ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Foragido por morte ocorrida há 21 anos é preso para cumprir sentença

João Antônio Moura recebeu pena de 13 anos de reclusão e a Justiça negou os recursos

Por Bruna Marques | 28/08/2026 11:02
Foragido por morte ocorrida há 21 anos é preso para cumprir sentença
João Antônio Moura foi preso 21 anos após o homicídio de Djalma Guimarães Damas, em Campo Grande. (Foto:Reprodução/Tratamento uso de IA)

Depois de uma série de recursos na Justiça e 21 anos após o crime, João Antônio Moura, de 53 anos, foi preso nesta quinta-feira (27), no Bairro Universitário, em Campo Grande. Condenado pelo assassinato de Djalma Guimarães Damas, ele era alvo de um mandado de prisão expedido em 21 de fevereiro de 2025.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Homem de 53 anos foi preso em Campo Grande durante a Operação Capturas, da DHPP, em cumprimento a mandado por homicídio qualificado. João Antônio Moura foi condenado a 13 anos de reclusão pela morte de Djalma Guimarães Damas, em maio de 2005, após uma briga motivada por suspeita de traição. Após recursos negados pelo STJ e STF em 2010, o mandado foi expedido e cumprido no Bairro Universitário.

A prisão ocorreu durante a Operação Capturas, realizada pela DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e de Proteção à Pessoa).

Segundo informações do processo, João alegava que a esposa de Djalma mantinha um relacionamento extraconjugal. Os dois iniciaram uma discussão e entraram em luta corporal, mas foram separados por testemunhas.

Depois da briga, João foi até a própria casa, pegou uma arma e seguiu para a residência de Djalma. No local, ameaçou a mulher e o filho da vítima antes de matar Djalma.

João foi levado a julgamento pelo Tribunal do Júri em 30 de setembro de 2009 e condenado a 13 anos de reclusão, em regime fechado. Na ocasião, teve o direito de recorrer da sentença em liberdade.

A defesa apresentou recursos, mas a condenação foi mantida. Um dos recursos foi negado em abril de 2010. Posteriormente, também foram apresentados recursos ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal), que foram rejeitados em 21 de julho de 2010. Após o encerramento das tentativas de recurso, foi expedido o mandado de prisão.

João foi preso ontem e encaminhado à unidade policial. Depois, foi transferido para o sistema prisional. A Operação Capturas visa localizar pessoas com mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.