A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

18/01/2012 09:15

Estudante de 15 anos recorre à Justiça para garantir matrícula na UFMS

Aline dos Santos

Defensoria Pública de Campo Grande vai apresentar mandado de segurança ao TJ/MS

Aline pretendia cursar 3º ano do Ensino Médio, mas obteve nota para curso de Zootecnia. (Foto: Divulgação)Aline pretendia cursar 3º ano do Ensino Médio, mas obteve nota para curso de Zootecnia. (Foto: Divulgação)

A estudante Aline Gabriela Barbosa Pérez, de 15 anos, recorreu à Justiça para garantir matrícula na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ontem, ela procurou a Defensoria Pública de Campo Grande, que vai apresentar mandado de segurança ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Para a matrícula, é exigido que o aprovado apresente certificado de conclusão do Ensino Médio ou Parecer de Equivalência de Estudos emitido pela SED (Secretaria Estadual de Educação).

A estudante foi aprovada no curso de Zootecnia da UFMS, após inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Eram 50 vagas disponíveis e Aline foi classificada com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 18º lugar.

A adolescente sempre estudou em escola pública e em 2012 se preparava para cursar o 3º ano do Ensino Médio na escola estadual Maria Constança de Barros Machado. “Eu já estava um ano adiantada, agora vou ganhar dois anos. Estou muito animada e preparada para começar a faculdade”, disse a estudante, que completa 16 anos no dia 6 de fevereiro.

A inscrição dos novos acadêmicos será realizada nos dias 19 e 20 de janeiro. O defensor público Marcello Moraes Salles, responsável pelo caso, acredita que a decisão do TJMS deverá ser rápida.

“Em dezembro houve uma situação semelhante e o TJ foi favorável ao estudante, por isso eu acredito que a decisão venha no prazo, até quinta-feira tenha saído”, afirmou à assessoria de imprensa da Defensoria Pública.



Parabéns Aline!
Como sua Coordenadora sempre achei mesmo vc uma aluna exemplar. Legalmente não sei como será interpretado e acatado seu pedido. Estou orgulhosa por você e desejo SUCESSO, independente do desenrolar desta história. Parabéns!!!!
 
Sarah Rezende e Silva em 19/01/2012 01:08:19
nossa muito bom,, parabenss a jovem que demonstra ser estudiosa e tem o pensamento focado em seus objetivos. Mas entra na seguinte questão: sera que e justo com os demais que estudaram e concluiram o ensino medio alguns com esforço de trabalho, e outros não, sera que n esta tirando da vaga alguem q estudou regularmente o ensino medio e esta na espera por conta dessa indecisão? mas paranbens a ela
 
luiz carlos de souza em 18/01/2012 12:44:01
Lute, Aline. Tenho certeza que a justiça vai ser favorável à sua reivindicação. A maturidade não tem idade e você está confirmando isso.
 
João Trindade em 18/01/2012 11:49:32
PARABENS GABY QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE E QUE SUA VIDA SEJA REPLETA DE MUITAS E MUITAS VITORIA.
VALEU! PELO SEU ESFORÇO QUE SEJA ESSE FATO APENAS MAIS UMAS DE SUAS CONQUISTAS QUE POR MUITOS VIRA...
 
sandra cristina em 18/01/2012 11:48:24
Preciptado o parecer dessa menina, se fosse um curso muito concorrido até que poderia ser válido o interesse em entrar mais cedo na faculdade, agora Zootecnia é bem tranquilo, não tem porque apressar tanto as coisas.
De qualquer forma boa sorte para a garota na jornada dela ;)
 
Carlos Moura em 18/01/2012 11:34:24
No ano passado entrei com recurso para obter a certificação do ensino médio antecipadamente, visando o ingresso na UFMS no curso de Comunicação Social, pois também fui aprovado com a nota do Enem e passei em primeira chamada no SISU. Impretei o mandato de segurança e o TJMS deferiu minha solicitação em menos de 3 semanas.
Boa sorte Aline!
 
Jean Bruno em 18/01/2012 11:10:15
Parabens Aline vc merece estudou para isso .
 
edilene mascarenhas em 18/01/2012 10:57:16
De fato, a conclusão do Ensino Médio é mera formalidade; se a estudante tem capacidade de ser classificada dentro de uma vaga, é sinal de que existe capacidade intelectual. Hoje com a Internet, os jovens tem mais rapidez em se informar, se este jovem é capaz, estudioso e tem vontade de progredir acho que tem mais é que oferecer a oportunidade. Espero que justiça seja feita.
 
Roberto Motta em 18/01/2012 10:47:34
Não concordo com isso, acredito que se uma das exigências para se matricular em um curso superior é a conclusão do ensino médio, este assunto não deveria ser ao menos discutido. A exigência não é somente passar no vestibular. Se eu tivesse apenas o ensino médio e passasse em um concurso para ser delegada da polícia federal, por exemplo, eu não conseguiria tomar posse do cargo. Regra é regra!
 
Jackeline Ferro em 18/01/2012 10:31:45
Eu acho errado, isso tá virando bagunça já. O ensino tem quer ser igual pra todos, cumprir todas as fases escolares. Se essa moda pega, vai virar bagunça daí... Todos querendo pular etapas, pular séries.
 
Alice Nunes em 18/01/2012 10:30:12
Se o pais dela só conseguem pensar "Nossa, que lindo! Minha filha entrou na Universidade no segundo ano, como ela é inteligente!", o juiz precisa ter mais bom senso e ñ permitir. Pra mim, ñ faz sentido um menor de idade entrar na Universidade. E ñ é difícil entender o porquê... Além disso, essa medida desvaloriza a educação, se já pode entrar antes, para quê o 3º ano do Ensino Médio, ñ é mesmo?
 
Bruna Morales em 18/01/2012 10:09:57
PARABENS Á COMPETENTE ACADEMICA DE ZOOTECNIA


São pessoas como voce que poderão mudar o destino da nação, pessoas que alem de competentes são determinadas.




Abraços e boa SORTE.



NEI SALVIANO
PUBLICITARIO
 
zildeneis salviano em 18/01/2012 10:01:58
Conheço um amigo que fez zootecnia na UFRJ e está desempregado. Péssimo curso.
 
Paula Lutero em 18/01/2012 09:52:05
Não acho certo , tá virando bagunça, regras são para ser acatadas, se alguém passa em um concurso público de ensino médio não pode assumir o cargo por que não concluiu o ensino médio, então ela não poderia assumir a vaga na UFMS, não tem o ensino médio completo, acho um completo absurdo ela estar no 2° ano do ensino médio e querer entrar na faculdade, direitos são iguais para todos.
 
Estela muniz em 18/01/2012 04:20:35
PARABENS MENINA!!!
QUE DEUS TE ABENÇOE E ILUMINE O TEU CAMINHO,FORÇA É ISSO AI PARABENS MESMO...
 
LUIZ MARCIO em 18/01/2012 01:38:54
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions