ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Dois municípios estão aptos a receber verbas para promover igualdade racial

Flávia Lima e Leonardo Rocha | 27/07/2015 12:11
Vice-governadora Rose Modesto, governador Reinaldo Azambuja e ministra Nilma Gomes (dir.), durante solenidade de assinatura de programa social (Foto:Marcos Ermínio)
Vice-governadora Rose Modesto, governador Reinaldo Azambuja e ministra Nilma Gomes (dir.), durante solenidade de assinatura de programa social (Foto:Marcos Ermínio)

Em Mato Grosso do Sul, apenas os municípios de Bataguassu e Corumbá estão aptos a receber recursos do governo federal para serem aplicados em políticas de promoção da igualdade racial, além do governo do Estado, através da Sedhast (Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

Conforme explicou a ministra Nilma Lino Gomes, que participou na manhã desta segunda-feira (27), em Campo Grande, da assinatura de adesão ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial, para se candidatar aos recursos, é preciso que a cidade tenha uma estrutura já organizada, como um conselho ou uma coordenadoria voltados para a realização de projetos na área.

Como os dois municípios contam com essa base, poderão enviar projetos que serão analisados pela União quanto a viabilidade. O total de recursos para o programa será de R$ 4,5 milhões. De acordo com a vice-governadora e secretária estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, tanto o governo quanto os municípios irão reivindicar o teto máximo, que é de R$ 1,2 milhão.

Segundo Rose Modesto, o objetivo é utilizar a verba na qualificação de gestores estaduais e municipais, para eles se tornem aptos a gerir projetos no setor. Inclusive, ela lembrou que na Casa de Assistência Social, lançada este ano, terá um espaço dedicado a realização desses cursos de capacitação.

A vice-governadora ainda ressaltou, durante a solenidade de assinatura, que desde o início do seu mandato, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vem se preocupando com as minorias sociais, tanto que criou subsecretarias para as mulheres, juventude, indígenas e negros. "As pessoas precisam ter oportunidade e isso passa por educação de qualidade e projetos, tanto do Estado quanto do município", afirmou.

Para o governador Reinaldo Azambuja, o investimento em políticas de igualdade racial são essenciais devido ao grande número de ataques e preconceito que a população vem sofrendo nos últimos anos. Em sua fala, ele lembrou da discriminação sofrida pela jornalista da Rede Globo, Maria Júlia Coutinho, nas redes sociais. "Ainda existe muito preconceito. Se fazem isso com uma personalidade nacional, imagine como tratam os mais humildes", pontuou.

O governador ressaltou ainda que espera fortalecer as ações de igualdade racial a partir de 2016, com a adesão de mais municípios do Estado ao programa.

O mesmo pensamento tem a ministra Nilma Gomes, pretende passar em todos os estados, pedindo a adesão das prefeituras ao serviço, que começou a se organizar em 2014 quanto as questões técnicas e que a partir de 2015 irá funcionar na prática. "Vou passar em todos os estados para conversar com as comunidades, sociedade e gestores para conhecer as demandas de cada localidade", explicou.

Nilma Gomes disse que a parceria entre o governo federal, estados e municípios vai garantir projetos voltados para a área de educação, capacitação e empreendedorismo nas comunidades negras, além de fortalecer os órgãos já existentes.

"A agressividade na internet demonstra que estamos ocupando espaços importantes e não podemos ter desesperança porque a situação nos séculos passados eram de navios negreiros e o povo negro sob chibata. Hoje já conquistamos muito e temos que avançar", finalizou.

Nos siga no Google Notícias