ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  30    CAMPO GRANDE 

Capital

Com torre de 12 metros, policiais ganham centro para treinamento tático

Centro de Treinamento foi inaugurado hoje no Garras e a estrutura permite criar cenas de operações policiais

Por Alana Portela e Mariana Rodrigues | 05/03/2021 12:39
Torre de rapel para treinamento tático dos policiais de Mato Grosso do Sul. (Foto: Paulo Francis)
Torre de rapel para treinamento tático dos policiais de Mato Grosso do Sul. (Foto: Paulo Francis)

Com 12 metros de altura, os policiais de Mato Grosso do Sul ganharam a maior torre de rapel do Centro-Oeste para atividades de treintamento tático em Campo Grande. A estrutura foi inaugurada hoje (5), junto com o Centro Treinamento e Outorga da Moeda Comemorativa, na sede do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros).

Os cenários podem ser montados e mudados durante o treinamento dos policiais. A proposta é criar ambientes diferentes para aperfeiçoar a capacitação dos profissionais.

“Conseguimos diversas formatações, dessa forma, o policial não decora o que vai fazer. Cada vez que entrar no local, encontrará um ambiente diferente, elevando o nível dos operadores”, explica o delegado titular do Garras, Fábio Peró.

Cenário com bonetos e cadeiras. (Foto: Paulo Francis)
Cenário com bonetos e cadeiras. (Foto: Paulo Francis)

Com a estrutura, agora é possível montar cenários que simulem um ambiente de operação policial. Com corredores, salas pequenas e torre de rapel com muro para escalada, os policiais poderão aperfeiçoar participando dos treinamentos.

A torre de rapel permitirá ainda um treino ainda mais intenso, para possíveis cenas que podem ocorrer durante ação policial. Além disso, também estão disponíveis armas de airsoft para simular confrontos diretos.

Conforme o delegado, esse é o primeiro centro modular do país e o projeto foi elaborado pelos próprios policiais. “Pesquisaram sobre centro de treinamento e através essas pesquisas, conseguiram chegar nesse”, comenta Peró, referindo-se ao espaço em inauguração.

Corredor que dá acesso aos cenários de treinamento. (Foto: Paulo Francis)
Corredor que dá acesso aos cenários de treinamento. (Foto: Paulo Francis)

Atualmente, apenas 18 policiais têm esse tipo de treinaento tático no Estado, de acordo com o delegado. Isso porque antes, tinham que sair de Mato Grosso do Sul para receber formação que a partir de hoje, já pode ser feita em Campo Grande.

Delegado Fábio Peró esteve na inauguração. (Foto: Paulo Francis)
Delegado Fábio Peró esteve na inauguração. (Foto: Paulo Francis)

O delegado relata também que seis estados brasileiros já pediram o projeto da base de treinamentos da Capital para também implantarem a estrutura. Ainda conforme  Fábio Peró, o local poderá ser usado por todos os policiais do Estado.

O Centro de Treinamento é um investimento do governo do Estado, com apoio de parceiros que ajudaram com doações e instalação do projeto.

O titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, esteve na inauguração e comenta sobre a estrutura. “É referência em capacitação tática para policiais”.

Promessa – Durante o evento o secretário  comentou que até o próximo ano, 590 viaturas deverão ser entregues pelo Governo do Estado tanto para Corpo de Bombeiros quanto para Polícia Militar e Polícia Civil.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário