ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Escala com nomes dos profissionais de plantão em postos já está disponível

Medida foi tomada em reposta ao sindicato dos médicos; entidade afirmou em nota que escalas divulgadas pela Sesau eram ‘mentirosas’

Anahi Zurutuza | 23/03/2017 15:27
UPA do Coronel Antonino, uma das mais movimentadas da Capital (Foto: André Bittar)
UPA do Coronel Antonino, uma das mais movimentadas da Capital (Foto: André Bittar)

A lista com os nomes e horários dos profissionais escalados para plantões nos postos de saúde de Campo Grande já está disponível no site da prefeitura. A medida foi tomada depois que o Sindmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) informou que as escalas divulgadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) não condizem com a realidade.

Diariamente, a secretaria divulga a escala e, partir de hoje (23), por um link é possível consultar quem são os médicos, enfermeiros e outros servidores que estarão a postos para atender os pacientes nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e outras unidades.

Guerra – Nesta terça-feira (21), por meio de nota assinada pelo Sindmed-MS, médicos dos postos informaram que ao contrário do que a Sesau havia divulgado, as prateleiras dar farmácias das unidades continuam vazias.

Além disso, os profissionais denunciaram que as escalas de plantões, publicadas diariamente no site da prefeitura, não são reais.

Os médicos reclamam ainda da estrutura oferecida para trabalho e dos baixos salários, fixado em R$ 2.516,72 (salário base) e que segundo a categoria não é reajustada há mais de três anos.

No mesmo dia, a Sesau, também em nota, lamentou a divulgação por parte do sindicato e afirmou que tem mantido o diálogo com a categoria.

Escalas ‘furadas’ – Com relação às escalas de plantões, a Sesau informou que tenta regularizar através de remanejamento de profissionais. “A precária situação das unidades de saúde não é recente e desde o início deste ano a atual gestão da Sesau tem realizado todos os esforços necessários para sanar os problemas encontrados, possibilitando condições mínimas de atendimento à população”.

A reclamações sobre demora no atendimento e falta de médicos nas unidades de saúde são frequente. No domingo (19) e nesta quarta-feira (22), a reportagem do Campo Grande News foi a UPAs da Capital e constatou que não havia disponíveis a quantidade de médicos escalados pela Sesau.

Na manhã de ontem, o prefeito Marquinhos Trad (PSD), também se manifestou, dizendo que a classe não aceita ser fiscalizada e não tem espírito coletivo, ao se referir aos “furos” nos plantões.

Foi quando o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, disse que a partir de hoje iria divulgar as escalas com os nomes dos médicos plantonistas responsáveis por atender nas unidades 24 horas. “Desta forma, a população terá condições de fiscalizar quem faltou”, disse.

Serviço - Escala com nome pode ser consultada no link

Página onde nome de profissionais pode ser consultado (Foto: Reprodução)
Página onde nome de profissionais pode ser consultado (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias