A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

28/01/2011 13:44

Conselho Tutelar Norte atende apenas pelo telefone durante uma semana

Aline Queiroz e Fabiano Arruda

Conselheiros estão em capacitação para nova seleção de profissionais

Conselheiros tutelares fizeram capacitação que faz parte do processo da nova seleção. (Foto: João Garrigó)Conselheiros tutelares fizeram capacitação que faz parte do processo da nova seleção. (Foto: João Garrigó)

Conselheiros tutelares que atuam na região Norte fizeram durante toda a semana uma capacitação que faz parte do processo da nova seleção para contratação de profissionais. Na sede do Conselho Tutelar Norte, as portas estão fechadas e um cartaz anuncia apenas que o prédio está fechado.

A conselheira tutelar Ana Paula Costa afirma que os atendimentos estão feitos, porém, as pessoas que procuram atendimento precisam telefonar para o número do plantão, que recebe até ligações a cobrar.

De acordo com Ana Paula, o número não pode ser divulgado na imprensa, no entanto, todas as pessoas que vão ao prédio sabem para onde ligar.

Ela afirma que também há um atendente para informar o número no local.

No entanto, não foi o que aconteceu com uma mulher que encontrou em contato com nossa reportagem ontem, no fim da tarde.

Ela, que preferiu não se identificar, revelou que saiu do bairro Nova Lima e, ao chegar no Conselho Tutelar Norte, que fica no bairro Aero Rancho, não consegui atendimento.

Segundo Ana Paula, tanto o MPE (Ministério Público Estadual) quanto o juizado foram comunicados da mudança no atendimento.

A previsão é de que os conselheiros voltem a atender na sede na próxima semana.

Processo - O Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares em Campo Grande, que tem cinco etapas, foi instaurado no dia 2 de dezembro.

Os candidatos participam do curso preparatório de formação com avaliação eliminatória. As vagas são preenchidas de acordo com a ordem de classificação na eleição, respeitando a disponibilidade de vagas de cada Conselho Tutelar.

Nesta semana, os candidatos participaram do curso básico de informática com avaliação. Na próxima etapa, de 7 a 11 de fevereiro, os concorrentes participam de entrevista, avaliação profissional e psicológica.

Após essa fase, serão escolhidos os candidatos de acordo com a classificação. Os 15 mais votados, e escolhidos por meio de votação em urnas eletrônicas, serão considerados eleitos. Os 30 seguintes, respectivamente pela ordem de classificação, ficarão como suplentes.

A posse dos eleitos para os Conselhos Tutelares está prevista para o dia 25 de abril. O conselheiro tutelar está sujeito a regime de dedicação integral.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...


Muito bem Adriano. Acredito q as pessoas antes de criticar, tem q tomar conhecimento do q se fala. Por q não procuram saber sobre o Conselho Tutelar primeiro? Por q não vão até o local pra saber a realidade deles. E outra: temos 2 conselhos em C. Grande, os outros 4 q n vão participar n podem atender tbm? Pensem nisso!!!!!!
 
Mariena Souza em 29/01/2011 05:52:02
Por que não se investe na prevenção para que se reduza a demanda no Conselho, pela lei é dever da Família, Estado e Sociedade zelar pela Criança e Adolescente.
 
Adriano Vargas em 28/01/2011 09:58:52
Antes de deixar chegarmos a precisar do Conselho Tutelar, cade que alguém fiscaliza o cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente, a Sociedade DEVERIA, ter isso como prioridade como diz a lei, nao só a familia e o Estado todo mundo foge da responsabilidaes e depois exige direitos.
 
Adriano Vargas em 28/01/2011 07:37:33
Antes de culpar os Conselheiros alguém já questionou se o poder municipal, responsavel pelo Conselho Tutelar, dá a estrutura necessária para o atendimento, se o Estado pensou que eles tem o direito a reeleição garantida pelo Estatudo da Criança e Adolescente e deveria prover substitutos, alias nem suplente pra vaga há pq ninguem quer.
 
Adriano Vargas em 28/01/2011 07:33:18
O conselho tutelar e criado para dever e garantir o direito da criança e do adolescente perante o que rege o estatuto da criança e do adolescente, não para ficar fecho e fazer atendimento por telefone aonde a população não tem acesso! que verganha para a populaçao de Campo Grande/MS.
 
Maria da silva em 28/01/2011 06:52:31
O Conselho Tutelar foi criado para garantir a efetividade dos direitos da criança e do adolescente, e deve funcionar de forma contínua e com plantões, mas como se observa na reportagem não é isso que está ocorrendo. Os (as) Conselheiros (as) se dão ao luxo de atender à população somente quando os convêm, deixando sem atendimento pessoas que praticamente atravessam a cidade de norte a sul para buscar atendimento. Quem fiscaliza o funcionamento dos Conselhos Tutelares deve tomar alguma providência, pois a população não pode ficar a mercê de pessoas que não cumprem com suas obrigações, pois os Conselheiros só estão lá porque foram eleitos pela população.
 
Clóvis Beviláqua em 28/01/2011 03:42:40
É uma falta de respeitos, dignidade e cidadania ao cidadão, ficar fechado a semana inteira não ser divulgado na impressa.
 
marcia de Oliveira em 28/01/2011 03:21:14
É importante ressaltar que nem todos os conselheiros são candidatos a eleição, assim não necessiatndo estar fechado completamente, é uma vergonha não ser divulgada na midia o horario dos conselhos, acho uma falta de respeito com os cidadãos.
 
Jurandir Carlos Nogueira em 28/01/2011 02:36:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions