ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Consulta Única abre agendamento para atendimentos itinerantes em ginecologia

Flávia Lima | 02/02/2015 08:05
Ônibus tem até sala para pequenas cirurgias. (Foto:Divulgação)
Ônibus tem até sala para pequenas cirurgias. (Foto:Divulgação)

O Projeto Consulta Única, uma parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) com o Projeto de Prevenção do Câncer, do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, já abriu calendário de agendamento para as consultas itinerantes para o mês de fevereiro. O serviço móvel de atendimento (SMA) em ginecologia tem capacidade para 80 atendimentos por dia. O ônibus (SMA) se desloca até a UBSs (Unidades Básicas de Saúde) conforme cronograma de atendimento oferecendo toda a estrutura de um consultório com sala de pequena cirurgia, de mamografia digitalizada e de coleta de preventivo.

O trabalho consiste em prevenir o câncer do colo do útero e da mama, a fim de dar atenção especial às famílias com maior vulnerabilidade social. São disponibilizados três médicos ginecologistas, um ultrassonografista, enfermeiras e psicólogas. A equipe realiza triagem para consultas, coleta de preventivo, ações educativas, orientação e encaminhamento para planejamento familiar.

Todas as consultas devem ser previamente agendadas pessoalmente na unidade onde o atendimento acontecerá, conforme cronograma estabelecido pelo Projeto. É preciso levar o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Em 2011, mais de cinco mil mulheres morreram em decorrência da doença. Casos diagnosticados precocemente, se tratados adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

Serviço

Informações sobre o Projeto Consulta Única e o cronograma de agendamento e atendimento você confere clicando aqui ou pelo telefone 3301-4389.

Nos siga no Google Notícias