ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com UPA's lotadas, ambulâncias perambulam atrás de vagas

Unidade do Corpo de Bombeiros chegou no posto de saúde do bairro Coronel Antonino e precisou seguir para outro local

Yarima Mecchi | 17/03/2017 12:17
Ambulância do Samu na UPA Coronel Antonino. (Foto: Yarima Mecchi)
Ambulância do Samu na UPA Coronel Antonino. (Foto: Yarima Mecchi)

Com a lotação nas UPA's (Unidade de Pronto Atendimento) as ambulâncias de Campo Grande ficam percorrendo a cidade em busca de atendimento para os pacientes socorridos nas ruas. Na manhã desta sexta-feira (17) uma unidade do Corpo de Bombeiros chegou no posto de saúde do bairro Coronel Antonino e precisou seguir para outro local.

A ambulância já estava a caminho da unidade quando a Central de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi informada que o setor de urgência do posto de saúde estava lotado, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Educação).

Por meio de nota, a assessoria informou que não houve tempo de avisar sobre a lotação. "Não houve tempo hábil para informar os profissionais socorristas que a unidade estava lotada e ao chegaram no local foram redirecionados para outra unidade", diz a nota.

A UR (Unidade de Resgate) do Corpo de Bombeiros precisou seguir para o UPA do bairro Vila Almeida. É comum ambulâncias terem que procurar outras unidades por conta da superlotação nas áreas de urgência e emergência dos postos de saúde de Campo Grande.

Durante a manhã de hoje a reportagem do Campo Grande News foi ao posto de saúde e pode notar que a fila de espera para atendimento estava muito grande, tanto para consulta com clinico geral quanto para pediatras.

Ao todo a unidade tem 30 leitos, sendo três leitos urgência e emergência, na ala vermelha; cinco leitos na estabilização, ala amarela; sete leitos infantis, sete masculinos e oito femininos.

Corredor da pediatria estava lotado. (Foto: Yarima Mecchi)
Corredor da pediatria estava lotado. (Foto: Yarima Mecchi)

Quem precisa do atendimento sofre com lotação e aguarda horas na espera. Moradora do bairro Jardim Noroeste, Fernanda dos Santos, 29 anos, procura a unidade do Coronel Antonino por considerar melhor que a unidade do bairro Tiradentes, mais próxima de sua casa.

"Essa é a melhor UPA, nos outros é muito ruim. Tem vez que não é atendido. Eu estou com dor de estômago e não consigo comer nada. Achei melhor vir aqui e esperar, mesmo lotado", disse.

Com uma filha de 3 anos, Katelyn Borges, de 26 anos, se deslocou do bairro Estrala Dalva atrás de pediatra. "O mais perto de casa é o do bairro Nova Bahia, mas não tem pediatra, só aqui, no Vila Almeida e no Universitário".

De acordo com a Sesau, são seis consultórios clínico adulto e seis consultórios pediátricos, ao todo 11 médicos estavam no plantão. A secretaria explica que os pacientes são atendidos conforme a gravidade.


"A informação é de que havia uma alta demanda de pacientes em estado grave o que, reflete no atendimento dos pacientes classificados como azul ou verde e que necessitam apenas de atendimento ambulatorial. Nos casos ambulatoriais, a recomendação é que o paciente procure uma unidade básica de saúde", diz a nota.

Nos siga no Google Notícias