ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Dono da Ciclo Ribeiro tratou covid em casa: "Não queria ficar no hospital"

Clemênio Frutuoso Ribeiro morreu aos 67, depois de ter contraído covid; família lembra de legado empreendedor

Silvia Frias e Liniker Ribeiro | 10/07/2021 09:52
Velório do empresário Clemêncio Ribeiro, no cemitério Jardim das Palmeiras (Foto: Paulo Francis)
Velório do empresário Clemêncio Ribeiro, no cemitério Jardim das Palmeiras (Foto: Paulo Francis)

No velório do empresário Clemênio Frutuoso Ribeiro, 67 anos, as principais lembranças eram as reuniões familiares e o espírito empreendedor. Ribeiro morreu ontem, em decorrência de complicações da covid-19.

O corpo do empresário está sendo velado no Cemitério Jardim das Palmeiras e será sepultado daqui a pouco, às 10h.

A informação de familiares é que Ribeiro estava em tratamento com o cardiologista João Jackson Duarte, defensor do tratamento precoce contra a covid. O empresário não gostava de hospital e sempre tinha receio de procurar o auxílio.

Daniel trabalho por décadas com empresário: "Um pai para mim"
Daniel trabalho por décadas com empresário: "Um pai para mim"

Ribeiro foi diagnosticado com covid-19 no dia 12 de junho e, por 15 dias, optou pelo tratamento em casa, utilizando oxigênio. Dois dias depois do período de isolamento, quando estava se sentindo melhor, teve que ser internado por conta de diverticulite (doença intestinal, marcada pela inflamação na parede interna do intestino), passando por cirurgia. Naquela mesma semana foi intubado, mas não resistiu e morreu ontem à noite.

“Ele sempre foi exemplo de pai, sempre tentou ensinar as coisas corretas, era dedicado aos negócios, 51 anos de mercado e vamos continuar o legado dele”, disse o filho, Gleison Cleber de Andrade Ribeiro, 43 anos.

O outro filho, Jeferson Cachoeira Andrade, 35 anos, disse que o pai fazia questão de reunir a família todo sábado e o Natal era sagrado, com todos juntos na celebração. “Ele que arrumava a ceia e cozinhava”, disse. O filho lembra que o pai era resistente a procurar ajuda médica. “Ele estava em home care e não queria ficar no hospital, sempre teve receio de médico e não gostava de ir”.

Emocionado, disse que agora a missão é manter o legado empreender de Ribeiro.

Jeferson lembrou que pai fazia questão de reunir família (Foto: Paulo Francis)
Jeferson lembrou que pai fazia questão de reunir família (Foto: Paulo Francis)

A nora, Fernanda Mendes, 30 anos, disse que o empresário sempre tomou cuidado para evitar infecção pela covid, principalmente no comércio dele, o Ciclo Ribeiro. “Não deixava ninguém ficar sem máscara na loja, sempre com álcool, toda proteção”.

Segundo Fernanda, ele havia se imunizado com vacina há 45 dias, período em que já havia tomado a segunda dose. “Há duas semanas ele perdeu a sogra e nem soube”.

Para o gerente Daniel de Oliveira, 48 anos, fica a lembrança do chefe e amigo. Ele lembra que começou na Ciclo Ribeiro com montador, aos 18 anos de idade. “É um cara que foi um pai para mim, sempre me ajudou, tudo que conquistei foi lá; era um brincalhão, pessoa alto astral”.

Clemêncio Ribeiro fez tratamento em casa contra covid, mas precisou ser internado (Foto/Arquivo)
Clemêncio Ribeiro fez tratamento em casa contra covid, mas precisou ser internado (Foto/Arquivo)

Trajetória - Natural de Rochedo, o empresário ficou conhecido na Capital por fundar a Ciclo Ribeiro, uma das mais antigas lojas de bicicletas de Campo Grande. Clemêncio foi presidente da Associação dos Ciclistas Amadores de Mato Grosso do Sul e também vereador de Campo Grande, por três mandatos, de  2001 a 2012. Em 2016 ele tentou voltar à política, mas na ocasião acabou sendo derrotado.

Irreverente, Ribeiro sempre aparecia em vídeos postados no Instagram de sua loja, repetindo o bordão "Alô, minha gente. Aqui quem fala é o Ribeiro da Ciclo Ribeiro". A imagem de uma onça correndo atrás de um ciclista também virou marca registrada da loja, que desde o lançamento ostenta o slogan "A Fera que Nasceu no MS”.

Nos siga no Google Notícias