ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Atropelamento de crianças tem se tornado frequente na Capital

Paula Vitorino | 05/05/2011 12:04

Em quatro meses, foram cinco atropelamentos, sendo o último nesta quinta-feira

Menino de 9 anos morreu atropelado no Jardim Montevidéu. (Foto: João Garrigó)
Menino de 9 anos morreu atropelado no Jardim Montevidéu. (Foto: João Garrigó)

Desde fevereiro deste ano, ao menos cinco crianças foram atropeladas em Campo Grande. Dentre as vítimas, três morreram e a maioria envolveu caminhões. Os acidentes aconteceram em vias diversas, o que evidência que o problema não é especifico de um único bairro, mas está se tornando cada vez mais freqüente em pontos variados da Capital.

No dia 2 fevereiro, um menino de 11 anos morreu após ser atropelado por um caminhão na Vila Eliane. Outro garoto, de apenas 6 anos, morreu após ser colhido por um veículo de passeio, no bairro TV Morena, no dia 7 de abril.

Já no dia 25 do mesmo mês, a vítima foi uma menina, também de 6 anos, que foi atropelada por um caminhão no bairro Tiradentes e teve traumatismo craniano. Dois dias após, no dia 27 de abril, um menino de 9 anos morreu após ser atropelado também por caminhão, no Jardim Montevidéu.

Na manhã desta quinta-feira (5), por volta das 7h, a vítima foi uma menina de 7 anos. O acidente aconteceu em frente ao condomínio em que ela havia se mudado há pouco tempo, na Avenida Tamandaré, entre as ruas Tietê e Délia - Vila Planalto.

A garota está em estado grave e foi levada pelo Corpo de Bombeiros para a Santa Casa. Ela apresenta cortes no rosto e fraturas na perna esquerda.

De acordo com testemunhas, a menina estava indo para a Escola Municipal, que fica há três quadras do local, quando foi atingida por uma motocicleta. O condutor era um adolescente de 16 anos, que seguia em alta velocidade pela Tamandaré, sentido bairro-centro.

“Ela estava atravessando a rua junto com uma outra menina, que aparentava ser um pouco mais velha. Pelo que deu pra perceber, no meio da travessia ela se assustou com a moto e quis voltar para a calçada, mas foi atingida. O motociclista vinha muito rápido e atingiu com tudo a menina. Ela voou e caiu no chão, depois eu não quis mais ver nada. Foi bem feio”, detalha o padeiro Aldo Penze de Souza, de 46 anos.

Ele estava em frente a padaria que trabalha, que fica na esquina do local do acidente, e presenciou o atropelamento.

Já o vizinho do condomínio, Fabiano Barbosa, de 31 anos, conta que a mãe da garota desmaiou ao ver a filha sendo socorrida pelos bombeiros. “Foi um tumulto aqui na frente. As pessoas ficaram assustadas com o que aconteceu. Da minha casa ouvi o barulho, mas não achei que tinha sido com uma criança”, diz.

Sem faixa de segurança, avó aproveita brecha no trânsito para atrevessar. (Foto: João Garrigó)
Sem faixa de segurança, avó aproveita brecha no trânsito para atrevessar. (Foto: João Garrigó)

Sinalização - A principio, o acidente desta manhã foi provocado pela imprudência do motociclista, que seguia sem habilitação e em alta velocidade. No entanto, os moradores da região denunciam que falta sinalização na via.

A aposentada Edite Ribeiro Terra, de 75 anos, explica que a Avenida Tamandaré e a Rua Tietê servem de ligação para diversos bairros vizinhos, como a Vila Sobrinho, Santo Amaro e Coophatrabalho.

“Tem movimento nesse cruzamento. È ônibus, caminhão, carro, moto o dia inteiro. As pessoas passam por aqui para irem para outros bairros, é uma ligação. E a Tamandaré virou uma pista, sem quebra-molas e sinaleiro”, diz.

Ela reivindica a instalação “urgente de um semáforo no cruzamento”. Além das vias serem apontadas como ligação para vários bairros, um hipermercado e uma escola próximas do local também são responsáveis pela grande quantidade de pedestres na região.

Diariamente, a aposentada Nirce Ortega, de 63 anos, enfrenta o desafio de atravessar a Tamandaré com os dois netos, um de 4 anos e a menina de 7 meses.

“Tenho medo, a gente grudado na mão desse maior de 4 anos. É comum acidentes por aqui, as pessoas não respeitam mesmo”, diz.

Em menos de uma hora, a reportagem flagrou ultrapassagens proibidas no local, além do grande fluxo de veículos, sendo a maioria em alta velocidade.

Há menos de duas quadras, em frente ao hipermercado, foi instalado um semáforo.

Nos siga no Google Notícias