ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Com cobertores e casacos, público enfrenta frio para acompanhar desfile cívico

Famílias enfrentaram o frio para acompanhar filhos e parentes que participam do evento em Campo Grande

Por Jhefferson Gamarra e Sofia Lupaes | 07/09/2026 09:04
Com cobertores e casacos, público enfrenta frio para acompanhar desfile cívico
Militares perfilados antes do inicio do desfile na Rua 13 de Maio (Foto: Osmar Veiga)

Apesar da manhã fria em Campo Grande, o público começou a chegar cedo à região central para acompanhar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. A programação, que reúne militares, forças de segurança, escolas, entidades civis e autoridades, começou nesta segunda-feira (7) com o hasteamento das bandeiras, o acendimento da Pira e o canto do Hino da Independência.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande celebrou o 7 de Setembro com desfile cívico-militar na região central, reunindo cerca de mil militares, 34 viaturas, escolas e forças de segurança. A programação começou às 8h45 com hasteamento de bandeiras e acendimento da Pira. O governador Eduardo Riedel e autoridades acompanharam a solenidade. Apesar do frio, famílias lotaram arquibancadas para prestigiar recrutas e alunos de colégios cívico-militares participantes do evento.

No início da manhã, o movimento ainda era menor por causa das baixas temperaturas, mas aumentou com o começo da programação. Famílias ocuparam as áreas destinadas ao público e também as arquibancadas montadas ao longo do trajeto. Algumas pessoas chegaram agasalhadas e houve quem levasse cobertores para enfrentar o frio.

A solenidade de abertura ocorreu às 8h45, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio. O momento contou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande, além do acendimento da Pira e do canto do Hino da Independência.

No palanque destinado às autoridades, acompanham a solenidade o governador Eduardo Riedel, o comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), o comandante da Base Aérea de Campo Grande, além de outras autoridades, entre elas Videira, o senador Nelsinho Trad, a senadora Tereza Cristina, o deputado federal Luiz Ovando e o secretário de Governo de Campo Grande, Ulisses Rocha.

Com cobertores e casacos, público enfrenta frio para acompanhar desfile cívico
Palanque com autoridades na concentração do desfile de 7 de Setembro (Foto: Osmar Veiga)

Às 9h, teve início o desfile das entidades civis e escolas pela Rua 13 de Maio. A partir das 10h, está previsto o desfile militar a pé, acompanhado do desfile aéreo. Na sequência, serão realizados os desfiles das Organizações de Segurança Pública e Fiscalização e o desfile motorizado do Exército Brasileiro.

Ao todo, o desfile cívico-militar contará com cerca de mil militares e 34 viaturas.

Família acordou às 3h para prestigiar recruta - Entre as pessoas que chegaram cedo para acompanhar a programação está a costureira Maxceli Borges da Silva, 47 anos. Ela foi ao Centro acompanhada da família para assistir ao primeiro desfile do filho, que é recruta do Exército.

“Na verdade, essa é a primeira vez que eu venho apreciar o meu filho, que é soldado. É a primeira vez que ele está desfilando. Ele é recruta. Aí a gente veio prestigiar o desfile, né? E por causa dele, claro”, contou.

Para conseguir acompanhar o filho, a família começou o dia ainda de madrugada. Maxceli contou que acordou às 3h, horário em que o filho precisava se apresentar no regimento para se preparar para o desfile.

“A gente acordou às três da manhã, porque ele tinha que ir para o regimento para se arrumar. Aí já foi a hora de vir para cá”, relatou.

Com cobertores e casacos, público enfrenta frio para acompanhar desfile cívico
Público agasalhado pronto para acompanhar os desfiles (Foto: Osmar Veiga)

A família saiu da região do Nashville, na saída para São Paulo, e levou cerca de 20 minutos para chegar ao Centro. Quando conversou com a reportagem, Maxceli estava no local havia aproximadamente 40 minutos e aguardava ansiosa pelo momento em que o filho passaria pelo trajeto. “Eu estou ansiosa. Estou ansiosa para ver”, disse.

Ela estava acompanhada da irmã, do sobrinho, do marido e de outros familiares. O filho, segundo ela, deve desfilar por volta das 10h40.

Pai volta ao desfile acompanhado do filho - O assessor parlamentar Antonio Valto Francisco da Silva, 48 anos, também acordou cedo para acompanhar a programação. A relação dele com o desfile começou ainda na época em que serviu ao Exército. Agora, voltou para prestigiar o filho, que participa do desfile pelo projeto Bombeiros do Amanhã e estuda há quatro anos em um Colégio Cívico-Militar.

“Eu quase não venho. Eu vim quando servi o Exército e agora vim com meu filho. Nessa segunda vez, foi no ano passado e esse ano”, contou.

Para Antonio, o perfil do público mudou ao longo dos anos, mas a manhã fria não impediu que famílias fossem ao Centro para acompanhar a programação.

“Cada ano muda mais. Vem menos gente. Antes, era um prazer vir aqui para assistir, né? Mas, de vez em quando, com as coisas que acontecem, as pessoas somem, né? Hoje está frio, mas tem bastante gente. Muita família, né? Família de escola, do Exército. E é bonito, né? Sobre a Independência do Brasil”, afirmou.

Ele contou que acordou às 6h e saiu de carro para chegar ao Centro. Em um dia de feriado, esperava encontrar trânsito mais intenso, mas disse que o deslocamento foi rápido.

“É um feriado, então… Sempre demora para chegar ao Centro, uma meia hora. Hoje a gente fez em 15, 20 minutos”, relatou.

O filho participa do desfile pelo projeto Bombeiros do Amanhã e está no último ano do Colégio Cívico-Militar. Segundo Antonio, ele deve desfilar representando a região do Nova Lima.

Com cobertores e casacos, público enfrenta frio para acompanhar desfile cívico
Estudantes da Cidade dos Meninos durante o desfile na 13 de Maio (Foto: Osmar Veiga)

Militares e forças de segurança participam - O Exército Brasileiro é representado por militares de diferentes organizações que integram o Comando Militar do Oeste, além de organizações militares subordinadas e vinculadas.

Participam da programação a 9ª Região Militar, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, o 3º Grupamento de Engenharia, o 9º Grupamento Logístico, o 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica, o 3º Batalhão de Aviação do Exército, a Base de Administração e Apoio do CMO, o 6º Batalhão de Inteligência Militar e o 9º Batalhão de Polícia do Exército, além do Colégio Militar de Campo Grande.

A programação também reúne organizações de segurança pública e fiscalização, além de instituições civis e escolas.

Com o avanço da manhã, o público aumentou nas proximidades do trajeto. Famílias permaneceram em pé ao longo das ruas e outras ocuparam as arquibancadas, enquanto aguardavam as diferentes etapas do desfile.

Com a solenidade de abertura concluída, a programação segue com a passagem das escolas e entidades civis e, posteriormente, dos militares a pé, o desfile aéreo, as forças de segurança e os veículos do Exército Brasileiro.