ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Energia solar abastecerá postes de 3 grandes avenidas por 5 milhões

Investimento alcança regiões do Noroeste, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira e Universitário

Por Caroline Maldonado | 09/05/2024 08:31
Avenida Ministro João Arinos, uma das que receberá novas luminárias. (Foto: Arquivo/Alex Machado)
Avenida Ministro João Arinos, uma das que receberá novas luminárias. (Foto: Arquivo/Alex Machado)

As avenidas Ministro João Arinos, Rita Vieira de Andrade e Interlagos receberão lâmpadas LED com equipamentos para captar energia solar, conforme contrato divulgado nesta quinta-feira (9) pela Prefeitura de Campo Grande.

As novas luminárias vão evitar o furto de fios de cobre, que é comum e desperdiça recurso milionário todos os anos na Capital. São furtados por mês entre 15 mil e 20 mil metros de fios nas ruas da cidade, conforme a Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos).

A troca das lâmpadas deve ocorrer em prazo de aproximadamente um mês, conforme o contrato de R$ 5,4 milhões firmado com a empresa Construtora JLC Ltda.

Na segunda-feira (6), a prefeitura publicou os contratos com a Construtora B&C Ltda para instalar o mesmo tipo de luminária nas avenidas Prefeito Lúdio Martins Coelho, Nasri Siufi, Duque de Caxias, José Barbosa Rodrigues e Amaro Castro Lima e nos parques Ayrton Senna, Jacques da Luz, Ecológico do Sóter e Poliesportivo da Vila Nasser.

O investimento é de R$ 19,3 milhões em três contratos e o prazo para instalação das luminárias e equipamentos previstos nos três lotes é de 30 dias a contar do recebimento pela empresa contratada da ordem de execução dos serviços que será emitida pela Sisep.

Muitas ruas já têm luminárias LED, mas não com energia solar. A Capital tem luminárias LED com energia solar somente na Avenida Cafezais, que foi revitalizada recentemente, com a criação de mais uma pista e ciclovia, pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

As ruas previstas nos contratos firmados nesta semana serão as primeiras a receber esse tipo de sistema com investimento da prefeitura.

A previsão da prefeitura é substituir todas as lâmpadas convencionais pelas de LED com sistema convencional. Esse tipo de lâmpada é melhor porque não emite radiação UV e não contém mercúrio, substância tóxica que há nas lâmpadas de descarga de alta pressão de vapor de mercúrio e, em menor quantidade, nas fluorescentes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias