A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

27/10/2014 16:03

Dia de Finados deve levar 80 mil aos cemitérios da Capital no domingo

Filipe Prado
O casal Ivanda e Marcelino Pereira realizaram a limpeza do jazigo dos parentes (Foto: Alcides Neto)O casal Ivanda e Marcelino Pereira realizaram a limpeza do jazigo dos parentes (Foto: Alcides Neto)

Faltando menos de uma semana para o Dia de Finados (2), os campo-grandenses já iniciaram a limpeza nos túmulos dos três cemitérios públicos da Capital. Para as homenagens, haverá horários diferenciados para os visitantes, missas e até shows. Cerca de 80 mil pessoas devem visitar os cemitérios no próximo fim de semana.

O administrador dos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro), Milton Taíra, assegurou que cerca de 60 mil passaram pelos locais no domingo, que já estão nos retoques finais. “Nós pintamos as capelas e fizemos toda a limpeza”, alegou.

Nesta segunda-feira, os campo-grandenses começaram a limpar os cemitérios. A autônoma Gilda de Oliveira, 49 anos, percorre o Santo Amaro há 10 anos para homenagear o marido e o filho.

“Essa é uma forma de agradecimento. É uma forma de amor. Não é porque eles não estão mais aqui, que nós vamos esquecê-los”, apontou a autônoma. Para ajudar na limpeza, toda a família se uniu.

Ivanda Pereira, 73, e o marido Marcelino Pereira, 79, fazem a limpeza há 28 anos, desde que os pais dela morreram. Sozinhos, os dois fizeram uma limpeza “reforçada” no túmulo do casal. “É para demonstrar carinho, amor e retribuir tudo o que eles fizeram”, assumiu Ivanda.

Além da limpeza, muitos usam a semana que antecede o dia de finados para reformar os jazigos. “Nós viemos azulejar o túmulo e limpar também, mas não é só neste dia que limpamos, em outras datas também”, comentou a inspetora Neuza Rodriguez Infran, 63.

Programação – Para os dias de Finados, os cemitérios públicos da Capital abrirão mais cedo, a partir das 5h da manhã, sem horário para fechamento, conforme o administrador. Além de guias para os visitantes acharem os jazigos, ambulâncias serão disponibilizadas para apoio.

No Cemitério Parque das Primaveras, a expectativa é de cerca de 30 mil visitantes entre às 6h até as 20h, horário de funcionamento.

A programação no Jardim das Palmeiras será mais intensa, com a expectativa de 10 mil a 12 mil visitantes. Os portões serão abertos às 7h30, com alvorada com musicistas. Depois haverá três missas, ás 9h, 9h50 e 10h30. Até o fechamento, às 17h, haverá várias apresentações de bandas musicais e corais.

Há 10 anos Gilda realiza a limpeza com forma de agradecimento (Foto: Alcides Neto)Há 10 anos Gilda realiza a limpeza com "forma de agradecimento" (Foto: Alcides Neto)
A família de Neuza aproveitou para azulejar os túmulo da mãe (Foto: Alcides Neto)A família de Neuza aproveitou para azulejar os túmulo da mãe (Foto: Alcides Neto)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions