ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Empresas recebem selo por promover igualdade de gênero no trabalho

Paridade de cargos e salários foram itens avaliados por comissão

Kleber Clajus | 07/08/2018 12:02
Diretora-presidente do Instituto Mirim, Cláudia Carneiro recebeu selo das mãos do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e da subsecretária de Políticas para a Mulher, Maritza Cogo (Foto: Kleber Clajus)
Diretora-presidente do Instituto Mirim, Cláudia Carneiro recebeu selo das mãos do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e da subsecretária de Políticas para a Mulher, Maritza Cogo (Foto: Kleber Clajus)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) entregou a três instituições, nesta terça-feira (7), um Selo de Compromisso com a Igualdade de Gênero. Evento, promovido pela Semu (Subsecretaria de Políticas para a Mulher), buscou valorizar ações de igualdade no ambiente de trabalho.

Foram agraciadas com a comenda a Badulaque Acessórios Ltda, Instituto Mirim de Campo Grande e Empodera Produtos e Serviços Ltda de um rol de oito empresas participantes de processo de seleção. Estas teriam cumprido quesitos de igualdade de oportunidades entre os gêneros, inclusão, não discriminação, envolvimento comunitário, educação e formação.

Presidente da Empodera, Ricardo Nantes ressaltou que o selo tem valor simbólico entre a equipe de revenda de semijóias hoje com 15 mil revendedores, sendo 90% deles mulheres. Já a diretora-presidente do Instituto Mirim, Cláudia Carneiro, destacou que igualdade deve ser tema recorrente não somente no mercado de trabalho, mas na política também.

"É preciso um trabalho educativo pelos jovens", defendeu Cláudia, que lidera equipe de 89 funcionários, 136 aprendizes, 450 cursantes e 929 trabalhadores vinculados ao instituto.

Na avaliação do prefeito Marquinhos Trad (PSD), torna-se necessário dar fim as diferenças entre homens e mulheres primeiro dentro de casa para, depois, isso ser aplicado nas outras esferas do convívio social. "Esse evento é um pequeno passo", considerou.

A aposta na visibilidade da ação, conforme a titular da Semu Maritza Cogo, poderá despertar interesse de que outras instituições também solicitem o selo no próximo ano. Tanto que para a conselheira municipal dos Direitos da Mulher, Jacinta Azamor, pode-se projetar o triplo de empresas participando futuramente e reforçando assim a promoção da igualdade.

Inspirado nos sete princípios de empoderamento das mulheres, elaborados pela ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres, o selo Compromisso com a Igualdade de Gênero é concedido às instituições públicas e privadas comprometidas a adotar ações efetivas em favor da igualdade de gênero como, por exemplo, em cargos e salários.

Nos siga no Google Notícias