ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Discussão do plano diretor terá maratona de 76 reuniões até julho

Aline dos Santos | 16/06/2017 11:45
Cidade terá nova etapa de debates sobre os planos para a próxima década. (Foto: Marcos Ermínio)
Cidade terá nova etapa de debates sobre os planos para a próxima década. (Foto: Marcos Ermínio)

Com 76 reuniões, começa na próxima segunda-feira (dia 19) uma maratona de encontros com a população para discutir o plano diretor de Campo Grande, documento que planeja a cidade pelos próximos dez anos.

Em tese, o projeto de lei deveria ter sido aprovado até outubro de 2016. Contudo, a minuta foi suspensa na Justiça após reclamações de que a proposta previa criação de taxa, ampliação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Progressivo e a prefeitura “dona” de todos os terrenos da cidade.

Agora, será aberta a discussão com os moradores. As primeiras reuniões acontecerão nos bairros Bela Vista, São Bento, Itanhangá (Escola Bilíngue Harmonia) e Vila Carvalho (Escola Bernardo Franco Baís), entre 18h30 e 20h30 do dia 19. A maratona nos 74 bairros e dois distritos – Anhanduí e Rochedinho - só terminará em 28 de julho. O cronograma pode ser conferido aqui

O Estatuto das Cidades estabelece que a participação direta dos moradores é fator fundamental na reformulação da legislação que ordena o crescimento das cidades. Após a maratona de reuniões, técnicos da prefeitura, em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), vão formatar o projeto de lei de revisão do plano.

Diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Berenice Maria Jacob Domingues afirma que o projeto deve ser encaminhado até o mês de novembro para a Câmara Municipal.

“Vamos aproveitar as sugestões elaboradas pela sociedade e pelas entidades de classe para construir um projeto de lei que contemple os sonhos e as aspirações da maioria, criando um ambiente de desenvolvimento sustentável para Campo Grande das próximas décadas”, afirma Berenice em entrevista ao site da prefeitura.

Na próxima segunda-feira, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) fará, a partir das 10h, reunião de lançamento da retomada da elaboração do plano diretor. Campo Grande tem perímetro urbano de 35.903,52 hectares, sete regiões urbanas, 74 bairros e 743 parcelamentos.

Nos siga no Google Notícias