A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

07/05/2013 16:25

Escada magirus e hidrantes falham no combate ao incêndio no Centro

Edivaldo Bitencourt e Helton Verão
Fogo destruiu totalmente a loja Planeta Real (Foto: João Garrigó)Fogo destruiu totalmente a loja Planeta Real (Foto: João Garrigó)

O Corpo de Bombeiros e trabalhadores enfrentaram dificuldades para combater o fogo na loja da Planeta Real, na avenida Afonso Pena, no centro de Campo Grande. A escada magirus falhou e os hidrantes do entorno estavam sem água.

O fogo começou por volta das 15h. Moradores e funcionários do comércio no centro tentaram pegar água dos hidrantes, mas nenhum equipamento funcionou.

O Corpo de Bombeiros levou mais de uma hora para fazer a escada magirus funcionar. Eles só conseguiram elevar os militares com as mangueiras d’água às 16h20 de hoje.

Antes disso, os bombeiros usaram os prédios vizinhos para combater o fogo. Operários que subiram nos telhados vizinhos tiveram dificuldades para combater o fogo e foram resgatados pelos bombeiros.

Imagem do alto de um prédio mostra a dimensão do incêndio da loja Planeta Real, no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)Imagem do alto de um prédio mostra a dimensão do incêndio da loja Planeta Real, no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Policial contém multidão no centro (Foto: João Garrigó)Policial contém multidão no centro (Foto: João Garrigó)


No ano 2012, como parte do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, publiquei um artigo científico onde mostrava a problemática da rede de hidrantes da cidade de Campo Grande-MS. Segue o link: http://www.unigran.br/revistas/ciencias_exatas/conteudo/artigos/pdf/05.pdf.
 
Antonio Carlos Xavier Portugal em 11/08/2013 09:57:34
O CORPO DE BOMBEIROS DE MS , É UM DOS MELHORES DO PAIS. EXSISTEM TREINAMENTOS PERIODICOS EM TODAS AS AREAS DE ATUAÇAO . MAS EQUIPAMENTOS E CONDIÇOES DE TRABALHO TEM QUE SER COBRADO DO GOVERNO DO ESTADO QUE É O RESPONSAVEL POR COMPRAR OS EQUIPAMENTOS E VIATURAS MODERNAS . OS BOMBEIROS SAO VERDADEIROS HEROIS , TRABALHAM SEM CONDIÇOES , COLOCAM SUAS VIDAS EM RISCO , GANHAM MAL E AINDA SAO CRITICADOS POR ALGUNS . LAMENTAVEL;
 
LUIZ CARLOS. em 09/05/2013 08:37:49
cuiaba mt tem 4 escadas magirus novas, campinas tem 10 escadas, CAMPO GRANDE MS TEM 900 MIL HABITANTES, CAMPO GRANDE MS NAO TEM ESCADA MAGIRUS, EMPRESTA DO SAEE , ESCADA VELHA ARCAICA SEM MANUTENÇAO, IMAGINEM SE PEGA FOGO EM DOIS PREDIOS DE CAMPO GRANDE MS AO MESMO TEMPO. MORRE TODO MUNDO. CADE A ADMINISTRAÇAO DOS BOMBEIROS DE CAMPOGRANDE MS, DJALMA DIAS CARAMALC DOS SANTOS SABALA E SUL MATOGROSSENSE E MORA EM ATIBAIA SP.
 
DJALMA CARAMALAC em 08/05/2013 16:20:25
Parabéns aos nossos Bombeiros....."Verdadeiros Heróis" !!!
Pessoal, cada um trabalha com que tem !!! Carros antigos, sucateados,escada e hidrantes que não funcionam,etc,etc...culpa de quem???
Precisa-se rever urgentemente a frota dos bombeiros....
Eu moro em prédio...e se fosse no meu, no seu??? Como seria??? Com muitas vítimas???
Senhores Governantes, revejam as primeiras necessidades...Bombeiros, saúde sem desvio de verbas,etc,etc,etc................
 
Tânia Barbosa em 08/05/2013 08:58:43
voces tbem ficam ai batendo boca em comentario,vao trabalhar ,nao tem o que fazer nao é.....ou tao no trabalho usando o pc do serviço.......tira a b da cadeira vao produzir....o governo nao foi feito p dar nada p ninguem e sim para arrecadar de todos....fuiiiiiiiiiiii.
 
aranaldo poleto em 08/05/2013 08:26:51
Segurança Pública é um direito de todos, previsto na Constituição Brasileira. Temos que cobrar dos políticos para que sejam efetuados investimentos em equipamentos para os bombeiros. Vamos exigir que nossos direitos sejam cumpridos, fazer passeatas, ir na Assembléia Legislativa, por exemplo, e solicitar que os deputados cobrem do Poder Executivo a aquisição dos equipamentos necessários ao combate de incêndios. Não podemos esperar um outro incêndio, porque qualquer um de nós, um parente, um amigo, um vizinho, pode sofrer as consequências de um incêndio.
 
Eudovando Barbosa Silveira em 08/05/2013 08:03:21
Tivemos em nossa cidade alguns incendios, Paulistão, loja de cosmetico e agora Planeta Real, memos dolorido que esses incendios não tiveram proporções com vitimas fatais, nossos homens do corpo de Bombeiros fazem de tudo, porém, os equipamentos que possuem é uma vergonha, ontem pelas imagens da TV tivemos a oportunidade de verificar os vazamentos e defeitos de equipamentos.
Vamos aguardar um incendio de maior proporção com vitimas fatais para que as providencias sejam tomadas?
 
Wilson Maciel em 08/05/2013 07:39:58
Gente isso não é culpa do Corpo de bombeiros em si, e sim do poder publico que não arrumaram os caminhões de combate a incêndio ate agora!
E isso só vai mudar realmente quando acontecer uma tragédia maior, pq os homens do corpo de bombeiros fazem oq podem, e se escada num funcionou, os hidrantes num funcionaram isso culpa dos bombeiros?
Vamos parar e pensar um pouco antes de criticar!
 
Denise Garcia em 08/05/2013 07:26:26
Isso é apenas um "retrato" de como está o Brasil com essa falsa demagogia sobre pobreza e "País do futuro"!
 
Paulenir de Barros em 08/05/2013 07:25:36
Lamantavel o descaso,a falta de manutençao e aparelhamento do corpo de bombeiros.
 
SIDNEI MENESES AQUINO em 08/05/2013 07:07:44
Olá!!!
Triste de ver a precariedade do Corpo de Bombeiros de Campo Grande.
Nas horas de apuros que aparecem o quanto é falho em termos de segurança, ai resolvem fazer vistorias e treinamentos. Isso deve ser uma prática constante.
Com um incêndio desta proporção, fica a dúvida se o grupamento esta habilitado para ocorrências maiores.
 
Flávio Benites em 08/05/2013 01:26:35
E o André??????
 
Evandro Ramos em 08/05/2013 00:47:14
É muito facil tentar achar culpados. Parabéns aos homens do bombeiro pela coragem e competência.. E as autoridades deveriam criar vergonha e comprar equipamentos para melhor o serviço de nossos heroís...
 
Aline Prado em 07/05/2013 22:39:35
IMAGINEM SE O INCEDIO FOSSE NO PREDIO AO LADO ESTARIAM RECOLHENDO CORPOS A ESSA HORA NAO TEMOS CAMINHOES DECENTES TUDO DA EPOCA DO MATO GROSSO
 
claudinei braz em 07/05/2013 22:13:52
Lamentável as vaias aos homens do corpo de bombeiros.....na verdade faz se necessário tirar o devido aprendizado. Das falhas tirar os aprendizados. Equipamentos que não funcionam...agua que não chega....policiais e transito que não consegue ser organizado....população que não colabora curiosa e atrapalhando o trabalho. Imagina se fosse um prédio residencial, ou outro desastre de iguais ou maiores proporções, as equipes e forças que teriam de atuar estariam todas perdidas, batendo cabeça. Que tal fazer um treinamento, adestrar a tropa! E não é só corpo de bombeiros; mas a policia de transito, defesa civil, guarda municipal e a população; sirva nos de exemplo o Japão, EUA. Cada um faz o que pode na medida das condições que lhe são oferecidas.
 
celso afonso em 07/05/2013 21:51:35
Foi assustador, imaginei algo bem pior pela precariedade da ação dos Bombeiros. Isso é de responsabilidade do Governo, que tem uma frota de viaturas sucateadas, sem a mínima condição de atender a população quando chamado. Heróis o militar Bombeiro, que na luta de executar a sua missão, se defronta com essa triste realidade, sem contar com a população curiosa que parecia estar assistindo um show. Esta na hora do Governo se preocupar com as condições de trabalho dos Bombeiros, isso foi apenas um aviso. O Diretor do HU deveria devolver o que pegou em novas viaturas modernas, estaria fazendo um bem a saúde do estado.
 
Roberto Martini em 07/05/2013 21:46:40
Dinheiro para aparelhar a policia e bombeiros não tem.... Mas vai ver quanto gastam com publicidade, mensalmente enchendo nossos ouvidos de mentira.
 
Alexandre Costa em 07/05/2013 21:13:55
Cont...... O governo do Estado, desde de 2009, não faz investimentos em segurança pública no geral. A tão famosa escada magirus, que o corpo de bombeiros usa hoje ja é ultrapassada comprada de outro estado depois que já foi descartada por aquela outra corporação, quando feito propostas de compras de equipamentos, de incêndio a primeira coisa que o setor de compra cortou foi a escada. O Estado tem recebido viaturas que a SENASP descarta, e o Sr. Governador ja entregou um único lote de armamentos e viaturas recebidos do SENASP, pelo menos duas vezes, em SEGURANÇA PUBLICA no estado de MS senhores não há investimentos, a visão do GOVERNO DO ESTADO E QUE SOMOS UM GASTO NECESSÁRIO, que pode ser cortado a qualquer momento. Então antes de falar do que não sabem, lembrem-se em quem votaram.
 
Jose Aparecido da Silva em 07/05/2013 21:05:18
Sucateamente do Corpo de Bombeiros? Agradeçam ao André Pucinelli e seus cupinchas...
 
Rui Barbosa em 07/05/2013 20:57:56
Infelizmente esta é a realidade. Além do sucateamento dos equipamentos dos bombeiros (ano passado presenciei isto, a equipe dos Bombeiros tentando prestar um bom atendimento, mas sem condições de trabalhar adequadamente), a falta de educação das pessoas que não abrem caminho para os carros/ambulância passarem atrasam as equipes de socorro de chegar no local. De mamando a caducando, muita coisa precisa melhorar. Mas graças a Deus, não virou uma tragédia. Senhores governantes, ATENÇÃO AOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA. Nada é gratuito. Pagamos caro por isto, e merecemos que nosso investimento seja repassado adequadamente para SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ETC.
 
Juliana Herter em 07/05/2013 20:49:09
Sr. José Spencer e Jair Oliviera, Todo funcionário público, recolhe os mesmos impostos que os senhores, então para com essa hipocrisia de dizer que pagam os salários de funcionários públicos, porque não são só vocês que pagam impostos. Outra coisa antes de falarem que os bombeiros são despreparados, vá a uma unidade do Corpo de Bombeiros e converse com os nobres heróis que estiverem lá e verão que são muito bem preparados, e na maioria das vezes tiram dinheiro do bolso para deslocarem a outros estados e fazerem cursos de especialização, se preparando para servir a sociedade. Quando se inscrevem em um curso fora do estado, somente são liberados para fazerem tal curso se for sem ônus para o estado. O que ocorreu hoje e o reflexo de como o GOVERNO DO ESTADO TRATA A SEGURANÇA PÚBLICA, Cont....
 
Jose Aparecido da Silva em 07/05/2013 20:48:55
os bombeiros fazem o q podem e salvar vida !!! equipamento nao sao eles quem compram e nosso politicos quem tem q ver tudo q esta FALTANDO qdo morrer alguem nesses incendios ai eles tomam conta ou fingem !!!!


parabens aos bombeiros
 
fernanda horta em 07/05/2013 20:40:03
Pois é Srs Claudio Moreira e Julio Silva, no mínimo são políticos que saíram derrotados das eleições. Não resta dúvidas que os equipamentos estão sucateados. Mas demorar mais de UMA HORA para fazer funcionar a escada Magirus isso é FALTA DE PREPARO, é pura inoperância e não ter treinamento. Pois é o velho ditadoNUNCA VAI ACONTECER AQUI, somente em outros locais. Vocês não acham que no mínimo agilidade os BOMBEIROS têm OBRIGAÇÃO de ter??????
 
Roberto Caldas em 07/05/2013 20:39:43
Jair de Oliveira e Jose spencer.Eu acho que os senhores não são deste planeta,domingo foi revelado pela rede globo um esquema na saúde que pode até ter matado pessoas. Até o momento não vi ninguém tecer comentarios sobre o assunto.Porque quando acontece uma ocorrência de grandes proporções se coloca a culpas em eventuais falhas naqueles estão na linha de frente?Eu respondo;Primeiro não conhecem os materias (viaturas que deveriam ser trocadas,só essa magirus tem 40 anos.iso é inaceitavel para uma cidade como campo grande que esta cercada de predios.Caminhão de incendio e só olhar que da pra notar que estão tambem com mais de 30 anos de uso).Agora sejamos francos quem tem culpa os da linha de frente que se utilizam do que tem para salvar vidas.o o governo que deveria aparelhar a segurança.
 
geilson costa em 07/05/2013 20:28:35
Pura realidade, infelizmente. Nossos bombeiros tentam trabalhar, mas sem meios nenhum. Viaturas antigas e sucateadas e falta de materiais é notório. A culpa não é da corporação, e sim da falta de investimentos do poder público. Há mto tempo não se investe nada em prol da segurança contra incêndio no nosso estado. Estamos mais de 20 anos atrasados. Pelo amor de Deus, acordem os políticos de nosso Estado!!!! Até qdo isso vai perdurar????? será q precisar morrer algum parente de político pra eles acordarem????? poxa....!!!
 
joarez mancinne em 07/05/2013 19:43:08
pois é Sr. jose spence, acho q o senhor não conhece a realidade do estado q o senhor mora, é muito facil fikar de fora criticando, mais na hora de votar não pensa nesses detalhes, uma corporação q a muito tempo esta sucateada, com um escada magirus de mais de 40 anos de uso, com equipamentos velhos, vai reclamar com quem de direito, e não aquele q acorda cedo e da a vida por alguém q jamais ele viu.
 
julio silva em 07/05/2013 19:32:51
O que está acontecendo Sr. Jair de Oliveira? Nós temos a resposta: Isso nada mais é do que o sucateamento do equipamento público por parte dos políticos e seus partidos... Não se pode contar apenas com a hablidade e coragem destes valorosos homens do fogo, a cidade tem de estar preparada, aparelhada devidamente, e com um serviço de inspeção e vigilância atuante... do jeito que tah o Brasil, digo, o Brasil todo é uma grande carga incêndio potencial.
 
CLAUDIO MOREIRA em 07/05/2013 19:20:52
É brincadeira! Pagamos os salários de uma porção de "Oficiais" do Corpo de Bombeiros e de diversos homens da corporação e quando precisamos da atuação desse contingente mais uma vez demonstram estar completamente despreparados. O fogo no Planeta Real e no Paulistão foram em galpões e mesmo assim foi essa vergonha, imagina se fosse em um prédio vertical de vários andares, teria que deixar o fogo destruir tudo e somente assistir. Temos que mudar essa ineficiência do serviço público em geral.
 
jose spencer em 07/05/2013 19:13:08
Gente, o que está acontecendo com o corpo de bombeiros? Primeiro foi o incendio do paulistão que é alí colado no no quartel dos bombeiros e tiveram problemas. Agora no planeta real e os problemas só pioram! será que não tem jeito de verificar os hidrantes da capital antes de acontecer uma tragédia? E a escada? também não é conferida periodicamente? Quem pode responder à população?
 
Jair de Oliveira em 07/05/2013 18:03:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions