ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Exame que detecta zika pode começar a ser feito em MS ainda este mês

Natalia Yahn e Antonio Marques | 02/02/2016 12:19
Secretário de Saúde, Nelson Tavares, afirmou que exames que confirmam zika poderão ser feitos em Mato Grosso do Sul. (Foto: Fernando Antunes)
Secretário de Saúde, Nelson Tavares, afirmou que exames que confirmam zika poderão ser feitos em Mato Grosso do Sul. (Foto: Fernando Antunes)

O exame de sangue que confirma o zika vírus – em pacientes com suspeita da doença – pode começar a ser feito em Mato Grosso do Sul até o fim de fevereiro. A previsão é do secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, que confirmou aguardar a chegada dos kits, enviados pelo Ministério da Saúde, para o diagnóstico.

“A expectativa é de que os kits cheguem até o final de fevereiro, quando o exame que detecta a doença (zika) poderá ser feito no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública)”, afirmou.

O Campo Grande News entrou em contato com o Ministério da Saúde, que ainda não confirmou se Mato Grosso do Sul realmente poderá realizar o exame que detecta zika nos pacientes com suspeita da doença.

Atualmente as amostras de sangue de pessoas com suspeita de estarem com o zika vírus são encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP). Já os de chikungunya seguem para o Instituto Evandro Chagas, em Ananindeua (PA).

Na quinta-feira (28), o Governo do Estado decretou situação de emergência por 180 dias devido à epidemia de dengue, além da introdução do vírus zika e da febre chikungunya em Mato Grosso do Sul. O decreto serve para agilizar ações de combate às doenças. “Facilita o envio de recursos e as parcerias com o Exército”, explicou Tavares, que esteve esta manhã na Câmara Municipal para acompanhar a abertura do ano legislativo.

O Lacen registrou aumento de 900% no número diário de exames realizados para detectar dengue, por conta da epidemia no Estado. Normalmente são processadas 20 amostras por dia, mas essa quantidade passou para 200 desde outubro de 2015, quando começaram a ser registrados os primeiros casos de dengue no Estado. Em um mês são 6 mil exames, enquanto fora do período de epidemia são apenas 600.

Nos siga no Google Notícias