Foragido por morte ocorrida há 21 anos é preso para cumprir sentença
João Antônio Moura recebeu pena de 13 anos de reclusão e a Justiça negou os recursos

Depois de uma série de recursos na Justiça e 21 anos após o crime, João Antônio Moura, de 53 anos, foi preso nesta quinta-feira (27), no Bairro Universitário, em Campo Grande. Condenado pelo assassinato de Djalma Guimarães Damas, ele era alvo de um mandado de prisão expedido em 21 de fevereiro de 2025.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Homem de 53 anos foi preso em Campo Grande durante a Operação Capturas, da DHPP, em cumprimento a mandado por homicídio qualificado. João Antônio Moura foi condenado a 13 anos de reclusão pela morte de Djalma Guimarães Damas, em maio de 2005, após uma briga motivada por suspeita de traição. Após recursos negados pelo STJ e STF em 2010, o mandado foi expedido e cumprido no Bairro Universitário.
A prisão ocorreu durante a Operação Capturas, realizada pela DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e de Proteção à Pessoa).
- Leia Também
- Mecânico é condenado a 13 anos de prisão por assassinato
- Julgado hoje acusado de assassinato no Lagoa Dourada
Segundo informações do processo, João alegava que a esposa de Djalma mantinha um relacionamento extraconjugal. Os dois iniciaram uma discussão e entraram em luta corporal, mas foram separados por testemunhas.
Depois da briga, João foi até a própria casa, pegou uma arma e seguiu para a residência de Djalma. No local, ameaçou a mulher e o filho da vítima antes de matar Djalma.
João foi levado a julgamento pelo Tribunal do Júri em 30 de setembro de 2009 e condenado a 13 anos de reclusão, em regime fechado. Na ocasião, teve o direito de recorrer da sentença em liberdade.
A defesa apresentou recursos, mas a condenação foi mantida. Um dos recursos foi negado em abril de 2010. Posteriormente, também foram apresentados recursos ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal), que foram rejeitados em 21 de julho de 2010. Após o encerramento das tentativas de recurso, foi expedido o mandado de prisão.
João foi preso ontem e encaminhado à unidade policial. Depois, foi transferido para o sistema prisional. A Operação Capturas visa localizar pessoas com mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

