Ex-chefe do HU reforça que devolveu R$ 4 mil de plantão pago em viagem
"Tão logo fui informado do erro, fiz o ressarcimento ao erário público", diz médico
Ex-superintendente do HU (Hospital Universitário) de Campo Grande, o médico ortopedista Claudio Wanderley Luz Saab reforçou, por meio de nota enviada à reportagem, que fez a devolução de valores pagos por plantões nos dias em que estava viajando, inclusive recebendo diárias.
Na última quinta-feira (dia 8), o Campo Grande News divulgou relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) que apontou a irregularidade. A reportagem havia informado a devolução dos R$ 4.068.
- Leia Também
- Chefe do HU recebia por plantões mesmo quando viajava, revela CGU
- CGU vê desfalque de R$ 2,4 milhões em obras e até compra de luvas no HU
“Vale também ressaltar que eu não tinha conhecimento que os referidos depósitos feitos na conta corrente eram referentes ao pagamento dos APHs dos dias que estava em deslocamento a trabalho para outra cidade, o que desnatura o ato de improbidade. Tão logo fui informado do erro, fiz o ressarcimento ao erário público no valor de R$ 4.068,00”, informa o médico.
As viagens eram para acompanhar a transição da gestão do hospital da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Atualmente, Saab é diretor de Atenção à Saúde da Ebserh.
“Ainda é preciso ressaltar que todas as ausências foram comunicadas aos responsáveis pelas escalas e os pacientes foram devidamente atendidos por outro médico da unidade. Neste sentido, cabe admitir que houve erro de comunicação interna para revisão e alteração das escalas de plantão”, diz a nota.
Além dos benefícios duplicados, o relatório também aponta que há indícios de que o servidor tenha recebido o montante de R$ 10,8 mil por plantões, sem que tenha trabalhado.
De acordo o documento, o médico estaria escalado para plantões todas as terças-feiras, de janeiro a maio de 2016. No entanto, os fiscais não localizaram nenhum indício de que ele realmente tenha feito atendimentos a pacientes ou ido ao trabalho nas referidas datas.
“Quanto à parte sobre atendimentos de plantões todas as terças-feiras, de janeiro a maio de 2016, que questiona a falta de assinatura nos atendimentos prestados é preciso esclarecer que o Humap é um hospital de ensino, logo, os atendimentos são efetuados pelos médicos residentes necessariamente. Cabe aos médicos plantonistas a orientação e o acompanhamento dos médicos residentes na condução de seus trabalhos”, diz o médico.
O HU fez mudanças no controle do plantão. “Atualmente há um controle de checagem e contra-checagem, o que não ocorria antes. Há colaboradores que montam as escalas de plantão, outros colaboradores homologam e outros fiscalizam, para evitar qualquer pagamento indevido”, informou a assessoria de imprensa do hospital no dia 8 de junho.