Com estoque crítico, Hemosul faz apelo por doações de sangue O-, O+ e A-
Doações podem ser feitas até às 17h desta quarta-feira na unidade da região central
Com os estoques em situação crítica, o Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) fez um apelo à população na tarde desta quarta-feira (6) para doações urgentes de sangue. A unidade precisa, com prioridade, de bolsas dos tipos O-, O+ e A-. Quem puder ajudar tem até às 17h de hoje para comparecer ao hemocentro e realizar a doação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Hemosul faz apelo por doações de sangue O-, O+ e A-. Estoques estão em nível crítico e hemocentro precisa, com urgência, de bolsas dos tipos sanguíneos mencionados. Doações podem ser feitas até às 17h desta quarta-feira (6) na sede do Hemosul, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, Centro de Campo Grande. Interessados devem apresentar documento oficial com foto. Podem doar pessoas de 16 a 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam de autorização. Requisitos incluem pesar mais de 51 kg e não possuir doenças como infecciosas, hematológicas, cardíacas e pulmonares. Apesar da urgência para O-, O+ e A-, todos os tipos sanguíneos são aceitos.
A sede do Hemosul está localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, número 1304, no Centro de Campo Grande. Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG ou CNH.
- Leia Também
- Campanha busca aumentar estoque de sangue e cadastro de doadores de medula
- Professor Carlão fará desafio de 400 km para incentivar doação de órgãos
Pelas regras estabelecidas, podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos. No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado do pai, mãe ou responsável legal. Se o jovem for emancipado, pode doar sozinho, desde que apresente o documento de emancipação; se for casado, a certidão de casamento é suficiente.
Outro ponto importante é que a primeira doação só pode ser feita até os 60 anos. Após essa idade, a doação só é permitida para quem já é doador regular.
Embora o pedido emergencial seja para os tipos O-, O+ e A-, o Hemosul reforça que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.
Os critérios para doar são:
- Pesar 51 kg ou mais;
- Não possuir doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, apresentar convulsões ou ser portador de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como doença de Chagas, hepatite, Aids, sífilis;
- Não ter apresentado sintomas de doenças respiratórias sete dias antes da doação;
- Não ter sido vacinado antes da doação
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.