ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Família pede ajuda para mulher que depende de 20 doadores todos os dias

Liana Feitosa | 23/12/2014 20:02

Às vésperas do Natal, data muito escolhida para reuniões e celebrações em família, os parentes mais próximos da enfermeira Viviane Almeida, de 30 anos, se programam para ficar no hospital. Viviane precisa de 17 a 20 doadores de sangue por dia para permanecer com condições de vida. Há 21 dias a enfermeira está internada na Santa Casa da Capital, onde recebe doses de plasma, em decorrência de uma doença chamada púrpura. 

"Nosso Natal será na Santa Casa", compartilhou a dona de casa Evila Cristina, irmã de Viviane, na rede social Facebook.

A doença faz com que o organismo de Viviane apresente contagem de plaquetas abaixo do normal, fragmentos esses que são responsáveis pela formação de coágulos, portanto, participam do processo de coagulação sanguínea.

Viviane precisa receber de 17 a 20 doses de plasma por dia. (Foto: Evila Cristina)
Viviane precisa receber de 17 a 20 doses de plasma por dia. (Foto: Evila Cristina)

Estoque em baixa - No entanto, é comum que os estoques de bolsas de sangue sofram queda durante a época das festas de fim de ano. Nessa época também aumentam o número de acidentes nas estradas e vias urbanas, fazendo com que os feridos precisem, na maior parte das vezes, de doadores.

Para tentar sensibilizar o maior número de pessoas, a irmã dela, Evila, está recorrendo às redes sociais para conseguir doadores. Até agora, a estratégia tem dado certo, entretanto, o horário de funcionamento da hemorrede será reduzido nos próximos dias devido aos feriados de final de ano e ela está preocupada com a baixa resposta dos doadores.

“Estamos bastante apreensivos, pois hoje recebemos a triste notícia de que até sábado o procedimento será normal, mas nossa preocupação é de não termos doadores suficientes devido às festas”, conta Evila. Isso porque, até sábado, Viviane receberá a quantidade de plasma de que precisa, mas, depois disso, não se sabe se o estoque será suficiente devido à falta de doadores.

Horários para doação - Na Santa Casa, os doadores serão recebidos no horário normal de atendimento nos dias 22, 23 e 24, ou seja, das 7h às 17h. No dias 26 e 27, o atendimento será das 7h às 12h e, nos dias 29, 30 e 31, o atendimento volta a ser normal, das 7h às 17h. Por fim, nos dias 02 e 03 de janeiro é possível fazer doações de sangue das 7h às 12h.

No Hospital Universitário, será possível doar sangue das 7h às 12h nos dias 22, 23, 24, 26, 29, 30 e 31. Além do dia 25, não haverá atendimento nos dias 01 e 02 de janeiro.

No Hospital Regional, o horário também será normal nos dias 22, 23, 29 e 30: das 7h às 12h. No entanto, não haverá atendimento nos dias 24, 25, 26, 31, 01 e 02.

Em um vídeo, Evila pediu compaixão às pessoas e, em um gesto de amor ao próximo, doe sangue.

Confira:

Nos siga no Google Notícias