A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

20/08/2014 16:17

Feirantes reclamam da falta de banheiros e fiscalização em audiência

Filipe Prado e Alan Diógenes
O feirantes querem soluções para a falta de banheiro e estacionamento (Foto: Marcelo Calazans)O feirantes querem soluções para a falta de banheiro e estacionamento (Foto: Marcelo Calazans)

Uma audiência pública, no plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande, reuniu cerca de 30 feirantes para buscar soluções para a falta de banheiros químicos e estacionamento para os trabalhadores nas feiras da Capital. A audiência foi presidida pelo vereador Paulo Siufi (PMDB).

De acordo com o representante dos feirantes, Jairo Perol, 30 anos, desde de 2009, uma lei foi aprovada, obrigando a prefeitura a disponibilizar banheiros, para homens e mulheres, deste a instalação até a retirada das barracas das feiras. Além disso, a limpeza deveria ser feita pelo poder público.

Mas Jairo afirmou que isso não está sendo cumprido. “Isso aconteceu durante alguns meses, mas quando Bernal saiu, não colocaram mais os banheiros. A lei não está sendo cumprida”, afirmou o representante.

Ele também contou que fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) estão autuados os feirantes por deixarem os seus carros atrás das barracas. “O carro é nosso apoio. Temos que ficar com eles ali. Eles ficam atrás, não atrapalham em nada”, comentou.

Na semana passada, outra audiência pública foi realizada, sendo que, conforme Jairo, o prefeito Gilmar Olarte (PP) prometeu um prazo de 72h para a solução dos problemas.

Shimabokuru contou que uma nova licitação foi aberta para contratar uma empresa e disponibilizar os banheiros (Foto: Marcelo Calazans)Shimabokuru contou que uma nova licitação foi aberta para contratar uma empresa e disponibilizar os banheiros (Foto: Marcelo Calazans)

Para tentar acabar com o problema, Siufi afirmou que está fazendo um projeto de lei, para entrar em votação, para permitir que cada feirante possa estacionar um veículo atrás da barraca, estipulando horários para entrada e saída, sendo que eles devem ficar no mesmo local até o final da feira.

Mas os moradores da Vila Carlota, onde também acontece a feira, participaram da audiência e reclamaram dos carros dos feirantes. “Eles ficam estacionados em frente às nossas casas. Temos que estacionar duas quadras de casa”, afirmou o vendedor Aner de Oliveira, 33.

Ele encaminhou ao vereador um abaixo assinado com mais de 80 assinaturas de moradores. O vereador Edson Shimabokuru (PTB) disse que irá “verificar a questão e irá encontrar meios de atender os feirantes e respeitar os moradores das residências. Achando uma solução para todos os lados”.

Shimabokuru ainda revelou que após a cassação de Alcides Bernal (PP), a empresa responsável pelos banheiros encerrou o contrato, então tiveram que abrir outra licitação para a contração. “Ainda está enrolado”, explicou.

O vereador Siufi acrescentou que já conversou com o prefeito e confirmou que ele está “sensível a estas questões”.

Lei manda instalar banheiros químicos em feiras livres
Lei sancionada pelo governador André Puccinelli (PMDB) determina a instalação de banheiros químicos em locais onde vão funcionar feiras livres e feir...
Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions