ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com baixas nos estoques, Hemosul apela às redes sociais para acionar doadores

No início da semana, o apelo foi pela doação de sangue, hoje, os estoques de plaquetas que estão baixos

Bruna Kaspary | 19/10/2017 11:41
Postagem feita no Facebook do Hemosul (Foto: Divulgação)
Postagem feita no Facebook do Hemosul (Foto: Divulgação)

As redes sociais estão sendo grandes aliados do Hemosul quando se trata de acionar os doadores de sangue. No início da semana, o centro publicou um apelo no Facebook pela doação de sangue, e hoje circula pelo Whatsapp uma mensagem informando o baixo estoque de plaquetas.

"Com a doação de sangue é feita coleta de plaquetas, mas é muito pouco, cerca de 100 ml por bolsa, e uma pessoa que toma plaqueta, normalmente precisa de seis ou sete bolsas", explica o auxiliar de serviços de saúde do Hemocentro, André Luiz Casal Leite.

Há também outra forma de doar, apenas plaquetas, mas essa há algumas restrições além das impostas para doação de sangue. "Normalmente a doação por aférese demora mais tempo do que a de sangue comum, mas não é todo mundo que pode doar assim, somente aqueles que já doam há mais tempo e tem, um bom calibre de veia, normalmente esses casos são detectados por nós mesmos", conclui André.

Segundo André, nesses casos, cada doação pode resultar em até 800 ml de plaquetas doadas. Já que não é possível que qualquer pessoa faça doação por aféreses, quem quiser colaborar com a recuperação do banco de sangue e de plaquetas tem que ficar atento às restrições.

"A doação pode ser feita por pessoas de 16 a 67 anos, mas para quem tem entre 16 e 18, precisa da autorização presencial dos pais, e quem tem entre 65 e 67 anos tem que já ser doador", explica André. Além da idade, é necessário que o doador tenha pelo menos 55 quilos, esteja bem alimentado e estar bem de saúde, sem tomar medicamentos.

Na Capital, os doadores podem ir ao Hemosul de segunda à sexta, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h. É possível fazer doação também na Santa Casa, de segunda a quinta, das 7h às 11 e das 13h às 16h e na sexta das 7h às 13h.

Nos siga no Google Notícias