Com PCC e CV em disputa, MS vai monitorar em tempo real crimes ligados a facções
Portaria prevê integração entre inteligência e delegacias para agilizar apuração de casos ligados a facções

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul vai reforçar a atuação contra as facções criminosas que atuam no Estado. A medida foi oficializada em portaria publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira (6) e prevê uma atuação mais integrada entre os setores de inteligência, departamentos especializados e delegacias da Capital e do interior.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul publicou portaria para reforçar o combate às facções criminosas, integrando setores como Dracco, DIP e DPE. A medida prevê monitoramento em tempo real e centralização de dados. A iniciativa ocorre após aumento da violência, como em Caarapó, onde disputa entre PCC e CV causou cinco mortes em um mês, mais da metade dos nove homicídios registrados no município no primeiro semestre de 2026.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul vai reforçar a atuação contra as facções criminosas que atuam no Estado. A medida foi oficializada em portaria publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira (6) e prevê atuação integrada entre o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), o DIP (Departamento de Inteligência Policial), o DPE (Departamento de Polícia Especializada) e as delegacias da Capital e do interior.
- Leia Também
- Execução de jovem marca 5ª morte violenta em 30 dias em Nova Andradina
- Em 1 mês, guerra de facções faz 5 vítimas em cidade de 30 mil habitantes
A proposta é criar um fluxo único para as investigações envolvendo organizações criminosas, permitindo que as informações circulem com mais rapidez entre as unidades e que as operações sejam planejadas de forma conjunta. O grupo responsável por elaborar esse modelo terá 60 dias para apresentar o plano.
Entre as medidas previstas estão o monitoramento em tempo real de ocorrências relacionadas ao crime organizado, a centralização da extração de dados de celulares e outros dispositivos eletrônicos, além do alinhamento entre as equipes antes da realização de operações policiais. A intenção é evitar retrabalho, otimizar recursos e tornar as investigações mais eficientes.

Na justificativa da portaria, a Polícia Civil afirma que o Estado precisa estar preparado para responder ao avanço e à reorganização das facções criminosas. O texto destaca que crimes ligados a esses grupos não devem ser tratados de forma isolada, mas como parte de uma estrutura maior, que exige troca de informações e atuação coordenada entre diferentes setores da corporação.
A criação do grupo ocorre em meio ao aumento das ações de combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul. Nas últimas semanas, o Campo Grande News acompanhou operações policiais contra facções e uma escalada da violência em cidades da região de fronteira. Em Caarapó, por exemplo, a disputa entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) deixou cinco mortos em um mês.
O número representa mais da metade dos nove homicídios registrados no município durante todo o primeiro semestre de 2026, conforme dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

