ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com salário atrasado, funcionários paralisam atividades na Santa Casa

Funcionários não receberam pagamentos referentes ao mês de janeiro

Luana Rodrigues e Amanda Bogo | 08/02/2017 14:24
Paralisação ocorre no saguão do Pronto Socorro da Santa Casa. (Foto: André Bittar)
Paralisação ocorre no saguão do Pronto Socorro da Santa Casa. (Foto: André Bittar)

Cerca de 50 funcionários do setor administrativo e de enfermagem da Santa Casa de Campo Grande estão concentrados em frente ao Pronto Socorro da unidade desde o início da tarde desta quarta-feira (08). O ato é em protesto contra a falta de pagamento dos salários do mês de janeiro.

De acordo com os funcionários, os valores que deveriam ser depositados no quinto dia útil deste mês ainda não caíram em conta, devido a atrasos no repasse que deveria ter sido feito por parte da Prefeitura ao hospital. Situação que, segundo eles, vem se repetindo há cerca de seis meses.

“É desgastante e humilhante passar por essa situação, tendo em vista que o salário é direito do trabalhador. Hoje, os trabalhadores se sentem ultrajados”, disse, Osmar Gussi, presidente do Sintesaúde MS ( Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Mato Grosso do Sul).

A técnica de enfermagem, Marilda Lima, que trabalha no hospital há oito anos, diz que está revoltada com a situação, porque o problema se repete desde setembro. “Quem trabalha aqui é gente que tem conta para pagar, e o salário nunca chega no 5º dia útil. Trabalhamos aqui sob pressão, muitas vezes sem material e no improviso”, desabafa.

A assessoria de imprensa da Santa Casa confirma que o problema está no atraso do repasse, que deveria ter sido feito pela prefeitura, mas reforça que os atendimentos no hospital não irão parar, apenas ficarão prejudicados, caso haja uma adesão maior por parte dos funcionários.

Procurada, a prefeitura nega que esteja com algum repasse em atraso, já que os valores são pagos a partir do depósito por parte do Fundo Nacional de Saúde. O município afirma ainda que os valores do mês de janeiro serão depositados até o dia 15 deste mês. "Não existe data certa", explica a assessoria de comunicação do município.

Conforme Gussi, a paralisação é por tempo indeterminado, porém nenhum atendimento foi prejudicado até o momento e não há confirmação da quantidade de funcionários que a aderiu.

Já a prefeitura ressaltou que o dinheiro repassado para a Santa Casa é para pagar produtividade (atendimentos realizados).

"Os trabalhadores do hospital não têm vínculo empregatício com a prefeitura. O valor mensal de responsabilidade de recurso municipal é de R$ 4.467.000,00 para a Santa Casa. Foram repassados R$18 milhões referentes ao atrasado de dezembro e o de janeiro deve ser repassado até o dia 15 deste mês", informa.

Nos siga no Google Notícias