ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Espera para retirar medicamentos na Casa da Saúde leva até 3 horas

Á espera de retirada de medicamento, pacientes perdem o dia até que consigam atendimento

Silvia Frias e Clayton Neves | 27/05/2019 13:33
Espera longa por medicamentos na Casa de Saúde, em Campo Grande (Foto: Clayton Neves)
Espera longa por medicamentos na Casa de Saúde, em Campo Grande (Foto: Clayton Neves)

Desde cedo, a fila de espera por atendimento na Casa de Saúde, no centro de Campo Grande, é longa. Há quem esteja aguardando para retirar medicamento há mais de três horas e ainda não tem previsão de ir embora. No horário de almoço, mais de 70 pessoas aguardavam no saguão.

Um deles é o comerciante Cristiano Pitzer Pires, 32 anos, que foi buscar o medicamento usado para problemas respiratórios da mãe, de 70 anos. “Ela não tem como aguentar esperar aqui”, disse. Ele chegou por volta das 9h22 e até 12h30 ainda não tinha sido atendido. Quando chegou, pegou a senha 164 e, na hora do almoço, o painel indicava 145. “Eu já saí, paguei duas contas, dei um tempo, voltei e, até agora, nada”.

A vendedora Lúcia Portilho, 57 anos, tem que ir ao local uma vez por mês para pegar o remédio da mãe e renovar seu laudo médico. “Já cheguei a esperar mais de duas horas por atendimento, é situação difícil”.

Senha preferencial na tela e espera de mais de duas horas  (Foto: Clayton Neves_
Senha preferencial na tela e espera de mais de duas horas (Foto: Clayton Neves_

O pedreiro José Silvano Pereira Alves, 49 anos, estava indo embora, por volta das 12h40, mas diz que enfrentou espera de 2h30 até buscar o remédio que precisa usar regularmente. “A gente perde serviço, é complicado para quem trabalha ter que vir nesses horários”, avaliou.

Espera – ao chegar na Casa de Saude, é necessário pegar uma senha e aguardar ser chamado em sala do piso superior, com sete guichês de atendimento. É preciso apresentar documentação, laudo médico e receita, esta, que precisa ser renovada a cada três meses.

Na sala de espera, as cadeiras são insuficientes para os que buscam atendimento. Há muitas pessoas que ficam em pé, cedendo lugar aos mais idosos e aguardam encostados na parede ou agachados.

Atraso - na última semana, o Campo Grande News noticiou a falta de medicamentos na Casa de Saúde, decorrente do atraso no processo de compra via Ministério da Saúde. Pelo menos sete medicamentos que serão repostos até primeira quinzena de julho, segundo governo federal.

A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com assessoria da Secretaria Estadual de Saúde e aguarda retorno.

Nos siga no Google Notícias