A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Janeiro de 2018

02/02/2015 08:05

Consulta Única abre agendamento para atendimentos itinerantes em ginecologia

Flávia Lima
Ônibus tem até sala para pequenas cirurgias. (Foto:Divulgação)Ônibus tem até sala para pequenas cirurgias. (Foto:Divulgação)

O Projeto Consulta Única, uma parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) com o Projeto de Prevenção do Câncer, do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, já abriu calendário de agendamento para as consultas itinerantes para o mês de fevereiro. O serviço móvel de atendimento (SMA) em ginecologia tem capacidade para 80 atendimentos por dia. O ônibus (SMA) se desloca até a UBSs (Unidades Básicas de Saúde) conforme cronograma de atendimento oferecendo toda a estrutura de um consultório com sala de pequena cirurgia, de mamografia digitalizada e de coleta de preventivo.

O trabalho consiste em prevenir o câncer do colo do útero e da mama, a fim de dar atenção especial às famílias com maior vulnerabilidade social. São disponibilizados três médicos ginecologistas, um ultrassonografista, enfermeiras e psicólogas. A equipe realiza triagem para consultas, coleta de preventivo, ações educativas, orientação e encaminhamento para planejamento familiar.

Todas as consultas devem ser previamente agendadas pessoalmente na unidade onde o atendimento acontecerá, conforme cronograma estabelecido pelo Projeto. É preciso levar o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Em 2011, mais de cinco mil mulheres morreram em decorrência da doença. Casos diagnosticados precocemente, se tratados adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

Serviço

Informações sobre o Projeto Consulta Única e o cronograma de agendamento e atendimento você confere clicando aqui ou pelo telefone 3301-4389.

Moradora escuta pedido de ajuda e encontra homem baleado
Um jovem de 21 anos foi socorrido após ser atingido por um tiro na madrugada deste sábado (19) em Campo Grande. Mesmo ferido, a vítima, identificada ...
Marquinhos vistoria obras da prefeitura da Capital na região da Coophasul
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) deve dedicar a manhã de sábado à vistoria de obras e serviços em Campo Grande. Seu primeiro compromisso oficial será...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions