A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

20/01/2012 17:41

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, voluntários atendem pessoas

Paula Vitorino

Visitantes puderam fazer aferição da pressão, glicemia, fazer cadastramento para doação de medula óssea e até receber dicas para saber reconhecer animais peçonhentos

Visitantes viram de perto animais peçonhentos. (Fotos: Simão Nogueira)Visitantes viram de perto animais peçonhentos. (Fotos: Simão Nogueira)
População pode eferir pressão e consultar glicemia. População pode eferir pressão e consultar glicemia.

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) resolveu comemorar o Dia do Farmacêutico com uma ação oferecendo diversos gratuitos para a população, no calçadão da rua Barão do Rio Branco, em Campo Grande.

A atividade estava programada para acontecer atá às 16h, mas por conta da grande procura, os voluntários continuam atendendo quem chega até o local. Foram 302 pessoas atendidas até o momento.

Os voluntários ofereceram aferição da pressão arterial, glicemia e orientações sobre a saúde para a população que passou pelo local.

Os visitantes ainda puderam conhecer de perto quais são os animais peçonhentos com a equipe do Civitox, fazer o cadastramento para doação de medula óssea no ônibus da Hemosul e entregar os medicamentos vencidos, que serão encaminhados para o correto descarte.

Muitos funcionários de lojas do Centro aproveitaram a ação para cuidar da saúde. O promotor de vendas Ricardo Brito, de 28 anos, aproveitou o horário de almoço para aferir a pressão e ver como estava sua glicemia.

Ele ainda se cadastrou como doador de medula óssea e aprovou a iniciativa do CRF. “Na rotina de trabalho a gente acaba não tendo tempo para fazer essas coisas e é sempre bom iniciativas como essa, ainda mais gratuitamente”, diz.

Já para a chapeira Luciana Aparecida Batista, de 30 anos, a ação foi importante para ela saber como ter cuidado com animais peçonhentos.

“Qualquer bichinho que vejo acho que é peçonhento e já fico com medo. É muito importante esse tipo de ação pra gente conhecer de verdade e saber o que fazer”, diz.

Ela e toda a família viram de perto os animais peçonhentos mais perigosos, entre os que foram levados pelo Civitox: a cobra jararaca, a aranha madeira e os escorpiões amarelo e marrom. A orientação para quem for picado por qualquer animal peçonhento é ligar para 0800 722 6001.

Medula óssea - De acordo com a responsável pela coleta de medula óssea no Hemosul, Lucéia Fernandes da Silva, foram cadastrados 82 pessoas até às 14h30 de hoje.

O doador preenche um cadastro e doa 4 miligramas de sangue, a partir de então, o voluntário vai para o cadastro nacional de doadores e se for compatível com algum paciente é contactado.

Em 11 anos de cadastro, foram apenas 16 pessoas das 101 mil cadastradas em Mato Grosso do Sul que apresentaram compatibilidade com algum paciente do país, de acordo com o Hemosul.

“É muito difícil encontrar algum doador porque tem que ter 100% de compatibilidade e isso até dentro da família é difícil”, explica.

Por isso, ela frisa que é muito importante aumentar o cadastro de doadores, para que assim, possa ter mais chances do paciente encontrar alguém compatível.

Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions