A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

10/07/2012 11:35

Dono diz ter amarrrado cão a moto porque CCZ não foi buscar animal

Francisco Júnior e Paula Maciulevicius
Vilson diz que animal era bem cuidado na casa. (Foto: Minamar Júnior)Vilson diz que animal era bem cuidado na casa. (Foto: Minamar Júnior)

O pedreiro Vilson Jara Coene, 42 anos, detido ontem junto com o sogro, Isarel José Martins, 57 anos, por maus-tratos a um cachorro, nega que a intenção dos dois foi machucar o animal. Segundo ele, há mais de um mês havia solicitado que uma equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonose) fosse à casa, que fica no bairro Aero Rancho, examinar o cão, que apresenta sintomas da leishmaniose. Diante da demora, afirma, resolveu levar o animal e a única forma foi usando a moto.

A reportagem do Campo Grande News esteve no local e foi recebido pelos familiares, que logo mostraram o espaço onde ficava o cachorro, uma mistura da raça rottweiler com pitt Bull, chamado de Scooby.

O animal dormia em um cômodo da casa, onde há ainda restos de ração e uma vasilha com água. No espaço é possível ver vestígios de sangue, que segundo a família é devido ao sangramento provocado em decorrência da doença.

Vilson se defende da acusação de maus-tratos mostrando inúmeros remédios comprados para tratamento de Scooby. De acordo com ele, o animal está na família há 3 anos e sempre foi tratado com carinho.

Ele conta que ontem, devido à doença, o cachorro começou a piorar, e o sogro vendo aquela situação se desesperou. “Meu sogro me ligou pedindo pelo amor de Deus para eu levar o cachorro até o CCZ”.

Patas do animal ficaram feridas. (Foto: Minamar Júnior)Patas do animal ficaram feridas. (Foto: Minamar Júnior)

O pedreiro disse que a única maneira para levar o animal até o CCZ foi de moto. Vilson afirma que fez de tudo para que Scooby não se ferisse, dirigindo devagar e desviando de ruas onde havia trânsito, além de ir parando para que o animal pudesse descansar e beber água.

Ele conta que inicialmente, a intenção era levar o cachorro a pé, mas no momento em que o sogro foi pegá-lo no colo, tentou mordê-lo dando a entender que estava com dor.

Por conta da doença, Scooby estava apresentando sangramento em várias partes do corpo, inclusive nas patas. “Foi uma atitude sem noção. Se fosse para judiar não teria levado até o CCZ, tinha largado por aí”, afirma.

De acordo com Vilson, no momento em que chegaram no CCZ os funcionários fizeram um escândalo e não deixaram ele e o sogro explicar o que estava acontecendo.

Segundo a chefe do Serviço do Controle da Raiva e outras Zooneses, Iara Domingos, os dois chegaram em uma moto trazendo o cachorro arrastado preso em uma corrente.

A especialista relata que o cão chegou exausto, com saliva grossa e onde pisava formava poça de sangue. "Apesar dele ser um animal de grande porte, não aguenta acompanhar uma corrida de moto. A moto não corre a menos de 20 km/h. Esse que foi o exagero”.

Ração e remédios comprados pela família para o animal. (Foto: Minamar Júnior)Ração e remédios comprados pela família para o animal. (Foto: Minamar Júnior)

De acordo com ela, devido o longo trajeto, o cachorro perdeu a pele que recobre as patas. O ferimento equivale a uma queimadura grave nas mãos.

Os ferimentos nas patas impedem que o animal ande. Ele permanece deitado em uma maca.

Segundo Iara Domingos, o cachorro foi submetido ao exame que comprovou que ele está com leishmaniose, em estágio avançado. “Aí bate o desespero no dono”, disse. Como procedimento, outro exame será feito como contraprova ao primeiro.

A médica rebateu a informação de Vilson de que já havia solicitado o recolhimento do cachorro. Segundo ela, não consta nenhum pedido referente a este caso e que o CZZ atua das 6 horas até às 23 horas, além de ficar um veterinário de plantão.

Iara explica que o prazo para recolhimento de animais quando é feito o pedido é de no máximo uma semana.

Fotos dos ferimentos do cachorro foram tirados para ser anexadas no inquérito policial.

A Ong (Organização Não-Governamental) Abrigo dos Bichos informou que encaminhou uma pedido ao centro de zoonose para ficar com a guarda do animal.



É MUITO FACIL JULGARMOS OS OUTROS..O DONO DO CACHORRO FOI ERRADO? SIM, NADA JUSTIFICA O ATO DELE...PORÉM O CCZ PECA TBM NO TEMPO DE ACOLHIMENTO DOS CÃES DOENTES.....E QUANDO VC SOLICITA O SERVIÇO DELES É A VELHA HISTORIA: NÃO ESTÁ RECOLHENDO..OU...DAQUI UMA SEMANA PEGAREMOS...E COMO SEMPRE HÁ DEMORA NO ATENDIMENTO PARA OS CÃES, E O DONO COMEÇA A SE DESESPERAR A PONTO DE NÃO SABER MAIS O Q FAZER...
 
helen freire dos santos em 18/07/2012 12:44:59
Cadeia, este homem tinha que ir pra cadeia, queria arrasta-lo descalço, puxando o de moto até o CCZ, ha como queria. Monstro
 
Andrea Pires em 13/07/2012 04:52:22
E se por acaso eu quiser amarrar meu cao na minha bicicleta e sair por ai para passear c ele? Não vou poder pq serei acusada de arrastá-lo???? Hellooo! Acho q todos perderam a noção. O mais legal é que qdo surge uma reportagem sobre uma criança q precisa de remedio ou tratamento ninguem se mobiliza. O scooby ja estava machucado devido a leishmaniose e o dono quis ajuda-lo..tanto q não o abandonou.
 
Dani Arruda em 12/07/2012 12:52:25
As pessoas têm que parar de ser irresponsáveis pegando animais para cuidarem sem ter condições , depois querem culpar o poder público . Vamos Brasil fazer filhos pegar animais afinal é um pais de todos então o poder publico que tem que cuidar!!!Tem que ser punido qualquer ato de maus trato. Se não tem condições de tratar de alguém ou de um animal não peguem...Ou o poder publico te deu ???
 
Eriton Diones Caetano dos Santos em 11/07/2012 12:16:03
Nada justifica a crueldade feita contra este pobre animal! Sou totalmente contra este tipo de crime e considero a Lei muito boazinha com essas pessoas que não possuem compaixão alguma por uma criatura tão amável. Não posso dizer "que a justiça seja feita" porque justiça nesse país não existe.
 
Marcos Guimarães em 11/07/2012 10:42:00
Independente se CCZ foi ou nao buscar o animal, nada justifica o ato desse cidadão.
 
Patricia Sanches em 11/07/2012 10:31:00
Nada justifica a crueldade feita ao animal essa pessoa tem de ser punida severamente . será que é dificil levar o cão no colo de moto agora arrastar o animal da forma que ele chegou todo machucado . cadeia neles...
 
randolfo gomes em 11/07/2012 10:03:00
solidária a todos os comentários favoráveis ao dono do animal, aos demais digo que adotem esse cãozinho,procurem saber o que é empatia e diferença entre os"animais"
Desnecessário maiores comentários.
 
elisa martins em 11/07/2012 09:25:55
As pessoas estão acostumadas a pegar animais e acham que é so dar ração e água e ta td certo. Cachorro, gato tem vida e portanto tem despesa. Tem que pensar antes de querer te-los porque isto envolve gastos: veterinário, vacinas, ração. Se não tem condições de ter estes gastos NÃO PEGUE, animal tem que ser tratado com carrinho, atenção, AMOR. NADA justifica o que este DESUMANO fez. Punição sim.
 
Lourdes Oliveira em 11/07/2012 08:30:17
Arrastar um animal é um ato que não deve ser cometido,mas o que questiono é o Estado não cumpriu sua função estatal, quando não atendeu a solicitação do proprietário do animal,agora todos detonam esse cidadão por ter cometido tal ato.Errar ele errou, mas cobrar multa de R$ 6.000.00, de um trabalhador,será que não irá fazer falta p/ o sustento de sua familia.qual é a a prioridade o Estado/familia.
 
porfirio vilela em 11/07/2012 07:43:15
Concordo com Ester Menacho, a CCZ também peca bastante, informam que deu POSITIVO e fazem o maior drama, mas qdo precisamos deles, a alegação é sempre que em 5 dias eles irão buscar o animal. Esperamos também mais de 1 mês e tivemos que levar um cachorro quase em fase final pra lá. Sou TOTALMENTE contra maus tratos ao animal, mas tem que repensar nessa condenação do sr. Vilson e sr. Isarel.
 
Estela Marques em 11/07/2012 07:38:18
concordo com o sr. Mauricio Castello !!
 
waldomiro ajala em 11/07/2012 05:22:18
não justifica tamanha violência contra o animalzinho.
 
waldomiro ajala em 11/07/2012 05:19:00
Horrível esta atitude.. incrível o animal deixou eles colocarem a coleira e a corrente mas não deixou aproximação.... Tem que puni-los sim... Chega de maldades contra os animais..
 
Marlei A R Costa em 10/07/2012 12:50:19
Bom acho q por mais q ele tente se justificar nao tem cmo explicar tal atitude.Se o cachorro ja estava sofrendo, ele aumentou mas o sofrimento.Hje em dia temos q pensar antes de pegar um animal, pois temos q ter responsabilidade com a vida dele, nao é so pegar colocar agua e racao nao, vai muito alem disso.Entao se nao somos capazes nao pegamos para maltratar.Guarda RESPONSAVEL ISSO TEM Q SER LEI.
 
susan keyla mendes ferreira em 10/07/2012 12:45:18
Isso é um absurdo, ele tem que pagar pelo que fez.
 
Jamille Alves da Costa em 10/07/2012 12:31:33
triste esta realidade. Eu também já passei por isso. Fiz vários pedidos ao CCZ para que recolhessem meu cachorro, que estava com leishmaniose, passou MAIS DE UM MÊS, e eles não foram, até que o cachorro morreu. No dia seginte eles apareceram dizendo "cadê o cachorro?" Aí fica a palavra deles contra a nossa, eles afirmando q não houve registro, e a gente dizendo a verdade...
 
Thiago Mendes em 10/07/2012 11:55:26
Agora do que adianta desculpas? Esse homem deve pagar pelo que fez, chega da impunidade!
 
Fernanda Abreu em 10/07/2012 11:50:00
gente, aqui em Camapuã um ser que não pode ser chamado de homem, quebrou o osso úmero de uma cachorrinha com uma paulada só porque ela entrou em seu quintal. E sabe o que aconteceu, nada. O autor foi levado pra delegacia, respondeu em liberdade. Houve uma audiência, pra ver o que poderia se fazer pela crime que ele cometeu e sabe o que aconteceu? Não pagou os remédios do animal. Obrigado justiça !
 
Sérgio Marques de Alencar em 10/07/2012 11:29:13
Nada mais justo que a ONG Abrigo dos Bichos, fique com a guarda desse anjo de quatro patas que esta passando por essa situação tão complicada pela crueldade, ignorância e falta de sensibilidade de certas pessoas. E já que o CCZ zela tanto pela proteção, cuidados, respeito as regras, normas e leis em defeza dos animais, no meu entendimento nada mais certo que essa ONG fique com esse cão.
 
Iliana Virginia Righes Conte em 10/07/2012 10:49:59
Que desculpa mais idiota... O animal puxando um animal porque o CCZ não foi buscar! Poderia ser ao contrário então, fantasiosamente o cachorro poderia pilotar a moto e ele ser puxado...
 
Marcos Sanches em 10/07/2012 09:09:54
Tive uma cachorra com a doença, ligamos varias vezes e eles nos informaram que não esTtavam mais recolhendo animais, tivemos que leva-la ao veterinario para sacrifica-la. De qquer maneira não é uma tarefa facil.Qto a fazer o tratamento...tem que ter dinheiro, minha mae gasta em torno de 700,00 reais com cada vacina. portanto não é um tratamento que cabe em todos os bolsos.
 
noeli vicente em 10/07/2012 09:02:23
Tem que ir para cadeia,pagar multa, seja quem for que maltratar animais. Até aprender que quando se pega um filhotinho para criar tem que cuidar.Se não tem tempo, dinheiro,amor,paciência , não peque.Quero ver se esse ser faria o mesmo com o filho dele.Nósssssssss somos a voz desses nossos amiguinhos.Parabéns para quem fez o maior escândalo.
 
Sueli Pinheiro em 10/07/2012 07:04:24
Se uma criança tivesse morrido contaminada com a leishmaniose não teria tanta gente revoltada!!!
"""Quanto mais conheço os homens mais gosto dos meus cachorros!!!!""""
 
João Carlos em 10/07/2012 06:58:16
Lamentável!
 
Christian da Costa em 10/07/2012 05:08:18
MAURO JOSE, entenda que a transmissão da leishmaniose não ocorre por contato, mas apenas com a picada do mosquito flebótomo, apenas a fêmea desse mosquito depois de picar um animal e encubar por 7 dias precisa picar um humano, para transmitir..Além disso o animal em tratamento deixa de ser um vetor,e existem outros animais como aves, macacos que incubam e nem por isso são eutanasiados.
 
danielle bueno em 10/07/2012 04:58:24
PESSOAL DE UMA VEZ POR TODAS LEISHMANIOSE TEM TRATAMENTO PAREM DE EUTANASIAR OS SEUS CÃES, O TRATAMENTO E BARATO, EFICIENTE, E O ANIMAL DEIXA DE SER UM VETOR, FALAMOS SOBRE ISSO HOJE COM AS EMISSORAS LA MESMO NO CCZ.
Danielle Bueno - Coordenadora do Grupo de Resgates do Abrigo dos Bichos
 
danielle bueno em 10/07/2012 04:55:00
...o CCZ diz que após pedido o recolhimento de animais é de no máximo uma semana.. eu fiquei com um cachorro, cheio de ferida, e debilitado por quase 1 (um) mê até irem recolher...coloquei em risco a vida de minha familia, tem duas filhas pequenas, e pais com mais de 70 anos... só Deus para nós dar o livramento...só quem passa por esta situação que pode opinar e julgar.
 
Ester Menacho em 10/07/2012 04:50:30
Tratamento p/ leishmaniose É BARATO, mas requer informação e comprometimento, coisa que muito brasileiro desconhece.
Somos um dos poucos países que ainda assassina seus animais e doutrina o povo para acreditar que se trata de proteção à saúde quando nada mais é que ALIENAÇÃO.
 
Cristiana Lunardelli em 10/07/2012 04:50:00
O ATO DESTE HOMEM SURPREENDE MESMO QUALQUER UM PENSA EM CRUELDADE,MAS O QUE NAO JUSTIFICA MESMO É A DEMORA EM BUSCAR UM ANIMAL QUE ESTA DOENTE COM SUSPEITA DE UMA DOENÇA GRAVE. NO BAIRRO QUE MORO EXISTE O MAIR INDICE DE LEISHIMANIOSE DA CAPITAL E NAO SE VE POR LÁ NINGUEM RECOLHENDO ESSES ANIMAIS E QUANDO PROCURAMOS AJUDA SOMOS IGNORADOS. ISSO SIM QUE É UM ATO DE CRUELDADE!!!
 
sarah de castro ovando em 10/07/2012 04:08:47
Fato: O homem arrastou o animal. Especulação: O CCZ não foi pegar o animal. Análise: Mesmo que o CCZ tenha atrasado em ir pegar o animal, não dá direito a ninguém em fazer o que ele fez. CONCLUSÃO: ELE ERROU MESMO E PONTO FINAL!
 
Gustavo Ribeiro em 10/07/2012 04:01:03
OLHA O ESSE HOMEM FEZ NAO FOI CERTO NAO DIGO QUE ELE ESTA COM A RAZAO .MAS O CCZ TEM CULPA SIM POIS MINHA TIA LIGOU LA PARA ELES IREM NA CASA DELA FAZER O TESTE NO CACHORRO DELA ELES DISERAM QUE ELA TINHA QUE LEVAR ELE LA MAS ELA NAO TEM CARRO ENTAO ESPEROU 12 DIAS E PEDIU PARA UMA CLINICA PARTICULAR FAZER O EXAME E CONSTOU QUE ELE ESTAVA COM Leishmaniose EAI O CACHORRO MORREU A ONDE TA O CCZ?
 
VANUSA PEREIRA em 10/07/2012 03:43:00
Não é questão de assumir responsabilidade porque o cachorro é meu! Aquela carrocinha que tem que buscar o cachorro anda com o MEU e com o SEU dinheiro Dona Silvia Carmo, então parem de agir como se eles estivessem fazendo um favor pra vocês, isso não é mais do que a OBRIGAÇÃO deles, como eu disse anteriormente, não justifica o erro do Sr. Vilson.
 
Philipp Rodrigues em 10/07/2012 03:39:49
É mais fácil colocar a culpa no CCZ. Sempre. Prá que se dar ao trabalho de colocar o MEU cachorro dentro do meu carro se tem o CCZ prá buscar , né ? Eu fico esperando SEMPRE o poder público fazer alguma coisa. Por que as pessoas nao fazem o que sabem que tem que fazer ? Assumam seus animais...cuidem bem deles..levem ao veterinário...levem para fazer exame...
 
Silvia Carmo em 10/07/2012 03:17:00
Sr. Vilson, porque o CCZ não foi pegar o cachorro doente, você saiu arrastando ele de moto, acreditando que estivesse fazendo um bem a ele? É isso mesmo?
 
Mauricio Castello em 10/07/2012 03:09:00
Sr. Vilson, porque o CCZ não foi pegar o cachorro doente, você saiu arrastando ele de moto, acreditando que estivesse fazendo um bem pra ele? É isso mesmo?
Então se o senhor ficar doente e o médico demorar pra ir, podemos te arrastar de moto até o hospital mais próximo?
 
Maurício Castello em 10/07/2012 03:01:46
Uma Barbaridade!
 
SERGIO JOSE em 10/07/2012 02:54:15
Nada justifica tamanha crueldade!
 
ALVARO SILVA DE ALMEIDA em 10/07/2012 02:39:07
O CCZ errou em não ir buscar, mas o dono errou muito mais. Com que direito ele acha que pode sair arrastando o cão com uma moto? Por que não levou à pé? Ele fala que não o fez porque o cão estava com dor, então arrastando-o com a moto não o faria sentir dor? Desculpa esfarrapada. MAURO JOSE DE SÁ: leishmaniose tem tratamento, mas é caro, mesmo assim o Abrigo dos Bichos vai bancar.
 
Flávio Portella em 10/07/2012 02:22:52
Que o Abrigo dos Bichos consiga a guarda desse ANJO....
 
Maria de Fátima da Silva em 10/07/2012 02:20:17
PERAI, SE TINHA TANTOS FUNCIONARIOS PRA FAZER ESCANDALO QUANDO O RAPAZ CHEGOU COM O ANIMAL DOENTE PQ 2 OU 3 DESSES NAO FORAM FAZER O RESGATE QUANDO FOI SOLICITADO? QUNDO VAO COMEÇAR A SE MEXER ?
 
leonardo souza em 10/07/2012 02:16:00
que horror !
e ainda diz que gostava do cachorro
estamos vendo o quanto ele gosta do cão.
 
Thainá Camargo em 10/07/2012 02:15:00
E qual seria o meio de provar que voce ligou para esses órgãos?? se eles não te passam nenhum protocolo, engraçado dizer: chega de impunidade. Se o animal ta doente porque o Abrigo dos Bichos quer adotá-lo?? para contaminar outros bichos??
 
MAURO JOSE DE SA em 10/07/2012 01:39:00
Acho que um erro não justifica o outro, mais estou na defesa do Sr. Vilson, pois não só no CCZ mais em vários orgãos públicos esses servidores além de mal-educados só trabalham quando querem! Se para atender um cão eles não estão nem um pouco preocupados, imagina para atender pessoas em um posto de saúde!
 
Philipp Rodrigues em 10/07/2012 01:35:31
Pagar pelo que fez, Fernando? E os funcionários servem para que, se não para atender a população?
 
eliane polla em 10/07/2012 01:35:07
Mais uma vez os fatos se repetem, depois vem as desculpas, não tratou direito do animal, não se importava com nada, esta é a minha opinião, como não temos LEIS o mesmo vai ficar impune, não passa de um irresponsável, o animal doente e este cidadão trata o animal desta forma.
 
Nery Ribeiro em 10/07/2012 01:35:00
tabém tive problemas com o ccz, eles marcaram uma certa data e dia para pegar o meu cachorro que estava enfectado e não viéram buscar, tive que pessoalmente levar até o ccz... éssa conversa que que demora uma semana não condiz com a verdade!!!
 
jhonatas santos em 10/07/2012 01:33:00
Meu Amigo era so sacrificar o animal, evitaria todo este transtorno e sofirmento do bicho. A gente nao pode deixar um animal sofrer. nunca
 
joao mamede de souza em 10/07/2012 01:17:10
Não custa lembrar que "sacrificar" o animal por conta própria também é crime, a eutanásia somente será realizada após laudo de técnico legalmente habilitado para tal, obedecendo protocolo de acordo com a legislação vigente.
 
Juarez Souza em 10/07/2012 01:15:55
O CCZ realmente é ineficiente nos chamados, se for realizada uma pesquisa, com certeza veremos resultado desfavorável ao CCZ, vários exemplos em que são acionados e de certa forma fazem pouco caso, no mais, quando atendem ao chamado o animal já morreu.Com relação ao fato noticiado, os caras foram infelizes na ideia da moto, porém, devemos pensar que não fizeram na maldade se não nem iriam no ccz
 
Moisés Chaves em 10/07/2012 01:14:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions