ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Com 36% da meta atingida, Sesau alerta que campanha de vacinação encerra dia 22

Flávia Lima | 18/05/2015 11:57
Coordenação de campanha espera atingir  meta até sexta-feira. (Foto:Divulgação)
Coordenação de campanha espera atingir meta até sexta-feira. (Foto:Divulgação)

De acordo com dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), apenas 36% da meta de vacinação contra a gripe foram atingidos até o momento na Capital. Quem ainda não buscou imunização, deve procurar os postos de saúde até sexta-feira (22), quando a campanha será encerrada.

A vacinação é destinada aos grupos de risco, que somam 185.592 pessoas. O Ministério da Saúde preconiza a imunização de pelo menos 80% desse público. Até agora foram 67.867 pessoas imunizadas, entre elas 15.901 crianças de seis a menores de cinco anos; 2.606 gestantes e 3.961 trabalhadores em saúde.

A gerente Técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanoaka, alerta sobre a urgência da imunização contra a influenza. “É importante lembrar que a vacina só faz efeito após 15 dias de sua aplicação. A intenção é que a pessoa já esteja imune ao vírus com a chegada do inverno, por isso é importante não deixar para a última hora”, diz.

Cássia lembra ainda que a vacinação é segura e só é contra-indicada para pessoas que tiveram reações alérgicas em doses anteriores ou que tenham alergia a ovos de galinha e seus derivados.

No ano passado, Campo Grande conseguiu superar a meta de vacinar 80% do público-alvo. Os coordenadores da campanha lembram que é importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde devem procurar unidades em que estão cadastrados.

Mesmo as pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se são integrantes de grupos com maior vulnerabilidade às complicações da doença. A Campanha segue em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Nos siga no Google Notícias