ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Depois de três anos, Santa Casa de Campo Grande volta a transplantar córneas

Desde dezembro de 2013 o hospital não tinha habilitação para realizar o procedimento

Lucas Junot | 21/03/2017 17:01
Com a volta dos transplantes de córneas, o maior pronto socorro de Mato Grosso do Sul passará a receber os pacientes de urgência e emergência de todo o Estado (Foto: Divulgação)
Com a volta dos transplantes de córneas, o maior pronto socorro de Mato Grosso do Sul passará a receber os pacientes de urgência e emergência de todo o Estado (Foto: Divulgação)

Depois de três anos sem realizar transplantes de córneas, a Santa Casa de Campo Grande operou seu primeiro paciente na última quinta-feira (16). A retomada, no entanto, só foi divulgada nesta terça-feira (21). Desde dezembro de 2013 o hospital não tinha habilitação para realizar o procedimento.

Fermino Rodrigues Dias, de 54 anos, morador de Rio Brilhante – cidade distante 163 quilômetros da Capital, sofreu um trauma no olho esquerdo quando talhava um pedaço de bambu. Uma lasca foi lançada em seu olho, o que causou contaminação na vista e evoluiu para uma úlcera de córnea causada por fungo, um grave problema oftalmológico que consiste na destruição do tecido da córnea, comprometendo completamente a visão.

Foram dez dias de tratamentos para tentar conter a ação do fungo, até que houve uma perfuração na área comprometida fazendo com que o paciente precisasse passar por uma cirurgia de emergência.

De acordo com a diretora do banco de olhos da Santa Casa, Cristiane Bernades, essa foi uma cirurgia mais complexa, por conta da gravidade em que se encontrava o olho do paciente e o procedimento foi a melhor opção. “Em um contexto geral a cirurgia foi bem tranquila, só tínhamos que ter mais cuidados por conta da grande lesão. Nós contamos com o apoio da equipe da cirurgia geral para nos auxiliar caso houvesse alguma intercorrência”, relata a médica. A cirurgia durou cerca de uma hora e meia. Fermino Rodrigues está em recuperação.

Com a volta dos transplantes de córneas, o maior pronto socorro de Mato Grosso do Sul passará a receber os pacientes de urgência e emergência de todo o Estado e também agendará cirurgias eletivas.

Nos siga no Google Notícias