ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, voluntários atendem pessoas

Paula Vitorino | 20/01/2012 17:41

Visitantes puderam fazer aferição da pressão, glicemia, fazer cadastramento para doação de medula óssea e até receber dicas para saber reconhecer animais peçonhentos

Visitantes viram de perto animais peçonhentos. (Fotos: Simão Nogueira)
Visitantes viram de perto animais peçonhentos. (Fotos: Simão Nogueira)
População pode eferir pressão e consultar glicemia.
População pode eferir pressão e consultar glicemia.

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) resolveu comemorar o Dia do Farmacêutico com uma ação oferecendo diversos gratuitos para a população, no calçadão da rua Barão do Rio Branco, em Campo Grande.

A atividade estava programada para acontecer atá às 16h, mas por conta da grande procura, os voluntários continuam atendendo quem chega até o local. Foram 302 pessoas atendidas até o momento.

Os voluntários ofereceram aferição da pressão arterial, glicemia e orientações sobre a saúde para a população que passou pelo local.

Os visitantes ainda puderam conhecer de perto quais são os animais peçonhentos com a equipe do Civitox, fazer o cadastramento para doação de medula óssea no ônibus da Hemosul e entregar os medicamentos vencidos, que serão encaminhados para o correto descarte.

Muitos funcionários de lojas do Centro aproveitaram a ação para cuidar da saúde. O promotor de vendas Ricardo Brito, de 28 anos, aproveitou o horário de almoço para aferir a pressão e ver como estava sua glicemia.

Ele ainda se cadastrou como doador de medula óssea e aprovou a iniciativa do CRF. “Na rotina de trabalho a gente acaba não tendo tempo para fazer essas coisas e é sempre bom iniciativas como essa, ainda mais gratuitamente”, diz.

Já para a chapeira Luciana Aparecida Batista, de 30 anos, a ação foi importante para ela saber como ter cuidado com animais peçonhentos.

“Qualquer bichinho que vejo acho que é peçonhento e já fico com medo. É muito importante esse tipo de ação pra gente conhecer de verdade e saber o que fazer”, diz.

Ela e toda a família viram de perto os animais peçonhentos mais perigosos, entre os que foram levados pelo Civitox: a cobra jararaca, a aranha madeira e os escorpiões amarelo e marrom. A orientação para quem for picado por qualquer animal peçonhento é ligar para 0800 722 6001.

Medula óssea - De acordo com a responsável pela coleta de medula óssea no Hemosul, Lucéia Fernandes da Silva, foram cadastrados 82 pessoas até às 14h30 de hoje.

O doador preenche um cadastro e doa 4 miligramas de sangue, a partir de então, o voluntário vai para o cadastro nacional de doadores e se for compatível com algum paciente é contactado.

Em 11 anos de cadastro, foram apenas 16 pessoas das 101 mil cadastradas em Mato Grosso do Sul que apresentaram compatibilidade com algum paciente do país, de acordo com o Hemosul.

“É muito difícil encontrar algum doador porque tem que ter 100% de compatibilidade e isso até dentro da família é difícil”, explica.

Por isso, ela frisa que é muito importante aumentar o cadastro de doadores, para que assim, possa ter mais chances do paciente encontrar alguém compatível.

Nos siga no Google Notícias