A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

11/09/2015 08:49

Chuva supera média em 65% e mês já é o mais chuvoso em 14 anos

Aline dos Santos
Árvore caiu na rua Antônio Maria Coelho. (Foto: Marcos Ermínio)Árvore caiu na rua Antônio Maria Coelho. (Foto: Marcos Ermínio)
No dia 8, chuva totalizou 79,8 milímetros em Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)No dia 8, chuva totalizou 79,8 milímetros em Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)

Campo Grande registrou em dois dias (8 e 11) mais água do que o esperado para todo setembro. Depois da longa estiagem de agosto, a cidade vive uma estação das águas mais intensa para este mês desde 2001.

De acordo com o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão Filho, era esperada precipitação de 78,2 mm (milímetros) em setembro. Contudo a chuva acumulada nos dias 8,9, 10 e hoje totaliza 129,8 mm. Portanto, 65% a mais do que o previsto.

O recorde foi na terça-feira dia 8, quando o tempo chuvoso deu fim à onda de calor. Na ocasião, a precipitação foi de 79,8 mm. Nesta sexta-feira, já foram registrados 48,6 mm de chuva.

Segundo dados do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), setembro de 2001 teve 169 mm de chuva. Entre 2002 e 2014, o maior índice foi de 127 milímetros em 2010. Em relação ao ano passado, as chuvas deste mês em 2014, quando foram 65,8mm, o volume já é 97,2% maior.

Daqui 12 dias, começa a Primavera, que, tradicionalmente, é marcada por tempo chuvoso na cidade. Apesar do volume, a Defesa Civil municipal não registrou ocorrências em relação à chuva das últimas horas. “A chuva foi intensa, mas bem tranquilo. O pessoal está na rua, fazendo monitoramento dos córregos”, afirma o coordenador Alex Barbosa de Lima.

A reportagem localizou uma árvore caída no cruzamento da rua Antônio Maria Coelho e a avenida Calógeras. Ontem, a rajada de vento chegou a 67,7 km na cidade e duas árvores caíram sobre veículos. Uma no cruzamento das ruas Euclides da Cunha e 25 de Dezembro, no Jardim dos Estados atingiu um Cruze. Outra árvore de grande porte causou danos em um Siena, na avenida Fernando Côrrea, em frente ao Horto Florestal.

Gráfico mostra acumulado de chuva em Campo Grande no mês de setembro. Gráfico mostra acumulado de chuva em Campo Grande no mês de setembro.


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions