvolver serviços públicos que auxiliem e fomentem as atividades artesanais no Estado de Mato Grosso do Sul.

Construída entre 1918 e 1923 sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquele Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni, a Casa do Artesão foi inaugurada em 1 de setembro de 1975, reinaugurada em 1990 após restauração e revitalização. A edificação é tombada como patrimônio histórico estadual.

A Casa do Artesão de Campo Grande, localizada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Calógera, tem como objetivo principal desenvolver serviços públicos que auxiliem e fomentem as atividades artesanais no Estado de Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcos Ermínio)A Casa do Artesão de Campo Grande, localizada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Calógera, tem como objetivo principal desenvolver serviços públicos que auxiliem e fomentem as atividades artesanais no Estado de Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcos Ermínio)
Bandidos armados com faca usam carro prata para assaltar vítimas
Dois homens armados com faca em um carro prata - com placas HTI-8594 - assaltaram ao menos duas vítimas, na madrugada deste domingo (17), no Bairro C...
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions